Por Fê Gonçalves  •  22 jul 2019
1 Comentário

Conheça as novas tendências em decoração para quarto de bebê

Decoração, Lifestyle

A imagem de um bebê remete na mente das pessoas à de um pequeno anjo de alma pura, feito só de amor. Talvez por isso que, no passado, só se cogitavam cores em tons suaves para a decoração do quarto e do enxoval. 

Pensava-se que tons mais vivos pudessem deixar as crianças mais agitadas e que isso prejudicaria a sua saúde física e espiritual. Mas as novas tendências para quarto de bebê apontam outras ideias.

Imagem: Revista Viva Decora

Os novos modelos de decoração para quarto de bebê são mais coloridos, cheios de formas ousadas e volumes diferenciados. Representam melhor a força da vida destes pequeninos e todas as suas possibilidades futuras, principalmente quanto ao desenvolvimento cognitivo.

Os pais desejam, hoje, incentivar mais nos filhos uma consciência social e ambiental desde cedo. Afinal, eles são o futuro da humanidade, a esperança de tudo.

Mas o que será que todos estes novos modelos de decoração podem provocar nas mentes e nos corações das crianças? 

– Será que há uma base científica por trás dessas novas propostas de arquitetura e design de interiores?

– Ou seriam apenas modismos, tendências de mercado passageiras?

– E será que os quartinhos em tons claros realmente eram uma prática de projeto equivocada? 

Imagem: Juliana Santana

O efeito das imagens e cores no desenvolvimento das crianças

Muitos pesquisadores, das mais diferentes áreas científicas, como pedagogia e psicologia, já afirmaram que os estímulos podem ajudar no aprimoramento humano. No caso das crianças, cores, formas e sons podem ajudar em sua educação. 

Seu quarto é o primeiro lugar onde ganhará intimidade com o mundo. E ele deverá ser bem projetado, pois isso impactará no seu crescimento e desenvolvimento em vários níveis.

Imagem: Jordana Gabrielli

A médica Dra. Maria Montessori desenvolveu, há muito tempo atrás, um estudo neste campo. Os resultados de suas pesquisas apontaram a importância que o estímulo proporcionado pelo espaço provocaria na mente e no físico das crianças. 

E este ensinamento foi abraçado por muitos arquitetos e designers de interiores, que passaram a idealizar novos modelos de decoração para quarto de bebê.

Imagem: Revista Viva Decora

Os novos modelos de decoração para quarto de bebê

Nota-se que, atualmente, os pais têm se preocupado mais com o modelo de ensinamento de mundo que querem passar aos filhos. 

Diante de tantos exemplos negativos que são, hoje, presenciados ∼ até mesmo dentro das escolas ∼, eles querem preparar melhor as crianças para o que está por vir. O quarto seria, então, o primeiro local para o aprendizado infantil.

Mas, fora educar, os pais querem incentivar a criatividade e os sonhos das crianças. Eles escolhem um tema que tem a ver com seu perfil, dando aos filhos uma opção de vida, um símbolo das coisas boas que desejam para o seu futuro.

E não faltam opções de temas que possam inspirar decoração para quarto de bebê. Nas imagens apresentadas nos post podem-se ver algumas delas!

Imagem: AH!SIM

Há decorações próprias para bebês que seguem uma linha mais tradicional, com móveis em estilo clássico, cores neutras e suaves, e ornamentos delicados. Outras parecem modernas, clean, com poucos elementos, porém com uma temática mais marcante. 

As tendências atuais são muito expressivas, praticamente uma explosão de cores, de simbologias e analogias ∼ fonte preciosa para o pensamento e a imaginação!

Imagem: Revista Viva Decora

Os estilos mais requisitados atualmente para quartos infantis

Os pais de hoje não temem em ousar na decoração do quarto de seus filhos. Pelo contrário, eles desejam criar algo único. Mas, por certo, têm se inspirado no que vêem nas revistas, sites e redes sociais. 

E o que essas mídias apontam são modelos de decoração muito diferentes para quartos de bebê. Algo que, em tempos atrás, nunca fora cogitado.

Imagem: Revista Viva Decora e Figueiredo Fischer 

Alguns propostas para quartos infantis apresentam peças de design valiosas, que, provavelmente, irão acompanhar a vida da criança até sua fase adulta. Outros são montados com itens feitos por artesãos ∼ montados, inclusive, com peças recicladas. 

Em alguns projetos não há berço, mas um colchão sobre um tablado direto sobre o piso ∼ curiosamente chamados de ‘berço montessoriano’.

Imagem: Revista Viva Decora

quartos de bebês contemporâneos que são, por incrível que pareça, sóbrios. Alguns possuem uma temática quase adulta. Tem os que exploram imagens ligadas ao mundo animal, mas de uma maneira mais séria e respeitosa. 

E o “mundo encantado dos contos infantis” ainda está em alta; só que, agora, ele é representado numa grafia mais regional ∼ e, às vezes, com certo traço de mistério, como nas obras de Tim Burton.

Imagem: Revista Viva Decora

Existem cenários infantis idealizados por arquitetos e designers que estimulam nas crianças a reflexão de questões ainda mais polêmicas para certos grupos da sociedade. Outros dão exemplos de possíveis contribuições que um dia os pequenos poderão dar a sociedade. 

Imagem: Revista Viva Decora

Decoração de quarto de bebê não é algo para ser apenas bonito, tem que ter um propósito, tem que ajudar as novas gerações a se tornarem melhores. 

Afinal, a arte de projetar interiores também é um agente transformador da humanidade. Pense nisso ao criar o quarto do bebê.

*As dicas de decoração de quarto de bebê foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Camila Faria - 22/07/19 - 11h13

    Quartinhos lindos Fê! O quarto do meu baby não é tão coloridão, mas AMO essa tendência de papel de parede. Tem de todos os tipos, pra todos os gostos ~ e é fácil de mudar depois, quando o bebê crescer (e a gente enjoar da estampa). Beijo, beijo :*

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves