Por Fê Gonçalves  •  29 maio 2018
3 Comentários

Painel para TV ou Rack: vantangens e desvantagens

Decoração, Lifestyle

Quando você pensa em painéis para TV, o que te vem à cabeça é uma versão suspensa dos racks, móveis clássicos na decoração da sala de televisão? Pois é. É comum achar que os painéis são apenas uma nova versão ou até mesmo um substituto dos racks, fazendo com que muitas pessoas deixem de escolhê-lo ao pensar que no final ficam elas por elas. 

PAINEL PARA TV x RACK - SAIBA QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DESSES MÓVEIS

No entanto, o painel para sala é um móvel cheio de potencial. Podendo ser usado para ampliar os espaços, dar um toque de cor e até mesmo para renovar a decoração.

Há inúmeras formas de usar o painel para TV para montar o ambiente dos sonhos: espaçoso, confortável, fácil de limpar e, claro, super bem decorado!

O rack, por sua vez, continua tendo um espaço especial nos nossos corações na hora de escolher a mobília para salas grandes. Quer saber as diferenças e os principais pontos positivos e negativos de cada um desses móveis?

Painel para TV ou Rack: vantagens e desvantagens

Antes de começar a falar sobre as vantagens de cada um dos modelos, é importante ressaltar que eles não são adversários ou opostos, já que é possível usá-los em conjunto.

A combinação entre rack com painel para TV é uma das melhores escolhas para quem possui ambientes médios ou grandes e deseja uma decoração ainda mais sofisticada e completa.

Para ambientes menores, é sempre indicado optar por apenas uma das opções, com o painel para TV ganhando vantagem.

Vantagens do rack para TV: clássicos e atemporais, os racks são excelentes opções para quem possui espaço e quer mais praticidade na hora de mobiliar a casa. Disponíveis em diversas cores, tamanhos e estilos, é possível encontrar o rack para sala perfeito para cada ambiente.

Uma das principais vantagens desse tipo de móvel é que dispensa totalmente as alterações estruturais do espaço, ideal para quem possui um imóvel alugado no qual não é permitido fazer nenhum tipo de reforma.

Por ficar no chão, o rack para sala de TV também é uma boa escolha para quem possui paredes texturizadas com destaque do ambiente, deixando-as totalmente visíveis. 

Desvantagens do rack para TV: ficar no chão é uma vantagem do rack em determinados ambientes, mas em espaços pequenos e com muita circulação, essa diferença pode se tornar um pesadelo.

Além de dificultar a limpeza e acumular pó, o rack para TV minimiza o espaço funcional do ambiente, dando uma sensação de enclausuramento e, pior, maximizando as chances de você bater ou esbarrar nos móveis ao redor. Só quem já bateu o dedo mindinho do pé em algum móvel sabe a importância de ampliar o espaço disponível para se mover dentro de casa.

O rack para sala pequena é o tipo de móvel que precisa casar completamente com a decoração, fazendo com que seja impossível mudá-lo sem mudar tudo ao redor. Para os amantes de decoração, essa é uma grande desvantagem que pode fazer com que todo o seu ambiente fique pesado, desconexo e reduzido. 

Vantagens do painel para TV: das casas espaçosas às kitnets, o painel para TV é a opção perfeita para qualquer ambiente, basta apenas escolher o tamanho adequado para o seu espaço.

A principal vantagem deste móvel é otimização do espaço: por não ficar no chão, o móvel oferece mais amplitude e espaço funcional, permitindo que a fiação seja passada por trás dele e evitando a desarmonia na decoração.

A versatilidade é outro ponto entre os principais benefícios, já que você pode utilizar seu painel em qualquer espaço, seja na sala, no quarto e até mesmo na cozinha.

Para quem ama decoração, o painel para sala é uma daquelas tendências quase obrigatórias que ajuda agregar valor aos ambientes. Além de dar um toque totalmente moderno e personalizado a todos eles. 

Desvantagem do painel para TV: Apesar de ser o queridinho do momento e uma excelente opção para quase todos os espaços, o painel para sala também tem suas contraindicações.

O ponto negativo do painel é que, para instalá-lo, é necessário fazer alguns furos na parede, exigência que não pode ser cumprida em alguns imóveis alugados. Se você possui uma casa ou apê alugado, certifique-se com o proprietário de que não há problemas em fazer essa pequena reforma.

Outro fator importante para se atentar na hora da compra é o material do painel para TV, já que muitos modelos feitos em madeiras mais resistentes, e consequentemente mais pesadas, não podem ser instalados em paredes de Dry Wall. Se você possui uma parede desse material, sua compra ficará restrita aos modelos de MDF mais leves, porém não menos sofisticados. 

PAINEL PARA TV x RACK - SAIBA QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DESSES MÓVEIS

Comparativo entre rack e painel para tv: quem ganha em cada uma das categorias

Veja alguns dos principais fatores para levar em consideração na hora de escolher o móvel ideal: 

Versatilidade: Painel para TV! 

O resultado desse tópico era evidente, já que a principal vantagem do painel para TV é sua versatilidade. Esse móvel pode ser utilizado em quase todos os ambientes, independente do tamanho ou estilo. Apesar de ser conhecido como painel para sala, você também pode utilizá-lo como painel para quarto, cozinha, escritório ou sala de jantar, sempre harmonizando com os demais móveis do ambiente. 

Espaço para armazenar itens: Rack para TV! 

O rack nada mais é do que uma versão compacta das estantes, por isso sai na frente quando o quesito é espaço de armazenamento. Com mais gaveteiros e prateleiras disponíveis que o painel para TV, esse tipo de móvel é perfeito para quem quer guardar muitas coisas sem precisar de um armário denso e pesado. 

Ampliação do ambiente: Painel para TV! 

Essa é outra vantagem evidente do painel para sala, sendo um dos benefícios que o torna mais atraente. Para ambientes pequenos, os painéis ajudam a manter o espaço funcional {e a salvar seu dedo mindinho dos acidentes mais doloridos do mundo!}. Já para os espaços médios ou grandes, esse tipo de móvel facilita a limpeza e ajuda a dar um ar elegante e refinado ao ambiente. 

Estilo e Design: Empate! 

Nesse tópico há um empate: é possível escolher racks e painéis nos mais diferentes tamanhos, estilos, cores e formatos. Apesar disso, o painel para TV possui um número maior de opções, estando disponível em materiais como MDF, madeira, vidro, mármore ou plástico, além de possuir diversos acabamentos e cores. No entanto, o impacto de ambos os móveis na decoração pode ser o mesmo, bastando apenas saber como usá-los de forma adequada. 

Preço: Rack para TV! 

O rack é um móvel tradicional e razoavelmente simples, fatores que fazem com que seja a opção mais acessível na hora de decorar a casa. Embora possua preços inferiores em relação aos painéis para TV, essa segunda opção ainda ganha se ponderarmos a relação custo x benefício, justamente por ser mais moderna, versátil e prática. 

E você, prefere o painel para TV ou Rack? Conte nos comentários!

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

3 Comentários
  1. Rosani - 23/12/18 - 16h08

    Muito bem explicado. Eu gostei pq deu dica para salas pequenas,em geral só acho para salas grandes. Obrigada amei mesmo show.

    Responder
  2. Alexandre - 23/05/19 - 22h30

    Olá, boa noite.
    Primeiramente, parabéns pelo blog. De muito bom gosto.
    Veja se consegue me ajudar.
    Gostaria de saber onde encontro as informações sobre esse painel de TV em freijó embutido no gesso. Gostaria das especificações e mais fotos.
    É a segunda foto do “PAINEL PARA TV OU RACK: VANTAGENS E DESVANTAGENS.”
    Muito obrigado.
    Abs
    Alexandre

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves