Por Dri Adorno  •  01 nov 2017
1 Comentário

Tipos de Serviço de Buffet para Casamento

A Melhor Escolha, Casamento

Ao longo desses anos já dei bastante dicas sobre tipos de casamento, passo a passo de como planejar, e sempre menciono que devemos fechar antes os “grandes” fornecedores. Dentre esses fornecedores que não podem faltar está incluso o buffet, mais conhecido como o de refeição. Então, o post de hoje vai ser para falar sobre esse assunto maravilhoso {e que faz TODA a diferença em uma festa}: a comida! Acredite quando falo que se você acertar no tipo de serviço e na qualidade da comida, o seu casamento será um sucesso.

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagens: freepik

E como escolher o tipo de serviço de buffet? Existem vários “modelos” de como servir a comida aos convidados, e cada um ajuda a compor a festa de acordo com o estilo e vontade do casal. Abaixo separei os principais, para inspirar as noivinhas leitoras. Vale reforçar que essas nomenclaturas servem para qualquer tipo de festa. Se você vai contratar um buffet, não importa a ocasião, vale a pena saber a diferença.

Brunch

É a refeição ideal para casamentos celebrados de manhã ou na hora do almoço e, de uns tempos para cá, tem ganhado bastante espaço no universo dos casamentos. É ideal para casamentos que não terão uma celebração longa, pois é uma refeição mais simples. O brunch é um mix de café da manhã com almoço ao mesmo tempo. Normalmente é servido em uma mesa, os convidados pegam o que querem e comem em suas mesas.

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagem: freepik

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagem: Casar é um barato

Serviço Americano

Este tipo de refeição costuma ser a mais comum, é o famoso “self-service”. A diferença é que, as entradas e saladas normalmente são servidas na mesa e as refeições principais ficam disponíveis para os convidados comerem à vontade. A vantagem é que cada um come o que desejar, na medida que quiser. O meu casamento foi assim e deu super certo. A desvantagem é que se calculados errados os “pontos de comida” podem formar filas.

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagem: freepik

Serviço franco-americano

O famoso “formato coquetel”. A diferença é que nesse tipo de serviço as refeições são servidas em formatinhos menores {pratinhos e cumbuquinhas} e os convidados podem comer de pé. A vantagem é que você não “para a celebração” para o momento do jantar. Outro ponto é que como os convidados não precisam comer sentados, não é necessário ter mesa e cadeiras para todos {economia de locação e móvel, decoração, etc.}. A desvantagem é que pode ser um pouco cansativo para os convidados, sempre bom ter pelo menos alguns puffs e mesas de apoio para quem não quiser ficar de pé.

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagem: freepik

Serviço inglês e francês

Também conhecido popularmente como serviço empratado. É um tipo de refeição mais formal. No Inglês, os convidados são servidos na mesa pelos garçons, que montam os pratos nas próprias mesas ou em aparadores próximos. Já no Francês, os pratos chegam às mesas montados. Sempre seguindo a ordem de: entrada, salada, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas.

A vantagem é que você evita filas em sua festa e o casamento é percebido como mais sofisticado, já que o convidado não tem “trabalho algum”, espera sentadinho por sua refeição. A desvantagem é que você com certeza precisará de um número maior de garçons para servir todos ao mesmo tempo, o que explica o valor maior nesse tipo de serviço. Além disso, esse tipo de serviço consome muito tempo da festa, uma vez que os garçons têm que servir tudo de maneira cronometrada e que a festa só começa depois que a refeição é servida e consumida por todos.

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagem: Casare

Tipos de serviço de buffet para festas de casamento

Imagem: Little America

Você sabia das diferenças de tipos de serviço de buffet? Já tinha reparado? Eu confesso que o estilo Americano e Coquetel acabam sendo meus favoritos, pois acho que são práticos e menos formais. Mas o mais importante é: independente do serviço, a comida tem que ser bem-feita e saborosa! Não adianta o serviço ser considerado glamuroso, se a qualidade da comida for ruim, ou vier fria não é mesmo?

Gostou do post? Comente aqui sua opinião, comentário, ou envie e-mail no [email protected]
Beijos

⇒ Veja também: Casamento com pouco tempo de antecedência

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!

Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
1 Comentário
  1. Samira - 19/10/18 - 13h36

    Olá,

    Que tipo de buffet vocês recomendam para festa infantil? Encontrei somente esse texto https://www.buffetsinfantis.com.br/blog/entenda-a-diferenca-entre-os-tipos-de-buffets-existentes-e-organize-uma-festa-com-a-sua-cara na internet. Queria fazer alguma coisa diferentona…

    Beijos e obrigada

UP
YouTube   FeGonçalves