Por Fê Gonçalves  •  01 fev 2016
5 Comentários

O que são calorias vazias e quais alimentos evitar

Fitness

Ah, as danadas e irresistíveis calorias vazias, como evitá-las? O que fazer para não sentir vontade de comer alimentos que não agregam para a nossa saúde? Muitos pensam em se manter longe delas somente quando estão de dieta para emagrecer. Mas quanto mais ficarmos afastadas delas, estando de dieta ou não, é melhor…

post sobre como evitar calorias vazias

Desde que mudei os meus hábitos não consigo mais comer lanches pesados e gordurosos, batatas fritas, torresmo {carne de porco em geral}, chantilly e por ai vai…só de ver essas imagens do post me dá enjôo…

E como faço para viver sem isso? Coloquei como objetivo na minha vida de viver uma vida saudável e fui trabalhando a minha cabeça, escolhendo melhor o tipo de alimento que daria para o meu corpo. Pensar no futuro e em como eu gostaria de viver e estar daqui uns anos também me ajudou a exercitar e me reeducar.

Alguns vêem isso como extremismo, eu vejo como opção, escolha e estilo de vida. Cada um escolhe o caminho que quer seguir e essa foi uma das escolhas que fiz!

Algo que sempre me questionei quando batia uma vontade de comer qualquer tipo de junk food: essas calorias valem realmente à pena? Ou será um prazer passageiro que depois me trará algum tipo de mal estar e outras consequências? Assim fui passando a refletir o valor nutricional de cada alimento que passei a ingerir.

post sobre como evitar calorias vazias

♥ O que são calorias vazias?

São alimentos cheios de energia, mas que não oferecem nenhum benefício nutricional para a saúde. Eles não tem fibras, vitaminas, minerais…nada de nutrientes.

♥ Quais alimentos tem calorias vazias?

Lanches prontos, batatas fritas, refrigerantes, salgadinhos, bolachas recheadas, guloseimas {bala, pirulito, chiclete}, refrigerantes…a lista não termina por aqui, tem muito mais alimentos, que em geral transbordam açúcar, gordura saturada e trans, são fritos, cheios de sódio, conservantes e aromatizantes.

♥ Quais tipos de alimentos priorizar?

Primeiramente e o que qualquer nutricionista vai afirmar é: devemos pensar no valor nutricional dos alimentos ao invés de pensar só na quantidade de calorias que vai ingerir. Pratos coloridos e que tenham alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais, proteína e gordura boa são as melhores opções para manter uma alimentação equilibrada.

Tudo bem que se estiver de dieta para emagrecer vai priorizar alimentos menos calóricos, até mesmo frutas como manga, uva e banana. Mas não vivemos a vida toda de dieta, essa fase é passageira,  depois é preciso mudar hábitos e se reeducar para manter. As frutas que acabei de citar, por exemplo, são calóricas, mas ricas em fibras. É muito melhor comer uma manga geladinha {humm, adoro!} do que bolachas recheadas.

É essa a ideia, entendeu o espírito da coisa? Quem quer manter o peso  e mudar a alimentação precisa exercitar isso até se tornar um hábito. Depois torna-se natural selecionar e priorizar os tipos de alimentos que vai ingerir.

Um plano alimentar completo e balanceado vai priorizar alimentos orgânicos, antioxidantes, ricos em fibras, com boa carga glicêmica, carboidratos de boa qualidade {integrais}, ervas, especiarias que nutram, regeneram e protejam o organismo de doenças.

Claro que cada pessoa tem uma necessidade e individualidade nutricional, que leva em consideração o seu estilo de vida, histórico de doenças familiares…enfim, é sempre bom se conhecer e procurar orientação médica.

Alguém por aqui tem feito escolhas alimentares mais saudáveis para si?

Espero ajudar quem já anda refletindo os seus hábitos e quer reduzir ou parar de consumir calorias vazias. Boa semana para nós!!

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

5 Comentários
  1. Carol R. - 01/02/16 - 12h18

    Volteiiii, bom quanto a isso evito tudo que é caloria vazia.
    bjs

    Responder
  2. Lala Ismerim - 01/02/16 - 12h55

    Quando tiramos gordura da alimentação não conseguimos mais comer novamente.
    Ainda nem tirei totalmente mas tem coisas que comia e vou comer e sei lá, não consigo mais. O paladar vira outro também né?!
    Um dia ainda chego no seu patamar! De alimentação e exercício! hehehe…
    Beijo

    Responder
  3. Camila Faria - 01/02/16 - 13h17

    Também não consigo mais comer algo muito gorduroso ~ o meu corpo desacostumou MESMO e eu passo até mal se insistir no erro. Mas de vez em quando não resisto a uma junk food! 😉

    Responder
  4. Livia - 01/02/16 - 20h20

    Eu estou tentando. Estou tirando aos poucos, mas fritura e refrigerante são coisas que eu não como faz tempo e não me fazem falta mesmo. Meu problema são os doces, esses mesmos, industrializados, bolachas, etc…mas to tentando rs.
    Bjs

    Responder
  5. Carol Sisson - 01/02/16 - 23h08

    Fê, adorei o post! Aos poucos também estou mudando os meus hábitos alimentares e me sinto bem melhor… Beijos!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves