Por Ana Luiza  •  09 nov 2015
6 Comentários

Um motivo surpreendente {e cinco saudáveis} para você comer mais pipoca

Fitness

Difícil encontrar quem não goste de pipoca. Leve, gostosa e fácil de fazer, ela é o lanche perfeito para uma série de ocasiões. Mas você já parou para pensar que, mais do que uma ótima companheira para as horas de lazer, a pipoca também é uma ótima fonte de nutrientes? Pois então vou começar te contando algo surpreendente.

post sobre os beneficios saudaveis da pipoca

Imagem: NoshOn.It

Já ouviu falar em polifenóis, aqueles antioxidantes encontrados em alguns alimentos, que ajudam a controlar o colesterol e prevenir alguns tipos de câncer? De acordo com estudos recentes realizados nos Estados Unidos, ela é mais rica nessas substâncias do que frutas e legumes! Isso acontece porque a pipoca tem apenas 4% de água, enquanto os vegetais possuem 90%. Leva a melhor quem tem menos água, pois os polifenóis ficam mais concentrados. Quem diria, hein?

Mas não termina por aqui. Esse saboroso aperitivo feito do milho tem muito mais qualidades. Veja só mais alguns motivos para você se apaixonar ainda mais por ele:

post sobre os beneficios saudaveis da pipoca

Imagem: The Cookie Rookie

♥ É rico em nutrientes

O fósforo, responsável pela produção de energia para o organismo e pela composição da membrana das nossas células, está presente em altas quantidades, assim como as vitaminas E e do complexo B. Os grãos também trazem ácido fólico e potássio, outros dois importantes nutrientes do nosso corpo. E tem mais: se a pipoca apresenta cor amarelada logo após ser estourada, é sinal de que também há carotenóides, que também são importantes substâncias antioxidantes. Outro ingrediente com participação especial é o amido resistente, que é um carboidrato que passa quase intacto pelo aparelho digestivo e controla as altas repentinas de glicose ∼ uma ótima notícia para os diabéticos.

♥ Ajuda na prevenção de algumas doenças

Justamente por conta da presença dos antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres que envelhecem e adoecem o organismo, a pipoca é uma grande aliada no combate ao aparecimento de doenças como o diabetes e o câncer. Essas substâncias também ajudam a reduzir os índices de glicemia, colesterol e triglicerídeos. O grão do milho ainda tem dois antioxidantes especiais, chamados luteína e zeaxantina, que atuam na saúde dos olhos, impedindo o surgimento de problemas como catarata e degeneração macular.

♥ Contém muitas fibras

Como a pipoca é composta apenas pelo grão de milho, sem passar por processos de refinamento, as fibras ficam 100% preservadas. Isso significa que você terá mais uma forcinha na manutenção do bom funcionamento do seu intestino e também no controle da fome ∼ afinal, fibras ajudam a aumentar a saciedade. Em outras palavras, você tem agora uma nova amiga no controle do peso. Desde, é claro, que também esteja seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente.

♥ Pode fazer parte de uma porção de receitas

Esqueça a ideia de que a pipoca só pode ser consumida como lanche. Ela pode também ser adicionada a sopas e receitas de pratos que levam arroz ou peixe, e até mesmo inserida em sobremesas. Diversos chefs de cozinha já desenvolveram receitas com esse inusitado ingrediente, dando um toque divertido e crocante aos pratos. Que tal experimentar?

post sobre os beneficios saudaveis da pipoca

Imagem: The Curvy Carrot

♥ Permite uma enorme variação de temperos

Se você acha a ideia de colocar pipoca na sopa algo um tanto radical, pode provar centenas de combinações com temperos, excelentes alternativas para substituir o sal. Canela, açafrão, pimenta em pó, páprica, alho, orégano e curry, por exemplo, combinam perfeitamente com ela. Se precisar de inspiração, tenho uma dica: o livro Pipoca!, da Carol Beckerman {Editora Marco Zero}, traz mais de cem receitas doces e salgadas. Nham!

Animada com a ideia de provar novos sabores? Antes de correr para a cozinha, saiba que mesmo para a pipoca é bom haver moderação no consumo. Segundo nutricionistas, a quantidade diária deve ser de, no máximo, 1 ½ xícara ao dia. Na hora do preparo, controle bem o uso de óleo para não deixar os flocos gordurosos e reduza ao mínimo a quantidade de sal ∼ ele não será necessário se você for usar outros temperos.

Pipoca de micro-ondas, por mais prática que seja, não é saudável: a maioria delas vem banhada em manteiga e tem quantidades enormes de gordura e sódio. Fuja dela! Até porque, cá entre nós, tem coisa mais legal do que aquela expectativa provocada pelo tradicional barulhinho do estouro na panela?

E você? Tem alguma receita saudável de pipoca para compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Veja também: Receita Pipoca Fitness

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
6 Comentários
  1. Lala Ismerim - 09/11/15 - 11h58

    Adooooooro pipoca!
    Mas só gosto da feita sem óleo. Quando era criança ganhei uma pipoqueira rosa da Estrela e desde então não consigo mais comer pipoca feita no óleo! hehehe…
    Já vi algumas receitas com pipoca mas nunca saí do tradicional.
    Beijo

    • Fê Gonçalves - 09/11/15 - 12h16

      Lala, eu também não uso nem óleo e nem manteiga no preparo da pipoca. Aliás, não consumo nenhum dos dois, aqui em casa vivemos muito bem sem óleo e manteiga!!! <3 Beijos

  2. Carol R. - 09/11/15 - 12h08

    Eu adoro pipoca, mas nunca ousei colocar temperos
    bjs

  3. Marcela - 09/11/15 - 20h57

    Amei a matéria!!! Mais um motivo para o meu vício em pipoca!!!

  4. Janeisa Maria - 10/11/15 - 12h22

    Adoro pipoca, mas tem uma quantidade enorme de caloria e sem óleo não tem o mesmo gosto. Adoro aqueles baldes enormes que se como no cinema, mas não me permito mais. Beijos!
    http://www.brasildobem.net

UP
YouTube   FeGonçalves