Por Fê Gonçalves  •  08 abr 2015
3 Comentários

Que tipo de alimento faz bem para a pele?

Beleza, Fitness

Sabe aquele ditado “você é o que você come”? Pois então, vejo total sentido nele! A gente recorre a tantos produtos e até tratamentos estéticos, mas não pode esquecer que a beleza vem de dentro para fora. Isso quer dizer que temos que cuidar da nossa alimentação e comer os alimentos certos para manter a nossa pele sempre bonita e saudável.

alimentacao para manter a pele saudavel

Imagem: Viva Saúde

♥ Beba água

Já comentei algumas vezes e muita gente está careca de saber que o ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Mesmo assim tanta gente ainda me fala que esquece dela. Como assim esquece, não consigo entender, as pessoas não sentem sede?! Procure fazer o seguinte exercício: leve sempre com você uma garrafinha de água, deixe na bolsa, na mesa do trabalho, ao lado da cama quando for deitar. Com ela por perto vai ficar mais fácil de lembrar de tomar água. A hidratação é a primeiro passo para manter a pele bonita, gente, não adianta gastar dinheiro com cremes e outros tratamentos se essa ação tão simples não estiver incorporada nos seus hábitos.

♥ Pense na alimentação como manutenção da saúde da sua pele

Aqui o ditado entra em ação, procure sempre pensar nos efeitos que aquele alimento vai proporcionar na sua pele, qual o benefício que vai trazer para o seu organismo. Não coma só com os olhos e no automático, tente se alimentar de forma inteligente, isso trará muitos benefícios para você!

Vamos começar pelos alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes, eles devem ganhar atenção super especial. As oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, linhaça e peixe facilitam a hidratação da pele por serem ricos em zinco e ômega 3. O ideal seria consumir diariamente 20g desse grupo de alimentos. O ômega 3 é muito indicado para pessoas que se expõem de forma exagerada ao sol, pois alivia a ardência de queimaduras na pele.

Outro alimento essencial para cuidar da pele e dos cabelos é o brócolis, rico em cálcio, zinco e magnésio. Já os alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura e manga, são ricos em betacaroteno, um foto protetor natural da pele. Esses alimentos ajudam a manter o bronzeado, mas jamais use eles como desculpa de não usar o filtro solar.

Laranja, acerola, limão e kiwi são fontes ricas de vitamina C e antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Para quem quer melhorar a produção de colágeno na pele, essa vitamina colabora para reforçar essa ação e protegê-la contra a degradação natural do colágeno. Mas atenção, o consumo dela precisa ser diário.

O tomate também ajuda no combate às rugas, que a grande parte das mulheres ∼ incluindo eu ∼ temem tanto. Ele é rico em licopeno e tem função antioxidante essencial para retardar os efeitos do envelhecimento e o aparecimento das rugas, protegendo a pele também dos raios ultravioletas do sol.

Outra dica importante são os alimentos ricos em flavonóides, que atuam também como antioxidantes. Entre eles estão o cacau, chá verde e romã. Eles possuem ação anti-inflamatória e o romã ainda leva um super bônus, pois é um ótimo aliado para amenizar manchas na pele.

E para a época de frio que já anda dando sinais: para manter a pele sempre bonita evite banhos quentes e demorados. A água muito quente altera a hidratação natural  da pele, que tem simplesmente a função de protegê-la contra o ressecamento. Opte sempre pelos banhos mornos e curtos! E não se esqueça: use protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol, esse hábito é essencial para proteger e manter a pele saudável. 😉

Alguém tem alguma outra sugestão para complementar os cuidados com a alimentação que influenciam na saúde da pele?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

3 Comentários
  1. Camila Faria - 08/04/15 - 12h40

    Hidratação não é problema pra mim, bebo MUITA água, o dia todo. Adoro!

    Responder
  2. Mamah Vivas - 08/04/15 - 16h47

    Adorei o post! Cuidar da pele é importantissimo e saber se alimentar de forma saudavel não só é bom para saúde como pele, cabelo, unhas.. 🙂

    Responder
  3. Carol R. - 09/04/15 - 10h11

    Eu sou dessas que esqueço de tomar agua.
    bjs

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves