Por Fê Gonçalves  •  10 jun 2019
0 Comentários

Escolha um papel de parede incrível para seu hall de entrada

Decoração, Lifestyle

Decorar interiores é uma tarefa muito divertida. Com os materiais mais inusitados, o arquiteto ou designer consegue criar, nos ambientes das casas, efeitos visuais impressionantes.

Por exemplo, na entrada do imóvel, um papel de parede poderia preencher o espaço e dar um toque requintado à proposta. Esse é um jeito de valorizar o hall de entrada, dito como o “cartão de visitas” da casa!

Mas, não é fácil saber lidar com a decoração de um ambiente assim. Por isso, separamos algumas dicas que podem lhe servir de inspiração.

Veja, a seguir, como usar papel de parede para adornar o hall de entrada e deixar sua morada mais convidativa, transmitindo uma mensagem de boas-vindas para os seus visitantes!

Imagem: Condecorar Arquitetura e Interiores

As dificuldades surgidas no momento de decorar um hall de entrada

Nem toda casa ou apartamento possui um hall de entrada. Mas, mesmo que não haja um cômodo assim conformado entre quatro paredes, é possível demarcar a entrada do imóvel de algum modo.

Talvez reservar a área frente à porta principal do lar, presente na sala de estar, como se fosse um hall de entrada improvisado. E com a decoração certa, este canto ficaria para lá de especial.

Imagem: Andrea Petini e Juliana Conforto

O maior desafio em decorar um hall de entrada é saber lidar com um ambiente de dimensões tão reduzidas ∼ assim como quase sempre é tal cômodo nas residências. Certos elementos podem fazer o local parecer mais agradável; já outros podem gerar o efeito contrário.

O problema é repelir, ao invés de atrair, as pessoas que iriam entrar em sua casa. Você mesmo pode acabar tendo uma impressão negativa ao chegar do trabalho.

Imagem: Maria Eunice Fernandes, Roberto Cimino e Nelson Amorim 

Agora, quando o projetista consegue acertar na decoração do hall, toda a casa acaba parecendo mais bonita.

O cômodo de entrada é aquele de fará a apresentação da proposta de arquitetura e design de interiores pensada para o imóvel inteiro.

Imagem: Juliana Conforto e Guardini Stancati Arquitetura + Designer 

Por isso, seus elementos devem ser condizentes com o padrão estético escolhido para o resto ∼ clássico ou moderno, neutro ou colorido, simples ou descolado.

Como o hall de entrada é um local de circulação, não faz muito sentido colocar certos móveis dentro do seu perímetro.

Imagem: Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos

Agora, se ele ficar vazio pode acabar por parecer desinteressante. Claro que a pessoa tem a chance de apostar totalmente no papel de parede para adornar o espaço.

Mas, esta alternativa só é, normalmente, melhor administrada por profissionais especialistas, como arquitetos e designers.

Imagem: Ana Cristina Nigro Malta e Karen Pisacane 

Jeitos de usar papel de parede na decoração de hall de entrada

Um hall de entrada pode ser formado por três ou quatro paredes. Pode-se aplicar papel de parede em todas estas superfícies ou apenas numa só. Várias coisas determinariam isso. Uma delas é a própria padronagem do material.

Existem muitos modelos diferentes do material à venda nas lojas ∼ lisos, listrados, florais, em xadrez, 3D, texturizados, adamascados e mais. Só que alguns podem ficar “pesados” demais para o local!

A decisão, quanto ao tipo de decoração para o hall de entrada, pode depender da combinação que a pessoa fizer pensando no papel mais outros itens.

Estão, nesta lista revestimentos de piso e teto, além do mobiliário, sistema de luz e mais. Cada elementos novo acrescentado no conjunto fará a diferença e impactará em quantas superfícies poderão ser cobertas com papel de parede.

Imagem: Lucia Wjuniski e Conceição Estrela Pinto Barbosa

Geralmente, o que os arquitetos e designers optam por fazer é estabelecer uma parede que receberá todo o destaque no ambiente. Pode ser a parede bem de frente a porta, com maior extensão livre e sem aberturas.

E justamente nesta superfície é, então, aplicado o papel de parede ∼ ou pelo menos o papel de cor mais intensa ∼, que servirá de pano de fundo para um aparador, um espelho, um quadro ou outra coisa.

Imagem: Andrea Petini e Deborah Basso 

Combina com entradas de residências uma paleta mais quente, em tons de amarelo e laranja ∼ que transmitem uma mensagem mais positiva e alegre. Uma boa ideia é investir, para o local, em papéis com desenho de traços brilhosos ∼ talvez em dourado.

Mas, claro, que se pode optar por outras cores também ∼ a cara da sua casa tem que ser do jeito que você quiser! Ressaltando que rodapés e roda forros largos dariam um acabamento atual!

Imagem: Juliana Abad e Joana Deicke, Maria Manoela, Bento Pereira

Mais itens que podem ser acrescidos à decoração de hall de entrada

Quase sempre, a única função do hall é recepcionar as pessoas que chegam a casa. Mas, esta área pode receber outras funções. Na menor das hipóteses, limita-se a decoração local a apenas alguns poucos itens.

Imagem: Andrea Petini e Ricardo Guilhen Arquitetura 

São opções a serem acrescidas no espaço de um hall: vasos, arranjos, cômodas, arandelas, pufes, poltronas, bancos, cabideiros, lamparinas, arandelas, porta-retratos e tapetes.

Dê uma olhada nas imagens deste texto e inspire-se!

As dicas de decoracão de hall de entrada com papel de parede foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves