Por Fê Gonçalves  •  21 jan 2019
0 Comentários

Pastilhas podem dar um visual novo e descolado no seu banheiro

Decoração, Lifestyle

Revestimentos em formato de pastilha não são nenhuma novidade para quem trabalha com engenharia, arquitetura ou design. Aproximadamente entre as décadas de 50 e 80, muitas fachadas de edifícios eram ornadas com esse tipo de material.

Mas as tecnologias evoluíram e novos formatos, cores, texturas e tamanhos de peças surgiram. Agora, os pastilhados são tendência na decoração para cozinha e banheiro.

Não é difícil encontrar, nos sites e revistas de moda, fotos exemplos de projetos de interiores em que foram utilizadas as pastilhas. Aliás, a criatividade dos profissionais parece não ter limites.

O material tem sido aplicado em quase todos os tipos de superfícies, formando desde faixas até painéis inteiros. Confira as dicas a seguir e descubra como mudar o visual de banheiros e lavabos usando esse material!

Imagem: AH!SIM e Idealizzare Arquitetos

Um pouco sobre os revestimentos pastilhados

Sem dúvidas, as pastilhas estão em alta na decoração de ambientes. O motivo de tantas pessoas optarem por seu uso nos interiores tem a ver com as características do material. Ele é prático, versátil, impermeável, fácil de aplicar e de limpar. Como muitas vezes é feito em vidro ou cerâmica, é altamente indicado para banheiros, deixando-os com uma aparência mais alegre, bonita, atual e ainda, ao mesmo tempo, higiênica.

 

Imagem: Patricia Kolanian Pasquini

Os diferentes modelos de pastilhas no mercado

Os efeitos visuais que se pode obter com o uso das pastilhas nos banheiros são infinitos. Isso vai depender das formas do item que foi explorado em projeto e da sua combinação com outros materiais ∼ levando em conta, principalmente, o tamanho das superfícies. Existem peças brancas, pretas, coloridas e estampadas; peças quadradas, retangulares e redondas; e outras ainda mais irreverentes.

Imagem: Moussi Arquitetura

Recentemente, algumas marcas lançaram revestimentos com design diferente. Os espelhados e transparentes combinam bem com propostas modernas e minimalistas.

Eles dão um ar tão high tech e a sensação de que o ambiente é mais bem iluminado e sua decoração mais sofisticada e glamourosa. E muitas peças parecem até ter saído diretamente de um filme futurista. Impressionante!

Imagem: Condecorar Arquitetura e Interiores

Agora, as clássicas são mesmo as menorzinhas, em tons neutros. Essas, sem dúvidas, são as mais procuradas pelos consumidores. Isso porque podem criar um cenário mais agradável e discreto, combinando com todo o tipo de decoração.

Fora que as peças de revestimento mais claras fazem o ambiente parecer mais limpo ∼ o que é o ideal em se tratando de banheiros e lavabos.

Imagem: BY Arq&Design

O cuidado maior que o projetista tem que ter quando o seu cliente escolhe um tipo de pastilhado colorido ∼ principalmente em tom escuro. Isso porque os exageros podem comprometer toda a harmonia visual. Sim, o cenário decorado pode ficar mais alegre como também muito carregado, tornando-se incômodo ao olhar. Além do mais, assim, pode ser difícil fazer bons contrastes com portas de armários e bancadas.

Imagem: MeyerCortez Arquitetura & Design e Deborah Basso

A ideia não é causar poluição! As pastilhas só devem ser utilizadas nos interiores depois de certo estudo espacial. No fim, a decoração do banheiro precisa parecer clean e elegante, pois o foco do ambiente é a sua funcionalidade e não a sua estética. Mas, claro que estando esse espaço da casa, atualmente, mais valorizado, ele pode ganhar aquele “toque a mais” especial. E as pastilhas estão aí, justamente, para isso!

Imagem: Sandra Sanches

Como usar as pastilhas na decoração do banheiro

Tem várias formas de utilizar as pastilhas para valorizar a decoração do banheiro. Como dito antes, o arquiteto precisa estudar bem em qual área o material pode, de fato, ser instalado.

Afinal, esse é um tipo de ambiente onde, nas estruturas, “correm” muitos encanamentos e fiações. E se for necessário fazer algum reparo é óbvio que surgirão emendas no revestimento, o que pode comprometer a estética do espaço.

Imagem: MeyerCortez Arquitetura & Design e RBP Arquitetura e Interiores

Há pessoas que pensam em cobrir totalmente do piso às paredes do banheiro com pastilhas ∼ o resultado fica bonito, com certeza. Só que o motivo disso, em parte é moda! Nem todos os pontos desse tipo de cômodo deveriam ser cobertos assim.

Por exemplo, a área do box do chuveiro é extremamente úmida e, já que existem muitas juntas nas placas de pastilhados, pode haver também, consequentemente, muitos pontos de mofo.

Imagem: Laura Santos e Jaqueline Salvador

De verdade, rejuntes em piso e paredes pastilhadas é algo difícil de lidar em banheiros. Por isso, é interessante, na sua casa, você apostar em um ‘mix’ de pastilhas e placas de azulejos.

Talvez fazer, com o material, apenas uma faixa na altura da bancada, ou o fundo de um nicho embutido e mesmo, talvez, formar uma moldura em volta do espelho. Boa escolha!

Imagem:Renata Basques e Semíramis Alice Arquitetura & Design

E se você não tem dinheiro para fazer uma grande reforma na casa, que tal investir nas imitações de pastilhas? Seu preço é bem mais em conta em comparação com as pastilhas comuns.

Elas podem renovar o banheiro em poucos minutos. Basta retirar a proteção por detrás da placa e fazer a aderência delas às superfícies do ambiente.

O resultado é fantástico e evita o famoso “quebra-quebra”. Que tal apostar nessa ideia?

*As dicas de decoração de banheiro com pastilhas foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves