Por Dri Adorno  •  29 nov 2017
4 Comentários

O que escrever no convite de casamento?

A Melhor Escolha, Casamento

Já fiz alguns posts falando sobre convite de casamento: um sobre dicas para escolher e outro com inspirações de convites para padrinhos. Pensando sobre esse tema acho que ainda dá para explorar mais alguns tópicos…

O que escrever em um convite de casamento clássico e informal

Imagem: Papel & Estilo

Mesmo sabendo que não é muita gente que valoriza o convite de casamento, eu simplesmente AMO. Primeiro porque adoro itens de papelaria em geral ∼ guardo todos os convites de casamento que recebo; segundo porque acho que o convite ajuda a dar o “tom da festa” e a preparar os convidados para o que está por vir.

Lembro que quando estava preparando o meu convite fique na dúvida sobre o que colocar. Acabei pesquisando bastante, por isso divido aqui os principais achados, que independente do layout/tipo de convite valem de maneira mais geral:

Fonte – ajuda no estilo do convite

Escolher a fonte {tipo de letra} do casamento ajuda a definir como será o convite: não adianta querer um convite bem informal com uma letra super rebuscada e cheia de curvas, pois a mensagem ficará confusa para os convidados.

Convite clássico: normalmente é com fontes mais trabalhadas na parte de fora e nos nomes dos noivos. Tem gente que até coloca um brasão com as iniciais {que pode ser usado em outros itens de papelaria como menu, guardanapos, etc}. O meu fiz nesse estilo clássico, pois mesmo não sendo uma cerimônia super quadrada, tudo foi mais tradicional ∼ igreja, dança, festa em salão ∼ então, achei que a ocasião pedia um convite mais clássico.

Dicas do que escrever em um convite de casamento clássico e informal

Imagem: Elo7

Convite moderno: é mais informal, pode ser despojado tanto do ponto de vista de linguagem, como de layout: textos podem ter fonte de diferentes tamanhos, cores, direções e diagramação.

O que escrever em um convite de casamento clássico e informal

Imagem: Casarei

Texto – dentro do convite

Não tem regra, mas se você fechar em uma papelaria especializada em convites eles já têm várias sugestões. Normalmente alguns itens essenciais do texto são:

Incluir uma frase: hoje existem várias opções de frases para convite. Eu confesso que queria ter pensado um pouco melhor e ter colocado uma frase de alguma música nossa, por exemplo. Mesmo gostando muito da frase que escolhi, acho que uma música ficaria mais pessoal e quanto mais pessoal, melhor {na minha opinião};

Nome dos pais: os noivos mais tradicionais preferem convites em que os pais convidam {não é obrigatório}. Mas hoje em dia, muitos nem colocam. Há ainda, aqueles que incluem o nome dos pais no convite mas enfatizam que “os noivos convidam” e fica um meio termo entre o que é mais tradicional e uma versão adaptada.

O que escrever em um convite de casamento clássico e informal

Imagem: Leslee Mitchell

O que não pode faltar – independente do layout!

Informações sobre a cerimônia: parece óbvio, mas é fundamental que se coloque o local, data e horário extremamente especificado. E se tiver dois endereços {um de igreja e um de salão, por exemplo} os dois precisam constar no convite evitando dúvidas para os convidados.

Imagem: Lápis de Noiva

Presentes: normalmente os noivos colocam uma tag dentro do convite com os locais para compras de presente. Ou um endereço de um site, no próprio texto. Essa é uma informação que se você não colocar, será “bombardeada” de perguntas de convidados em cima da hora {pois as pessoas sempre querem presentear os noivos de alguma maneira}.

Nome dos convidados e quantidade de acompanhantes: Acredite, se você não deixar claro, virão questionar se podem levar alguém. Se o convite for nominal para uma pessoa e ela tiver direito a levar mais gente, dá para incluir convitinhos individuais para deixar claro o número de convidados. Ex: João e Famíla {escrito na parte de fora e dentro do envelope incluir 4 convitinhos individuais: 1 para o João, 1 para a esposa e 2 para as filhas}.

O que escrever em um convite de casamento clássico e informal

Imagem: Papel & Estilo

Atualmente os nomes têm sido escritos em tags e colocados nas fitinhas dos convites {tanto para modelos tradicionais, quanto para os despojados}, mas muitas pessoas ainda contratam um calígrafo para colocar os nomes nos envelopes.

O que escrever em um convite de casamento clássico e informal

Imagem: Elo7

E vocês gostam de convite? Reparam em todos esses detalhes? Quer deixar sua opinião? Só responder nos comentários abaixo ou me enviar um e-mail no [email protected]

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!

Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

4 Comentários
  1. Camila Faria - 29/11/17 - 18h09

    Oi Dri, eu gosto de convite de casamento que dá uma pista de como o casório/festa vai ser. Acho super simpático!

    Responder
  2. Patricia - 07/01/18 - 22h05

    Oi Dri, adorei essa fonte do primeiro convite com o nome dos noivos.
    Você sabe que fonte é essa?

    Responder
  3. Juliana Silva - 02/05/18 - 02h02

    Bom dia, Por gentileza gostaria de saber quanto está saindo 200 convites “By Kelly B” na cor lilás com roxo
    Grata Juliana

    Responder
  4. Fê Gonçalves - 02/05/18 - 09h34

    Oi Ju, tudo bem? Não vendemos convites, apenas trazemos inspirações, dicas e ideias. Obrigada pela visita no blog, espero sempre te encontrar por aqui. Um beijo

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves