Por Fê Gonçalves  •  08 jul 2019
0 Comentários

Dicas de como pensar, mobiliar e personalizar um quarto feminino

Decoração, Lifestyle

O quarto é o melhor refúgio para uma adolescente. É onde ela se sente mais bem protegida do mundo, resguardada de todos os problemas em que ela ainda não consegue enfrentar… 

E para uma moça pode representar ainda mais. É o local da casa mais íntimo para ela. Onde pode fazer o que quiser, sem medo de quaisquer julgamentos.

Imagem: Iara Kilaris

O quarto de solteiro feminino diz muito de sua personalidade. Cada pequeno detalhe pode revelar um pouco de sua identidade, os valores que preza, seus sonhos, pelo que luta diariamente. É diferente de um quarto infantil. 

Não expõe brinquedos, mas símbolos de todos os seus amores e lembranças mais carinhosas. E é mais pessoal do que será um dia o seu quarto de casal ∼ se assim o for ∼, pois é puramente só seu.

Imagem: Imagem: Mariela Uzan

Agora, se quem primeiro tentar decorar este cômodo for um decorador ou arquiteto de interiores, o resultado poderá ser um pouco diferente. 

Isso porque o projetista, sem querer, poderá resumir demasiadamente os traços pessoais mais perceptíveis de sua cliente na tentativa de criar um cenário que lhe agrade. Portanto, caberá à própria moça, depois, personalizar o ambiente ao seu gosto, tornando-o “mais seu”.

Imagem: Aquiles Nicolas Kílaris

Como pensar um projeto para quarto de solteiro feminino

Obviamente, em princípio, não há muitos segredos em decorar um quarto. Para começar, é necessária uma cama. Talvez também um guarda-roupa, uma cômoda e um criado-mudo. Então, quais seriam as particularidades de um quarto feminino

O que uma garota precisaria assim de tão diferente? Bem, tudo vai depender de sua personalidade, do que gosta, do que necessita. O projetista tem que estar atento a estas questões.

Imagem: Katia Llaneli

Muitas garotas gostam bastante de se maquiar e cuidar do cabelo ∼ pode ser interessante ter em seu quarto uma penteadeira. Algumas são atraídas a comprar bolsas, sapatos e bijuterias. 

Seria bom ter um lugar para guardar tudo isso. Mas, existem outros perfis de mulheres. Aquelas que têm interesses além da questão estética. E para elas também devem ser elaboradas as mais lindas propostas decorativas.

Imagem: Tikkanen Arquitetura

Quais as principais características da decoração de quarto feminino

As mulheres de hoje são fortes, inteligentes e decididas. Batalham desde cedo pelo que querem. Sonham alto.

Assim, merecem desde a infância um quarto acolhedor, onde possam crescer em segurança, livres em seus pensamentos, cultivando sempre os melhores sentimentos. E decorações para quartos femininos devem traduzir tudo isto ∼ seus ideais, suas conquistas, seu crescimento, seus amores.

Imagem: Revista Viva Decora

Se observar estas figuras verá que o rosa está sempre muito presente em quartos de mulheres solteiras. Na verdade, o fato de que rosa é só para meninas e azul só para meninos está fora de questão por aqui ∼ até porque algumas mulheres, inclusive, nem apreciam tal cor. 

O que destacamos é que os tons de rosa realmente fazem uma boa relação com muitas das coisas presentes no universo feminino.

Agora, não é porque um quarto de menina é todo pintado na cor rosa-claro que ele é, necessariamente, harmonioso. Para isso, seria preciso equilibrar os elementos. E, além do mais, há muitas outras cores e símbolos que podem remeter a feminilidade. 

Combinam bem com este tipo de decoração itens em linhas arredondadas, vasos com arranjos de flores, almofadas, mantas fofinhas, velas e mais. Mas, usar estas coisas vai depender!

Existem moças que são fãs de filmes e gostariam de ter um centro de mídia no quarto. Outras gostam de livros e de escrever e terão um cantinho de leitura em seu cômodo particular. 

Algumas podem precisar de um lugar próprio para guardar seus instrumentos musicais, equipamentos esportivos, materiais universitários, e mais. As mulheres não lutam por igualdade? Pois, não há limites para suas possibilidades!

Imagem: Carol Tasiro

Como dar os toques finais na personalização do quarto feminino

Arquitetos e designers podem traçar as linhas gerais para a decoração de um quarto de solteiro feminino. Agora a personalização deste ambiente quem fará será, de fato, a própria usuária.

Imagem: Katia Llaneli

Claro, é importante que o projeto inicial preveja estas mudanças de cenário. Até porque toda pessoa passa por estágios de crescimento físico e pessoal, e acaba mudando seus gostos e necessidades. E a decoração do quarto precisa acompanhar tudo isso.

Imagem: Revista Viva Decora e Danyela Corrêa

Em tese, é muito simples personalizar um quarto feminino. Qualquer toque a mais, se feito com carinho, gerará resultados positivos. Um espelho, quadrinhos com frases motivacionais, símbolos de coisas sentimentais. 

Retratos de momentos significativos, lembranças dos lugares que visitou, de pessoas que conheceu e amou. Lembretes de tudo que admira e que gostaria de levar sempre no coração, em todas as fases da vida.

Imagem: Revista Viva Decora e Tetriz Arquitetura e Interiores

Inspire-se nas imagens apresentadas neste texto para criar uma linda decoração para seu quarto de solteiro feminino.

*As dicas de decoração foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves