Por Dri Adorno  •  25 fev 2015
6 Comentários

Operação Madrinha: Com que roupa eu vou?

Casamento

Toda madrinha sabe a importância que tem no casamento, afinal, além de ajudar a noiva no que for preciso, ela tem que fazer parte da vida do casal daquele momento em diante, como parte da história deles. Eu até já falei um pouco sobre a importância do papel dos padrinhos aqui e no post de hoje vou falar sobre um dos temas mais recorrentes que envolve as madrinhas em um casamento: o vestido! Antes, durante e depois da cerimônia esse é um assunto que gera inúmeras conversas, já que cabe a madrinha escolher um look lindo que combine com a celebração, que agrade os noivos e a faça ficar confortável. Parece fácil, mas nem sempre é, e para ajudar as madrinhas “to be” a escolher a roupa do dia separei algumas dicas!

Vestido Casamento Madrinha

Imagem: Etsy

♥ Converse com a noiva
Quando chega a hora de decidir realmente qual será o vestido de madrinha que você irá usar, o primeiro passo é conversar com a noiva! Algumas noivas são mais tranquilas e não estabelecem regras, porém, outras têm em mente EXATAMENTE o que querem no altar, então é sempre bom alinhar as expectativas. Apesar de ser um hábito de países como os EUA, no Brasil tem se tornado cada vez mais comum as noivas escolherem uma mesma cor, ou então, um tom de cor para suas madrinhas usarem. Por isso, se você for chamada para madrinha e não quiser/ou então, não tiver dinheiro para comprar um vestido novo da cor estipulada (às vezes acontece), converse com a noiva logo de cara para chegarem juntas em uma solução. Transparência e diálogo são muito importantes nessas horas e, com certeza, a noiva vai fazer de tudo para que todas as madrinhas se sintam confortáveis. O que não vale é “surpreender” a noiva no grande dia! Lembre-se que ela planejou muito a data e quer que tudo saia do jeitinho como sonhou, se a madrinha não topar ou não concordar com qualquer “dress code” imposto, deve deixar claro e se for o caso não participar como madrinha.

Vestido Madrinha Casamento

Imagem: MODwedding

♥ Cores proibidas
Como falado no tópico acima, normalmente a noiva que define o que quer para as madrinhas, mas mesmo que a noiva seja tranquila e não imponha regra nenhuma existem cores que são polêmicas para o look de madrinha e que devem ser evitadas: Preto e Branco (ou variações como pérola, marfim, off white). O preto deve ser evitado para madrinhas (essa regra não se aplica para convidadas) simplesmente por ser uma cor que é remetida ao luto, tristeza, que são sentimentos opostos aos que as pessoas sentem em casamentos. Claro que algumas noivas não ligam para isso, mas é sempre bom alinhar com elas antes de cogitar aquele seu vestido preto lindo como opção. Já o branco, é bem óbvio, não é? Nenhuma madrinha deve querer chamar mais atenção, ou estar muito parecida com a noiva, além de ser deselegante, com certeza gerará inúmeros comentários e fará com que a madrinha e a noiva se sintam mal. Tons claros como pérola, marfim, também devem ser evitados. Tons de nude devem ser mostrados antes para a noiva, pois algumas optam por casar com vestidos off white ou não tão brancos, e se o nude da madrinha for muito claro pode acabar ficando parecido demais com o da noiva.

Vestido Madrinha Casamento1

Imagem: The Coveteur

♥ Respeite o estilo, horário e proposta da festa
É muito importante a madrinha entender como será a festa e o que os noivos têm em mente, pois casamentos de dia exigem vestidos diferentes de eventos noturnos. É importantíssimo respeitar o horário e o local, por exemplo, durante o dia as madrinhas muitas vezes podem escolher cores mais alegres e vibrantes, vestidos estampados, tecidos mais leves e até mesmo caso seja um casamento na praia ou um casamento íntimo, vestidos mais curtos. Já eventos noturnos normalmente permitem cores e tons mais sóbrios, e também mais brilhos e bordados, pois o momento exige uma formalidade maior. Também vale a madrinha considerar se terá celebração na igreja, para evitar decotes muito profundos ou vestidos sensuais demais para o altar.

Vestido Madrinha Casamento2

Imagem: The Perfect Palette

♥ Sinta-se confortável
Além da escolha do vestido é importante a madrinha levar em consideração a escolha de acessórios e sapatos. Normalmente ela ficará muito tempo de pé, por isso, calçados confortáveis com saltos que não machuquem seus pés são fundamentais, bem como vestidos que as deixem a vontade (para não ficarem no altar, na frente de todos, arrumando o decote, ou subindo a alça, por exemplo).

Aproveitei esse post e selecionei vestidos lindos para inspirar madrinhas em diferentes tipos de casamento, vale conferir:

Vestido Madrinha Casamento5

Madrinhas de Casamento

Vestido Madrinha Casamento4

Isabella Narchi | Palpite de Luxo

Vestido Madrinha Casamento6

Vestido do Dia | Casar é um barato

As dicas são básicas e algumas podem parecer até óbvias, mas é sempre importante lembrar e estar preparada para ser a melhor madrinha possível! E você, já foi madrinha e tem alguma dica que queira dividir com a gente? O que achou das dicas de hoje? Sua opinião é muito importante para a noiva blogueira aqui, por isso, se quiser compartilhar dicas, dúvidas só mandar um e-mail, comentário, marcar no Instagram…! 🙂

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, Assessora de Imprensa, noiva, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!
Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

6 Comentários
  1. Carol R. - 25/02/15 - 12h38

    Acho uma missão bem difícil escolher o look da madrinha. A ultima vez que fui madrinha foi em um casamento na praia, foi mega complexo.
    bjs

    Responder
    • Dri Adorno - 25/02/15 - 16h04

      E é realmente muito difícil Carol.
      Toda vez em que fui surgiram mil dúvidas e buscas em lojas/casa de amigas para achar vestido.
      Dá trabalho, mas no final vale a pena 🙂

      Responder
  2. Camila Faria - 25/02/15 - 12h54

    Nunca fui madrinha, mas acho importante entender as expectativas da noiva, afinal, o dia é dela, né???

    Responder
  3. Glena M. - 25/02/15 - 19h49

    Passei por essa situação esses dias. Achei que não fosse sobreviver, mas no final deu tudo certo! hahaha
    Não achava o vestido de jeito algum e como não queria gastar muito, foi mais difícil ainda.

    Adorei o post! <3

    Beijoss

    Responder
  4. Lala Ismerim - 26/02/15 - 09h48

    Olha, acho que a parte mais difícil é escolher o vestido.
    Ainda não fui madrinha de casamento mas acho lindo quando a noiva determina uma cor ou tom para os vestidos.
    Beijo

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial