Você com certeza esteve presente em alguma aula de Ciências na escola que dizia que o corpo humano é composto por cerca de 70% de água. Lembra? Essa água não está lá por acaso: 75% do peso de um músculo, por exemplo, é composto por ela; no sangue, essa quantidade chega a 95%. Tem água até nos ossos {22%} e na gordura corporal {14%}. E as funções desse monte de líquidos circulando pelo organismo são diversas: a água ajuda o corpo a manter sua temperatura corporal, a fazer os órgãos funcionarem corretamente, a prevenir doenças e até mesmo ∼ quem diria? ∼ ajudar na perda de peso.
Em um período de 24 horas, nós perdemos cerca de 2 litros de água por meio da urina, da transpiração e de uma série de outras atividades do organismo. Assim, é importantíssimo repor diariamente essa quantidade perdida. E é aí que entra aquela regra dos oito copos por dia, que equivale exatamente aos dois litros perdidos.
Se essa reposição não acontece, diversas funções vitais ficam prejudicadas, e ainda podem aparecer sintomas como fadiga, dor de cabeça, tontura e fraqueza. Em casos em que a falta de água se torna crônica, ela pode ser fatal. Tudo isso já mostra a importância da hidratação do corpo, né? Mas ainda tem mais benefícios! Veja a seguir alguns motivos pelos quais a água pode ser a melhor amiga do seu organismo:
♥ Faz bem para a sua saúde
Para começar, a quantidade de água que você ingere determina a densidade do seu sangue. Quando você está bem hidratada, ele fica mais fluido. E isso significa uma série de coisas. Uma delas é o controle da pressão arterial, que ajuda a prevenir infartos e derrames, já que o sangue circula mais facilmente pelos vasos sanguíneos. Outra é o transporte de nutrientes. A água faz com que vitaminas e minerais sejam encaminhados corretamente para nossas células e absorvidos corretamente pelo organismo.
O intestino passa a trabalhar melhor, já que o consumo de líquidos lubrifica as paredes do intestino e dá uma forcinha à movimentação do bolo fecal. Melhor ainda se você for consumidora regular de fibras! Os rins também são beneficiados, pois ganham combustível extra para mandar embora pela urina os nutrientes que não serão mais necessários.
Se você tiver gripe e o médico mandar você beber muito líquido, leve essa recomendação em conta: a água ajuda a limpar os pulmões, favorecendo a expectoração do muco e livrando você da tosse. Outros beneficiados são os olhos: quando estão ressecados, podem sofrer com inflamações. Ao manter o corpo com bons níveis de hidratação, você evita que isso aconteça.
♥ É uma grande aliada para a boa forma
Já sentiu que, quando transpira muito e não repõe líquidos durante os exercícios, você sente seu desempenho cair? Não é apenas sede ou cansaço: a água tem papel importantíssimo também na manutenção da temperatura do corpo, que precisa estar regulada para um bom rendimento esportivo. E mais: você sente cãibras com frequência, pode ser um sinal de que seus músculos estão com baixos níveis de água.
Outra boa influência da hidratação sobre seu corpo está no apetite. Há quem recomende a ingestão de dois a três copos de água antes da refeição para “preencher” o estômago e fazer com que você coma menos. Mas o fato é que a água realmente ajuda você a se sentir saciada ∼ só não vale, é claro, trocar a refeição por líquidos.
Por ser uma excelente “faxineira” interna, a água ainda faz milagres pela sua aparência. Como ajuda a eliminar toxinas, os efeitos aparecem na pele, que fica mais jovem e bonita, e nos cabelos, que ficam mais fortes e brilhantes. E, de bônus, você também se vê livre do inchaço provocado pela retenção de líquidos. Em alguns casos, até a celulite ∼ que é uma inflamação ∼ diminui.
♥ Preciso tomar oito copos?
Esta é a quantidade ideal, recomendada por especialistas de todo o mundo. Se você não é muito amiga de água pura, coloque rodelas de frutas ou folhas de hortelã para dar sabor ou troque por sucos naturais, água de coco, sopas ou chás {refrigerante e bebida alcoólica não contam, viu?}. Insira no cardápio diário algumas frutas ricas em líquido, como melancia, maçã, melão, laranja, banana, goiaba e abacaxi, ou coloque na sua salada ingredientes como alface americana, cenoura, chuchu, tomate, pepino, couve-flor e abobrinha.
Para terminar, uma dica valiosa: nunca espere sentir sede para beber alguma coisa. Quando você tem sede, é sinal de que o organismo está começando a se desidratar. Então, mantenha sempre uma garrafinha por perto. Leve na bolsa, para onde você for. Se ainda houver dificuldade de inserir essa prática em sua rotina, existem diversos aplicativos para celular com alarmes que te lembram de beber água de hora em hora, como o Water Your Body {para Android} e o Aqualert {para iPhone e iPad}. Procure o ideal para você e aproveite!
Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]
Essa é uma grande falha minha, não bebo tanta agua assim
bjs
Ops… :-/
Eu bebo MUITA água, sempre gostei… Digo que é a minha “bebida” favorita ~ mata a sede e faz SUPER bem. Adorei o post!
A gente fica feliz que você gostou do post, Ca!! Para você ter noção do quanto bebo água, eu acordo sempre no meio da noite só para isso…kkkkk…Beijokas
Oi Fê, pois é tento me hidratar bastante também, mas às vezes acabo esquecendo porque com o clima frio do inverno a sede não aparece, porém na academia bebo sempre 2 garrafinhas na certa. Água saborizada com hortelã e rodelas de limão .fica tudo de bom. Bjs
http://www.brasildobem.net
Sou fã de água saborizada, é bom demais!! Beijos