Por Fê Gonçalves  •  19 set 2014
10 Comentários

O que o Açaí tem de bom?

Fitness

Eu AMO açaí!!! Essa bebida é o meu vício, acredite, gosto muito mais do que comer chocolate ou tomar sorvete. Aliás, um suco ou uma tigela de açaí com banana e granola substitui facilmente qualquer outro doce, no meu caso. Outra opção que gosto muito e só encontrei no restaurante Pé no Parque, em São Paulo, é a versão Shake de Soja, que é o suco de açaí bem consistente batido com leite de soja. Uma delícia!

Muitos de nós já ouvimos ou lemos em algum lugar que o açaí é calórico e pode engordar. Na verdade sim, por ser altamente energético e ainda vir acompanhado de frutas, granola, frutas secas ou de paçoca, leite condensado, leite Ninho, o alimento se torna hipercalórico e se consumir grandes porções, com certa frequência, e ainda não tiver hábitos de vida saudável com certeza o ponteiro da balança vai aumentar.

Como eu gosto muito da bebida {se deixar eu tomo todos os dias}, faço atividade física e tenho uma alimentação equilibrada, às vezes bate aquela dúvida se estou consumindo da forma correta. Por isso, fiz uma pesquisa e também conversei com a nutricionista Julia Mello, da Press Juice Brasil, para saber mais sobre os benefícios que o açaí proporciona para a nossa saúde e as suas funções.

Processed with Rookie

Processed with Rookie

♥ A origem do açaí

O açaí é um fruto tipicamente brasileiro, especificamente de terras paraenses, que conquistou o coração de muitos de nós. Ele é extraído de uma palmeira e seu fruto na cor púrpura pode ser obtido por todo o ano, com alta estação entre os meses de agosto e dezembro.

♥ Propriedades e funções

É um alimento funcional, energético, antioxidante, com poder de evitar os radicais livres e de melhorar o sistema de defesa antioxidante do fígado, colaborando para a eliminação de toxinas do organismo. Auxilia na prevenção de doenças como o câncer, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, neurodegenerativas e alergias. Conta com diversos minerais como o manganês, que é super importante para os ossos, para melhorar a contração muscular e a transmissão do impulso nervoso. É rico em vitamina E, diminui a vontade de comer doces e ajuda aumentar a nossa longevidade. Quer mais do que isso, gente, só tem coisa boa! 🙂

♥  Atenção as combinações

O açaí é uma ótima opção para quem pratica atividade física, apesar do seu alto valor calórico, também pode auxiliar na perda de peso. Porém tem que ter cuidado com as combinações que escolhe para não ter efeito contrário, justamente algo que a gente não quer. Opte por frutas como banana, mamão, abacate, nozes, amêndoas, chia, óleo de coco, iogurte sem gordura e açúcar, coco ralado e whey protein. Consuma com moderação granola, mel e suco de uva integral e, por fim, evite leite Ninho, paçoca, leite condensado, açúcar e xarope.

♥ Qual o melhor horário para tomar

Antes de praticar atividade física é uma boa por garantir energia durante o exercício. Além disso, foi descoberto também que o açaí tem propriedade vasodilatadora, ótima opção para pós-treino, pois melhora a absorção de proteína e diminui o estresse  sofrido pelo músculo durante a malhação. E, como sempre digo, o equilíbrio é o nosso grande aliado na vida! Não exagere na quantidade, consuma o açaí uma vez por dia, de preferência de cada 3 a 4 dias e não diariamente.

♥ Dica Top da Julia

A ação antioxidante do fruto é potencializada durante o sono. Então, uma opção de gordura boa e antioxidante antes de dormir é o açaí, pois evita o estresse oxidativo enquanto dormimos {diminui os radicais livres} e dá energia para nosso organismo funcionar bem. Tem um alto valor energético? Tem! Aproximadamente 60kcal em 100g, mas tem um alto valor nutritivo! Vamos nos apegar mais na densidade nutricional do que na contagem de calorias, que o resultado vem. Ah, essa dica de tomar o açaí a noite vale para quem malha nesse período, quem não tem o hábito de fazer atividade física, recomendo conversar com um profissional nutricionista para avaliar se esse alimento é ou não adequado para o seu estilo de vida.

IMG_1683_Fotor_Collage

Esse post só fez o meu amor pelo açaí aumentar…hahaha…

Espero que essas informações sejam úteis para avaliar melhor a forma que vai consumir esse alimento rico em benefícios para a nossa saúde e bem-estar.

Agora me conta, você curte açaí também?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

10 Comentários
  1. Camila Faria - 19/09/14 - 10h33

    Nossa Fê, temos em comum esse amor por açaí! Gosto muuuito mesmo, mas tem tempo que eu não tomo um bom açaí. Fiquei com vontade, desse final de semana não passa!

    Responder
  2. Georgia Visacri - 19/09/14 - 16h08

    também gosto <3
    há anos não como a fruta batida, meninas, mas eu só encaro se estiver muito quente e adoro com todas as gordices mencionadas. Aí fica difícil, né?
    às vezes compro a polpa no mercado para bater com leite, adoro!

    Fê, obrigada pelas palavras carinhosas lá no blog, fiquei feliz!
    beijos

    Responder
  3. Camila Tuan - 19/09/14 - 21h54

    Eu sou louca por açaí, e sou igual você, troco chocolate e sorvete por ele.
    Já gostava demais e agora de saber como faz bem, gostei mais ainda.
    Eu também já ouvi falar que ele é bom pro colesterol.

    Beijos

    camilatuan.com

    Responder
  4. Natalia - 20/09/14 - 13h03

    Não sabia de todas as propriedades do açaí, eu acho uma delícia. Tomo demais no verão! E nunca provei com leite ninho, que ideia maravilhosa, deve ficar bom demais 🙂

    Responder
    • Fê Gonçalves - 21/09/14 - 18h32

      Esse negócio de açaí com leite Ninho é da minha cidade no interior, aqui em São Paulo não é comum também. Beijo

      Responder
  5. Leandro Elias - 20/09/14 - 15h01

    Eu nunca tomei acaí, não sei por que, mas nunca tomei.

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial