Por Fê Gonçalves  •  29 fev 2016
6 Comentários

O que comer em restaurantes?

Fitness

No post da semana passada dei dicas de restaurantes em São Paulo que conheço e que rola a possibilidade de comer refeições saudáveis. Para quem está em busca ou já tem hábitos de alimentação saudável ou está de dieta, é sempre bom conhecer essas opções para sair, se divertir e comer gostoso sem culpa.

dicas de comidas saudaveis para comer em restaurantes

Hoje vou falar o que tenho costume de escolher nos cardápios quando vou em um restaurante japonês, italiano, self-service, a quilo…comer nesses lugares é sempre um desafio, pois são muitas tentações: entrada com pães e manteiga, massas, molhos, frituras e as sobremesas. Ai é hora de respirar fundo e pensar com cuidado nos objetivos que estabelecemos para nós.

Quando você topa ir em restaurantes como esses é bom se preparar psicologicamente. O mesmo vale se for em festas, como de casamentos, por exemplo. Para a minha pessoa isso já se tornou um hábito, então, não sofro mais. Sempre me preparo antes, o truque aqui é: não chegue nesses lugares com fome, faça um lanchinho leve em casa antes de sair. Coma uma fruta, pode ser uma maçã, vale também uma vitamina, algo que te deixe levemente saciada. Isso pode ajudar a reduzir 20% da sua fome, o que fará uma bela diferença.

dicas de comidas saudaveis para comer em restaurantes

 Comendo em…

♥ Restaurante Japonês

 

Muita gente acaba optando por frequentar restaurantes japoneses por terem a fama de ter comidas leves, já que nos pratos vão peixes e frutos do mar. Mas não é bem assim, a comida não é totalmente leve, é preciso filtrar as opções. Aqui para nós os pratos ganharam maionese, cream cheese e muitos são frituras. O arroz branco também não é uma boa opção, já que leva açúcar no seu preparo. E o que eu faço? Eu amo Temakis, logo peço sempre sem o arroz, só o salmão batido com cebolinha e a alga que é um superalimento {falarei deles em breve}. Shoyo também peço na versão light que vem como menos sódio, mesmo assim não uso muito, tem que ter bom senso. A sopa de soja conhecida como Missoshiru é super leve. Gente, Shimeji e Shitake, que eu adoro, vem com manteiga. Se der para pedir para preparar sem manteiga, vai fundo, senão, coma com controle. Agora, os Sashimis são as melhores opções, invista neles. E se for em um rodízio, peça de sobremesa uma fruta fatiada, eu sempre escolho uma fatia de abacaxi com raspas de limão, é uma delícia! Ah, se gosta de gengibre pode comer a vontade, pois ele é um super termogênico.

Restaurante Italiano

 

Ai as massas, são irresistíveis, não é? Mas calma, dá para comer bem nesses lugares também. Muitos restaurantes {pelo menos em São Paulo}, oferecem massas integrais. Escolha essas, pois o carboidrato é complexo, sacia por mais tempo, colabora com o intestino e aumenta o gasto calórico do organismo já na digestão. Escolha o molho de tomate ao invés do branco e evite o queijo parmesão. Começar pela salada é uma ótima estratégia para não comer muita massa. Para acompanhar, escolha temperos como o azeite e o limão. E como opção de proteína magra escolha frango grelhado, ou peixe, atum, salmão. Humm…Bom apetite!!

Restaurante a quilo e self-service

 

É bem comum frequentar esses restaurantes, os almoços durante a semana de trabalho acabam sempre acontecendo nesses locais, caso não leve marmita. A minha primeira dica aqui é: passeie pelo buffet e veja as opções do dia. Depois disso você conseguirá ter uma visão do que vai colocar no prato. Comece pela salada, evitando o famoso salpicão e as saladas de batata cheias de maionese. Vá de folhas, tomate e legumes temperados com azeite e limão. Prefira o arroz integral e uma concha pequena de feijão. Na hora da proteína, escolha o frango sem pele ou o peixe grelhado. Pule as frituras e as sobremesas, parta para as frutas ou gelatina sem açúcar. Dá para comer perfeitamente saudável, já comi e como sempre, é só querer!

 ♥ Churrascaria

 

Não é o tipo de lugar que gosto de frequentar, como não ando fã de carne não é a opção que vem a cabeça. Mas se não tiver escolha para a minha pessoa e para vocês, não se preocupe, dá para comer saudável em churrascarias também. No buffet a estratégia para montar o prato é a mesma da anterior. Vá de saladas, legumes,  grãos como grão de bico, feijão fradinho, lentinha, arroz integral…Pule as frituras como polenta, mandioca, pastel, batata frita. Fuja das carnes gordurosas como picanha com gordura, linguiça, fraldinha, alcatra e cupim. Escolha frango grelhado sem pele, picanha sem gordura, filé mignon. Tudo com moderação é bem-vindo!

Agora, para beber, em todos eles vale água, sucos e chás sem açúcar.

Tudo isso sem neura e sem se sentir triste por não comer as outras opções que sabemos ser bom evitar para quem quer mudar o seu estilo. Faço isso naturalmente, sem drama, virou hábito. E se acabar provando algo que não estava nos planos, mais tarde ou no dia seguinte compense com atividade física e controle da alimentação.

Vi no Instagram essa imagem e achei que cabia perfeitamente no post:

É isso ai, vamos começar a semana cheia de determinação, foco, força e fé!

Alguém tem esses hábitos para comer em restaurantes? \0/ Não vai deixar só eu aqui sozinha com o meu braço levantando, hein, me conte nos comentários! 🙂

Veja também: 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

6 Comentários
  1. Lala Ismerim - 29/02/16 - 14h45

    A friturinha é sempre uma tentação pra mim! hehehe…
    Mas primeiro coloco bastante salada no prato para não sobrar muito espaço pro resto. Aí consigo deixar as tentações de lado.
    Beijo

    Responder
  2. Camila Faria - 29/02/16 - 17h05

    Quem não AMA sair para comer fora, né Fê? Mas tem que rolar uma moderação mesmo ~ senão não há saúde que aguente!!!

    Responder
  3. priscilla barreto - 29/02/16 - 18h01

    Excelente post Fê!
    Comer fora é tudo de bom, mas tem que moderar mesmo. Eu sempre acho que um japones ou uma saladinha bem caprichada vão super bem! E São Paul é cheio de opções .

    Tem um tempinho também fiz um post sobre alguns fast food que tem uma comida mais light.

    Bjo grande
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    Responder
    • Fê Gonçalves - 29/02/16 - 18h06

      Imagina comendo fora todos os dias, né? Digo no almoço mesmo! Vou ver o seu post, Pri…Um beijo

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram @fegoncalvesoficial