Por Fê Gonçalves  •  31 dez 2020
0 Comentários

Sugestões de materiais incríveis para bancadas de cozinhas

Decoração, Lifestyle

A cozinha é um ambiente com muita atividade. Nesta zona da casa, as pessoas devem limpar e preparar os alimentos.

E é interessante que elas possam fazer isto sobre uma superfície lisa, firme e resistente para corte. E esta superfície é bancada de cozinha ~ e quanto mais puder ter no ambiente, melhor. 

Só que, numa situação como esta, é preciso saber escolher o material certo. Descubra algumas opções muito boas neste post!

Imagem: Gabriela Mendes

Formatos diferentes para a bancada de cozinha

Pode-se adotar vários modelos diferentes de bancada de cozinha. Isto vai depender do próprio layout previsto para a arquitetura da casa, estabelecido em projeto de interiores. 

Ela pode formar um desenho em fita ~ sem interrupções, caso o fogão for embutido, tipo cooktop; em ‘L’; em “U”; ou outro. Será o produto da forma encontrada de melhor aproveitar a área do ambiente.

Às vezes, a proposta de arquitetura da casa prevê a criação de uma ilha para a cozinha ~ chamada de “gourmet” ~ ou um balcão auxiliar ~ para uma cozinha tipo “americana”. 

Também tem o caso quando há a integração da cozinha com a lavanderia; e, assim, a bancada vai até o outro ambiente, enfatizando esta união. E quando a própria bancada se “dobra” e vira um painel, cobrindo a parede atrás da pia e do fogão, protegendo a estrutura.

Imagem: Luciane Cândido

Imagem: Mariela Uzan

Imagem: Jannini Sagarra Arquitetura

Que materiais usar na bancada de cozinha?

A alternativa mais comum escolhida para bancada de cozinha é a pedra. Mas existem muitas variações deste material e nem todas servem para fabricar tal tipo de peça. 

O mármore e suas variações, como o crema, por exemplo, deveriam ser descartados, por conta das suas características. O granito também é muito utilizado, mas não é o melhor. Uma opção bem sofisticada é o corian, extremamente resistente.

Agora, a opção mais acessível de material para bancada de cozinha é o quartzo. Trata-se de uma pedra industrializada, de aparência uniforme e não porosa, ou seja, que não absorve líquidos. 

Uma variação dela é o silestone. A mesma vem com quase 95% de quartzo e o restante em resina poliéster. Apresenta ainda mais resistência e pode vir numa maior quantidades de cores.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Criatividade em materiais para bancadas de cozinha: como inovar?

Neste último tópico, falaremos daquelas opções menos óbvias de materiais para bancada de cozinha. Em raras publicações de sites e revistas de decoração, podemos ver exemplos de cozinhas com bancadas de tijolinho ou pastilhado. 

Estas opções não são boas, pois dificultam a limpeza dessas superfícies. O ideal é que haja o mínimo de juntas e recortes na área ~ com exceção da “zona úmida” ao redor da pia, mais do que necessária.

Imagem: Archdesign Studio

Uma alternativa muito utilizada para bancadas em arquiteturas nórdicas, principalmente de cozinhas compactas, é a madeira. Agora, mais do que saber escolher o tipo de madeira para se fazer isto, é necessário planejar o seu tratamento de impermeabilização. 

Este detalhe é de extrema importância; é o que definirá o tempo de duração da peça. Sem esta proteção, corre o risco da bancada trabalhar com o calor e umidade.

Uma boa madeira ~ menos porosa possível e sem trincas ou rachaduras~, devidamente tratada e impermeabilizada, poderá durar por anos como bancada de cozinha. 

Se você é um dos que teme esta ideia, pode deixar o material apenas para uma área de bancada, ilha, mesa ou carrinho auxiliar. Lembrando que placas de madeira ficam lindas mescladas com placas de pedra, por exemplo ~ veja os exemplos nas imagens.

Imagem: Revista Viva Decora

A última dica é a realização de uma bancada de cozinha em concreto. O granilite ~  tipo de cimento mesclado com pedriscos ~ é uma forte tendência no momento. 

Outra ideia bastante em alta nas propostas de decoração de cozinha são as bancadas de cimento queimado. Ambas as soluções, para dar certo, precisam receber uma película externa de resina transparente; mas, no fim das contas, devem ficar lindas e práticas.

Imagem: Nanoprice Marmoraria Online

Então, qual desses materiais você achou ideal para sua cozinha? Vamos lá, invista nessa remodelação agora mesmo!

*As dicas de decoração para bancada de cozinha foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.