Por Fê Gonçalves  •  18 fev 2019
0 Comentários

Saiba porque o sofá é a peça-chave para o layout da sala de estar e como destacá-lo na decoração

Decoração, Lifestyle

Em interiores, têm muitas coisas que podem ser transformadas em ponto focal: uma lareira, um lustre, uma cabeceira e muito mais…

Na sala de estar, por exemplo, o painel para TV pode ser o item de maior destaque. Porém, existe outro elemento mais importante para este espaço e que pode ser a peça-chave que guiará toda a decoração: é o sofá.

Imagem: Luiz Sentinger

Para ter uma ideia, nenhuma ambientação de sala de estar estará completa sem um bom sofá. Aliás, nem mesmo pode ser cogitada a compra e o posicionamento de outros móveis ∼ e até ornamentos ∼ no cômodo sem a definição, por parte do decorador, do jogo de estofados.

Depois que o modelo é definido ∼ estilo, cor, proporções e mais ∼ se começa a pensar no resto.

Imagem: Tria Arquitetura

Por que devemos escolher primeiro o sofá antes dos outros móveis?

Normalmente, o sofá é a maior peça mobiliária de uma sala. Depois que é posicionado no espaço, fica muito mais fácil inserir no conjunto os outros itens menores ∼ como mesa de centro, rack para TV e mais.

O contrário é quase impossível de ser feito. Por isso, os projetistas colocam primeiro as suas dimensões em planta ∼ analisando qual parede o móvel ficará encostado e para qual orientação ele será voltado ∼, em seguida o resto.

Imagem: Felipe Hess

À frente do sofá ∼ faz-se uma distância de no mínimo 60 cm ∼ é colocada a mesa de centro e, além disso, o rack e o painel para TV.

Se a pessoa tiver um televisor pequeno, talvez de 32 polegadas, então pode colocar o sofá à aproximadamente 1,8m da tela. Para um aparelho maior, de 50 polegadas, por exemplo, 2,8m ∼ e assim por diante. Estas são as recomendações dadas pela maioria dos fabricantes.

Imagem: Mariana Martini

É importante fazer estes estudos e cálculos para entender várias questões. Primeiro, se o sofá vai mesmo caber na sala de estar.

Segundo, se quando as pessoas estiverem sentadas nele vão poder ver bem a imagens passadas na televisão. Ainda sobre este assunto, é importante destacar que a tela da TV não pode ficar de frente para a janela da sala, para não haver ofuscamento.

Como fazer o sofá ser o ponto focal principal da sala de estar?

Geralmente, coloca-se o sofá na maior parede da sala, deixando espaço de cada lado para os itens complementares. O pano de fundo é pintado de uma determinada cor ou revestido de um determinado material que faça destacar ainda mais o móvel no cenário.

Pode-se também colocar, acima da linha do sofá, um grande painel, ou um conjunto de quadros e espelhos, vai depender da proposta de decoração.

Imagem: INÁ Arquitetura

Se a parede atrás do sofá tiver muita cor, textura, brilho ou figuras em movimento isso chamará mais a atenção do observador.

Ou seja, quando alguém adentrar no espaço, automaticamente, vai voltar o seu olhar em direção a esse canto. Nesse caso, mesmo que o sofá seja coberto por um tecido em tom neutro, ele ainda será ou fará parte do ponto focal principal da sala de estar.

Imagem: Pietro Terlizzi

Outra coisa que pode ajudar a fazer o canto do sofá ficar chamativo é a iluminação. O decorador pode trabalhar com os focos de luz sobre o móvel para atrair ainda mais a atenção do observador.

Normalmente, o que se vê nas propostas de interiores é um bonito trabalho de sanca no forro da sala, com pontos de luzes embutidas voltadas para a parede de fundo e as laterais do sofá.

 

Imagem: Viviane De Pinho De Pinho

Como harmonizar um sofá colorido com a decoração da sala de estar?

Se o próprio sofá já é colorido, aí o estudo ambiental precisa seguir outro raciocínio. Uma peça assim fica mais bem destacada se o fundo for pintado ou revestido de um material em tom neutro.

Se a peça é azul, por exemplo, a parede atrás pode ser pintada em bege ou marrom. Móveis em roxo ou rosa combinam bem com cinza. E em amarelo ou laranja com os verdes mais fechados, como o verde musgo ou o verde militar.

 

Imagem: Deborah Basso

Quais móveis podem complementar o jogo de sofá?

A decoração de uma sala de estar pode conter apenas um ou dois sofás. Mas, ela tende a ganhar mais vida, beleza, charme e conforto com a adição de outros elementos.

Existem peças que acabam disputando importância visual com os sofás, como o rack e o painel para TV. Mas, tem outros itens que estão ali somente para enriquecer a decoração e complementar o conjunto de sofá.

Imagem: Daniela Gradella

Pufes, bancos e poltronas são colocados na sala de estar com o propósito de se oferecer um número maior de assentos ∼ ideal para quem recebe muitas visitas.

A mesa de centro demarca a circulação no centro do ambiente, inclusive ajudando a dar este distanciamento entre o sofá principal e a tela da TV. Mesinhas laterais servem de apoio para lanches, livros e abajures. E ainda há as luminárias de piso.

 

Imagem: Hildebrand Silva Arquitetura

Ficou claro como o sofá pode ser o ponto focal principal do cômodo? Como ele pode ser destacado do conjunto decorado? E por que pode ser a peça-chave no planejamento de layout desse ambiente?

Inspire-se nas imagens e escolha a peça perfeita para a sua casa!

*As dicas de sofás na decoração foram criadas em parceria com equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves