Por Fê Gonçalves  •  29 Maio 2020
0 Comentários

Todo encanto de um quarto de menina em azul

Decoração, Lifestyle

Certamente você já deve ter ouvido muito na vida que “azul é coisa de menino e rosa de menina”. Concorda com isto? 

Bem, acho que esse tema já foi bastante debatido. E a conclusão que muitos chegaram é que essa regra não deve ser mais seguida. Isto inclui também a decoração de interiores. Afinal, em quarto de menina não pode ter puffs, colchas e mais detalhes em azul? Os exemplos a seguir provam que sim.

Imagem: JuBa – Arquitetando Ninhos e  RBP Arquitetura e Interiores

Rosa é a cor das meninas?

A principal característica emocional da cor rosa está ligada à fantasia. Esta cor é considerada alegre, sutil, de muito alto astral e com uma vibração bastante positiva. Facilmente é relacionada a sentimentos como amor, carinho e afeto. E é exatamente por tudo isto que acabou sendo relacionada à figura da mulher ~ em especial da menina.

Acontece que nem todas as mulheres ou as meninas são iguais, com a mesma personalidade. O fato é que para cada pessoa poderia combinar com uma cor diferente. 

No caso do azul, está relacionado a um mundo espiritual misterioso e sedutor, mas sereno. Trata-se de uma cor mais fria, passível de gerar ambientes de atmosfera mais calma, menos tensa e mais relaxante, terapêutica.

Imagem: Zuleica Tartaro

Quem disse que azul não pode para menina?

O fato é que tem muita garota que trocaria facilmente a cor rosa pela cor azul. Então, seria um erro enorme descartar essa opção para qualquer decoração que fosse, mesmo que de quarto de menina. 

Pensando assim é que muitos projetistas passaram a criar várias soluções de design onde os mais diferentes tons de azul são empregados a ambientes femininos.

Para começar, se cogitou produzir vários elementos em tons de azul, mas com estampas em alusão ao mundo feminino. Também usar o azul apenas como pano de fundo para uma decoração ultra colorida. Ou, ainda, se prendendo a esta ideia de que decoração feminina tem que apresentar características delicadas, misturando o próprio azul à tradicional cor de rosa.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Buji Decoração Reuso e Revista Viva Decora

Dicas para usar azul em quartos de meninas

Já se pôde entender, portanto, que a cor azul combina com muitos perfis, não importa o sexo. 

Especialmente em decorações de quarto, ela incentivaria à introspecção e à meditação, estimularia a criatividade e ainda ajudaria no descanso para uma boa noite de sono. A pessoa que desejar esse efeito em seu quarto, pode muito bem, então, apelar para o azul para a sua alegria e bem-estar.

Aliás, os vários tons de azul podem ser aplicados de muitas formas à decoração do quarto de menina. 

É possível, por exemplo, fazer um pano de fundo nesta cor para a cama ~ talvez um painel pintado ou um simples papel de parede. E o azul ainda pode estar presente cobrindo completamente ou partes de portas e gavetas de armários, gaveteiros e criados, além de nichos e prateleiras.

Imagem: Nathalia Bilibio Schwinn

Imagem: Rodrigo Maia

Mas é claro que a personalização do quarto de menina pode ganhar expressão mesmo que pequenos. 

Neste caso, os tons de azul surgiriam em diversos itens têxteis ~ cortinas, roupa de cama, mantas, tapete, capas de almofadas e mais. E o azul ainda pode estar em cadeiras, banquinhos, mesinhas e baús; além disso, cestas de brinquedos, luminárias, pendentes e mais.

Imagem: Katia Llaneli

Imagem: Esther Zanquetta e Revista Viva Decora

Então, chega dessa coisa de que “azul é para meninos”. Existem tantos tons lindos e que estiveram na moda nos últimos anos que poderiam ser muito bem utilizados em quarto de menina. O próprio Tiffany é um exemplo. E olha que ele serve ~ como o nome revela ~ para as embalagens da empresa Tiffany, que é uma das empresas que mais comercializam jóias femininas. Isto prova que ele e outros tons de azul têm tudo a ver com o mundo feminino.

Imagem: Janaina Naves Design & Arquitetura

Pronta para decorar um quarto de menina azul em sua casa? Vamos lá, se você gostou da ideia, vá em frente!

*As dicas de como decorar um quarto de menina com a cor azul foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves