Por Fê Gonçalves  •  14 fev 2016
7 Comentários

Roteiro e dicas para conhecer Montevidéu no Uruguai

Viagem

Saindo o primeiro post com um pequeno roteiro da minha viagem a Montevidéu. Digo pequeno porque fiquei um dia e meio na capital do Uruguai, depois segui para Punta del Este. Fiz a viagem durante o feriado de carnaval, então foi rápido e intenso porque andei muito por lá {como comentei no Instagram @amelhorescolha, foi bem programa de turista!}.

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

 

Para começar o post primeiramente convido vocês a assistirem o vídeo que fiz com trechos do passeio em Montevidéu, vai dá para visualizar os locais depois na hora de conferir o roteiro. Aperta o play!

Gente, não há dúvidas que a viagem foi gostosa, me senti muito bem no país vizinho ao Brasil, achei os  uruguaios tranquilos, embora eles falem bem afobados, digamos rápido. Tem que sempre pedir para falar “despacio” {devagar}, senão fica difícil, né…hahaha…

Quem não fala espanhol fluente se vira muito bem, grande parte das pessoas, principalmente nos hotéis, restaurantes e agências que realizam passeios com turistas entendem o português. A gente se vira e se entende muito bem com o portunhol, é até engraçado depois quando você para e analisa a conversa. Mas o que importa é que tudo ficou entendido, então é só seguir em frente com a viagem. 😉

Vamos ao roteiro que fiz em Montevidéu?! Um ponto que vou dizer aqui: não deu tempo, óbvio, de conhecer tudo! Para conhecer quase todos {talvez todos} os pontos turísticos creio que 2 a 3 dias são suficientes. E você ainda pode esticar o passeio para a charmosa Colonia do Sacramento, uma pequena cidade colonial uruguaia, conhecida pelos brasileiros como “a Paraty do Uruguai” {fica a 180 km de Montevidéu, que dá aproximadamente 2 horas e meia de viagem}.

Caminhada pela orla do Rio da Prata em Punta Carretas

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Punta Carretas é um bairro residencial, foi nesse local que me hospedei. É uma parte mais nova da cidade com shoppings, praças, comércio, supermercado, bancos, restaurantes…Não é pertinho do centro velho, onde fica a maior parte dos pontos turísticos, mas é fácil pegar um táxi pelas ruas ou chamar um carro usando o app Easy Táxi que rapidinho já está na Ciudad Vieja.

É bem gostoso caminhar na região seguindo a orla do Rio da Prata, além de que dá para ver um lindo pôr do sol. Tem um calçadão bem movimentado, como nas cidades de praias aqui do Brasil.

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

 

Teatro Solís

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Aqui já começa o passeio na Ciudad Vieja, a primeira parada foi no Teatro Solís, fundado em 1856. Um passeio cheio de cultura, arte e história. Para conhecer precisa comprar um ingresso e escolher entre a visita guiada em espanhol ou português. Fiz a visita e super recomendo, caso queira ter contato com essa parte mais cultural e histórica. É tudo bem organizado, eles formam os grupos conforme o número de visitantes que aparecem. A visita dura 45 minutos, custa 60 pesos se escolher em português {uns R$ 8 reais} e dá para interagir bastante com o grupo. Pelos menos eu tive essa experiência, a guia é muito simpática e eles vão interrompendo a visita em cada ponto que paramos para fazer uma apresentação com palhaços divertidos.

♥ Puerta de la Ciudadela

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Saindo do Teatro Solís você conhece o centro velho a pé, é tudo pertinho! De lá passei por uma construção antiga, como portão de entrada para a cidade. É um monumento histórico e estava indicado no mapa, fica ao lado da Plaza Independencia que ia visitar, então fiz uma paradinha rápida.

♥ Plaza Independencia

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Aqui a parada foi bem maior, achei a praça bonita e agradável, com jardins cheios de flores coloridas e monumentos. Um ponto importante para compartilhar: eu andei com câmera para cima e para baixo, guardava na bolsa, mas pegava sempre e em nenhum momento me senti ameaçada. Tinham muitos turistas por lá {brasileiros, então, nem se fala!}, andando naturalmente, nem parecia que estava no centro.

No hotel perguntei sobre a segurança e eles disseram que era tranquilo, bem diferente de quando estive em Buenos Aires, onde a recomendação era andar segurando bolsas e ficar muito esperto. Nunca é demais avisar, a gente acaba se distraindo com o lugar novo, mas é bom ficar ligado sempre.

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

♥ Avenida 18 de Julio

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

A principal avenida do centro onde ficam lojas, alguns museus, restaurantes, praças. É interessante dar uma caminhada por lá, ainda mais se quiser fazer compras. Esse não era o meu objetivo, passei lá para conhecer mesmo e depois almoçar.

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

roteiro e dicas de viagem para montevideo

♥ Museu Andes 1972

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Seguindo a sugestão do meu cunhado, conheci o Museu Andes, um local que relembra a queda do avião que levava jogadores de Rugby uruguaios para o Chile e que caiu na Cordilheira dos Andes em 1972. Achei bem interessante, não conhecia a história direito, lá você tem contato com as fuselagens do avião e conhece a fundo tudo que os sobreviventes vivenciaram nos 72 dias que ficaram na neve sem comida, sem água, sem roupas apropriadas, sem nada! Parece ser triste, mas você sai refletindo uma mensagem bem interessante.

roteiro e dicas de viagem para montevideo

♥ Mercado del Puerto

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Quem ama churrasco, esse é o lugar!! O Mercado del Puerto é muito parecido com o Mercado Municipal de São Paulo, você encontra comidas típicas e artesanato, além do famoso “churrasco ao vivo” dos uruguaios.  Eles chamam “ao vivo” porque você assiste todo o preparo das carnes na grelha, enquanto espera o seu almoço sair com aquele cheirinho que vocês devem imaginar.

Não passei lá na hora do almoço, mas disseram que por volta das 12h é o auge, fica bem cheio de turistas para experimentar o churrasco.

Caso queira também comprar doce de leite, alfajor e lembrancinhas uruguaias o mercado também é o lugar. Você encontra muita coisa, a maioria bem parecida de uma loja para outra e o preço raramente muda de um estabelecimento para outro.

roteiro e dicas de viagem para montevideo

♥ El Milóngon

 

roteiro e dicas de viagem para montevideo

Se já esteve em Buenos Aires vai entender o que é o El Milóngon: um restaurante que faz apresentações de show de Tango e a dança típica uruguaia conhecida como Candombe. Um lugar feito para turistas, o que tinha de brasileiros lá não estava escrito..rs…As mesas são compartilhadas, você senta com outras pessoas que não conhece. O legal é que dá para interagir e conhecer gente nova.

A comida não achei das melhores, meu marido mesmo concordou comigo. Se quiser conhecer uma bebida típica deles peça pelo Media y Media, uma mistura de vinho branco com espumante. Quem curtir bebida doce vai gostar, senão não vai faltar outras opções de vinho tinto. Vale a pena conhecer e interagir um pouco mais com a cultura do Uruguai!

roteiro e dicas de viagem para montevideo

♥ Dica útil

Qual moeda levar? Você pode usar o peso uruguaio, o real e o dólar. Eles aceitam as três moedas. Caso não consiga trocar o dinheiro para levar, não se preocupe, eu vi mais casas de câmbio em Montevidéu do que farmácias. Sério, tem uma em cada esquina!

Espero que gostem do post e das dicas, tenho visto o Uruguai ser super recomendado como destino de viagem na América do Sul.

Veja também o post com as dicas de viagem para Punta del Este!

Alguém aqui já esteve no Uruguai ou tem vontade de ir? Tem alguma dica de passeio que não fiz e pode compartilhar com a gente nos comentários?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

7 Comentários
  1. Janeisa Maria - 15/02/16 - 14h59

    Fê amei o vídeo e imagino o quão gostoso foi estar no Uruguai, saudade de Montevidéo. Moro ali do lado , no Rio Grande do Sul e faz muitos anos que não vou lá, nem mesmo em Punta. Adoraria conhecer o Museu Andes, eu li o livro, conheço bem a história e deve ser incrível visitar o museu que conta mais sobre os sobreviveventes. Bjs
    http://www.brasildobem.net

    Responder
  2. Natalia - 21/02/16 - 22h19

    Que bom que aproveitou, Fê! Adorei acompanhar a viagem 🙂
    Achei as dicas ótimas, tem várias coisas no post que eu não fiz, terei que voltar rs

    Responder
  3. Jaqueline - 15/08/16 - 10h48

    Olá, vou fazer uma conexão em Montevideo (chego 01h00 e o avião sai às 13h00) e pensei em pegar um uber umas 07h00 até o centro velho e passear até umas 10h30. O que acha? Será que vale a pena pagar a taxa do aeroporto e gastar com uber para passear apenas 03h00??? E como me sugere fazer esse roteiro? Parando primeiro neste teatro sólis e ir andando até o mercado? Pelo que eu vi no google maps tem quase 1 h de caminhada..isso mesmo?

    Responder
    • Fê Gonçalves - 15/08/16 - 14h27

      Oi Jaqueline, o seu tempo será curto e se pegar trânsito, por exemplo, pode atrasar e correr o risco de perder o seu vôo. O aeroporto não é perto do centro velho. Além de que lá é recomendado pegar um táxi credenciado no aeroporto, que custa mais caro, porém é mais seguro para os turistas. A visita no teatro tem horários específicos e dura pelo menos uma hora. A caminhada até o mercadão deve durar um pouco mais de 30 minutos. Enfim, não é ser pessimista com a sua ideia, entendi que quer aproveitar o seu tempo para conhecer o lugar, mas acho arriscado. Um beijo e boa viagem!!! <3

      Responder
  4. Magna Martins - 02/02/17 - 19h01

    Oi Fe, mto legal suas dicas. De todas que procurei a sua é bem completa. Tá tudo mto bem explicadinho. Pretendemos ir em abril/17, vou usar suas dicas, com certeza. Obrigada. Bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 02/02/17 - 19h57

      Obaaaa, Magna, fico muito feliz, fiz esse post com carinho, pois a viagem foi uma delícia e queria mostrar realmente como foi. Use e abuse das dicas, uma ótima viagem para você, aproveite!!! Um beijo

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial