Por Fê Gonçalves  •  21 out 2014
14 Comentários

Os desafios de uma corrida de rua

Fitness

No último domingo aconteceu a corrida de rua do Mc Donalds M5k 2014 ∼ Mulheres em Movimento ∼ e lá estava eu para participar. Fui numa boa, sem pressão de fazer em x tempo (fechei em 32 min, tempo bom para essa distância) ou ser uma das primeiras colocadas. Queria participar, fazer um percurso diferente, pois a prova aconteceu no Centro Histórico de São Paulo e eu nunca corri por lá.

Corrida de Rua Mc Donalds Sao Paulo

Sabia que enfrentaria dificuldades, pois o tempo estava bem seco, o final de semana foi de calor, tinha muita gente participando e ainda fui surpreendida por muitas subidas. Eu já tinha participado de outras corridas, até mesmo pratico na esteira da academia, mas cada corrida de rua tem as suas particularidades, nunca é igual.

Para quem nunca participou de uma prova dessa e tem vontade de fazer vou te dizer que tem o lado bom e o lado não tão bom, mas que não é nada que vá te fazer desistir. São pontos que podem ser um obstáculo, mas são possíveis de enfrentar e de serem superados, se está em busca de desafios.

♥ Tempo x temperatura 

Como a gente faz a inscrição da corrida antecipada, não tem previsão de tempo que acerte como estará o clima e a temperatura no dia. Pode fazer um baita frio, calor ou chover. Normalmente as corridas são bem cedinho, então além de se preparar para correr tem que pensar no seu preparo para enfrentar a temperatura, que querendo ou não influencia. O importante é estar com uma roupa adequada, que seja leve, não atrapalhe os seus movimentos e te deixe livre. Mesmo usando agasalho existem tecidos próprios para quem faz atividade física ao ar livre e protege do frio sem prejudicar o rendimento. Um ponto importante também é a alimentação e a hidratação que te darão energia para fazer todo o trajeto com qualquer temperatura.

♥ Número de participantes x desempenho

Essas corridas estão cada vez mais populares e participam delas desde atletas, maratonistas a corredores amadores ou que só estão lá para experimentar e até mesmo passear…rs… E infelizmente para quem quer correr mesmo atrapalha. Eu senti muito isso no domingo, não consegui ficar tão próxima do ponto de largada e tive que ir desviando de muita gente que já saiu caminhando e eu queria correr, gente, que é o objetivo natural de quem se inscreve para participar da prova. Como tinha várias subidas, muita gente parava para seguir caminhando e o percurso, no meu caso, se resumiu em ficar desviando até alcançar as pessoas na frente que realmente estavam correndo. Confesso que foi um teste de paciência também, sem perder a concentração e trabalhando, principalmente, a respiração porque quando conseguia pegar embalo já tinha que frear, desviar…mas é isso, a prova é aberta para quem quiser participar, não existem restrições se você estiver com a sua saúde em ordem, claro.

Beneficios corrida de rua

♥ O percurso x atrito x esforço

É legal checar o trajeto da corrida, conhecer o caminho por onde vai passar e os obstáculos como os buracos. Correr na rua exige muito mais esforço do que na esteira, o atrito é maior, já que nos aparelhos existem amortecedores que ajudam a amenizar o impacto. Por isso, é super importante escolher um tênis próprio para ajudar a evitar lesões, principalmente nos joelhos, região bastante afetada por quem corre. E quando estiver correndo na rua, fique atenta aos buracos, calçadas, degraus para não tropeçar e cair.

♥ Motivação x desafio

No meu caso participar dessas provas de ruas sempre me deixam mais motivada e me fazem apaixonar cada vez mais pelo esporte. O desafio existe porque a gente não sabe como será a prova e o que encontraremos pelo caminho, é sempre uma caixinha de surpresa. Por isso a importância do treino para ter um pouco da noção de tudo e para conhecer os seus limites. Eu sempre me desafio a fazer a corrida em menos tempo, mas como alguns fatores que acontecem no percurso influenciam ∼ como mencionei acima ∼ o resultado pode não ser o que você esperava. Até mesmo o seu corpo pode não desempenhar tão bem naquele momento, que você está ansiosa pela prova e deseja ir bem. Já que vem treinando e está buscando evoluir, é natural esse misto de emoções. Mas tem que tomar cuidado para isso não acabar te prejudicando, respira fundo e tente relaxar, concentre nos movimentos para deixar fluir.

♥ Preço

As corridas são pagas e existem algumas mais caras, mas que tem uma excelente estrutura e organização, e outras mais acessíveis. Varia entre R$ 50 a R$150, depende da prova. Em todas elas você recebe um kit, com camiseta, sacola ou mochila, lanchinho, algumas tem boné, meia e em todas você recebe uma medalha de participação. Se chegar nas primeiras colocações pode até ganhar prêmio em dinheiro e troféu. Ah, em todas tem os postos de hidratação com distribuição de água durante o percuso, assim você não precisa se preocupar de levar uma garrafa. Quando cruza a linha de chegada, normalmente ganha frutas, como banana ou maçã, e uma bebida isotônica (tipo Gatorade) para repor sais minerais e hidratar.

Essas são algumas das minhas observações, o que eu pensei passar com esse post é um pouco da experiência que tenho nas corridas de rua para caso não tenha participado ainda e está curioso para saber como funciona. Eu adoro esse tipo de prova e sempre que possível participarei. Para quem já corre acho que é uma excelente forma de se desafiar e evoluir no esporte.

Mulheres em movimento Mc Donald 5k

E você tem vontade de participar de corridas de rua? Quem já correu me conta um pouquinho da sua experiência! 😉

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

14 Comentários
  1. Rose Camilo - 21/10/14 - 09h37

    Bom dia!!!! Foi também a minha primeira corrida, eu comecei há pouco tempo treinando em esteira, mas fiz em 38 mim foi um sonho realizado. Agora não quero parar de correr, pra mim correr é vida liberdade, emoção é simplesmente superação. Quem leu minha história aqui no blog vai entender o que estou falando, correr é vida.
    bjsss Fernanda brigada pelo espaço e parabéns pela matéria tá lindaaaa. Bjsss Até a próxima corrida.

    Responder
  2. Carol R. - 21/10/14 - 11h23

    Fe
    Sou a louca do exercício físico, mas correr não é meu forte. Eu corro se precisar, mas não amo. Quando vou correr prefiro correr na rua, sem duvida. Amo a ideia de me distrair vendo as pessoas. Ah, nunca participei de nenhuma corrida
    bjos

    Responder
    • Fê Gonçalves - 21/10/14 - 11h27

      Se você gosta de correr na rua, participar de uma corrida desse tipo será mais fácil. Quem sabe um dia…Beijos

      Responder
  3. Sabrina - 21/10/14 - 13h22

    Aeee, post ótimo para informar quem está começando!
    <3
    bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 21/10/14 - 13h25

      Oi Sá, que bom que gostou, adorei a sua visita, muita honra ver você por aqui. Vamos continuar firmes no nosso projeto fitness \0/. Um beijo!!

      Responder
  4. Lala Ismerim - 21/10/14 - 13h41

    Primeiro preciso começar a correr, coisa que ainda não consigo.
    Mas acho essas corridas de ruas bem interessantes.
    Beijo

    Responder
  5. Alessandra Castro - 21/10/14 - 14h15

    Olá Fê !

    Que bacana uma corrida de rua…. Nunca participei mas é um esporte que gosto muito.

    Sempre gosto de intercalar minhas atividades físicas entre caminhar, correr ou pular corda. Endorfina é tudo de bom !

    Adorei as fotos, principalmente as selfies…

    Beijos e Sucesso sempre.

    Ale Castro
    http://www.encontrodebeaute.com

    Responder
    • Fê Gonçalves - 21/10/14 - 14h24

      A corrida é um esporte muito gostoso, Ale, e intercalar com caminhadas é uma boa forma de começar. Fico feliz que gostou! Beijos e obrigada

      Responder
  6. carol coelho - 21/10/14 - 22h59

    Fê, eu to super querendo correr uma prova de rua. Até fiz inscrição numa meia maratona aqui do ABC, mas acabei não indo porque era o dia que meu marido chegava de viagem. Queria saber se tem algum site, ou alguma forma de ficar sabendo das corridas e se preparar para elas. Pq na minha academia não tem aquele pessoal empolgado para correr, o povo lá gosta só de puxar ferro mesmo, hehehe, e eu acabo não sabendo com a devida antecedência. Bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 22/10/14 - 08h53

      Oi Carol, não conheço um site específico que tem a agenda de todas as corridas. Já vi revistas fitness que dão agenda e existem alguns sites e fan pages no Facebook de organizadores desses eventos que divulgam as corridas. Dois exemplos são a Latins Sports e a ChipTiming. Existem vários desse tipo. Essa corrida do Mc Donalds descobri pelo Facebook é bom seguir os perfis dos organizadores de eventos esportivos que eles divulgam. Beijos

      Responder
  7. Joana Luiz - 26/10/14 - 16h34

    Olá Fe,
    também partilho deste gosto pela corrida. No dia 19 fiz os 10km na maratona internacional de São Paulo e domingo vou fazer a minha primeira meia maratona! 😀
    Já fiz algumas provas mas a que mais gostei a nível de organização foi a Adidas boost endless run no Joquei Club, mas a nível de percurso gosto mais das da USP ou do Ibira.
    Em SP há corridas todas as semanas, mas acho bastante caras. Em Dezembro vou fazer duas em Portugal, uma na minha cidade que custa 7,50 euros e a São Silvestre de Lisboa, que deve andar à volta dos 20 euros.
    Para saber sobre a agenda das corridas, geralmente vejo neste site: http://www.correrpelomundo.com.br/busca-por-corridas/calendario-de-corridas-2014/
    bj.

    Responder
    • Fê Gonçalves - 26/10/14 - 16h47

      Oi Joana, parabéns pelo o seu engajamento e obrigada pelo belo comentário. Também gosto bastante do percurso da região da USP e do Ibira, por ser mais arborizado é mais agradável correr. Realmente existem corridas caras, por isso é preciso selecionar algumas para participar e infelizmente não dá para fazer todas. Valeu pela indicação do site, vou olhar a programação das próximas corridas. Um Beijo

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves