Por Fê Gonçalves  •  10 out 2016
0 Comentários

O lado positivo do horário de verão

Fitness

No próximo final de semana, dia 16 de outubro {domingo}, iniciará o horário de verão que irá até o dia 19 de fevereiro de 2017. Eu amo os dias mais longos, mas sei que muita gente não gosta nenhum pouquinho. Por isso, separei alguns pontos para te inspirar a ver o lado positivo deste período e encarar de forma mais leve

os benefícios e o lado positivo do horário de verão para manter hábitos de vida saudável

Parque Ibirapuera – São Paulo

 

♥ Pratique atividades físicas ao ar livre

Com os dias mais longos é tão gostoso chegar do trabalho e ter a possibilidade de praticar alguma atividade física ao ar livre vendo o pôr do sol. Pensa bem se isso não é algo bom! Você pode correr, caminhar, andar de bicicleta, patins e skate. Pode ir sozinha ou chamar as amigas, amigos, namorado, marido e praticar esportes coletivos como basquete, vôlei, futebol, correr ou pedalar em grupo, entre outros.

Quem gosta de nadar pode até retomar a natação {leia este post: “Dez motivos para adotar de vez a natação“}, pode ser na praia ou na piscina, se deseja treinar com disciplina. Mergulhar é uma ótima pedida para se refrescar e ainda mexer o corpo!

Aproveite para ir ao parque, a praia, praças e clubes. Pense na possibilidade de sair um pouco dos ambientes fechados e ter mais contato com a natureza, ver paisagens, tomar uma água de coco fresquinha depois para hidratar e repor as energias. Acho uma delícia!

♥ Aproveite o verão para rever a alimentação

Eu sei que no verão é irresistível deixar de tomar uma cervejinha gelada com os amigos. Mas essa época é perfeita para comer mais saladas, frutas, lanches leves, tomar muito suco natural, chá gelado e água. Você notará os benefícios rapidinho, sentirá mais disposição e terá grandes chances de eliminar os quilinhos a mais conquistados no inverno.

Agora, quer uma sugestão de suco ou sobremesa geladinha para curtir o verão? Convide as amigas para tomar um açaí, gente! Para quem curte será uma ótima oportunidade de aproveitar o momento com os amigos com uma opção nutritiva de pós-treino. É calórico? Sim, mas é um alimento funcional, energético, antioxidante, com poder de evitar os radicais livres e de melhorar o sistema de defesa antioxidante do fígado, colaborando para a eliminação de toxinas do organismo {confira todos os detalhes no post “O que o açaí tem de bom?“}

Agora, se você sente que o seu corpo leva alguns dias para se adaptar, saiba que essa adaptação é rápida e logo entrará no ritmo. Veja algumas dicas para amenizar possíveis desconfortos que o horário de verão pode causar:

♥ Faça refeições e durma no mesmo horário

Não precisa mudar os horários das refeições e nem da hora de deitar. Mantenha tudo do mesmo jeito, pois o corpo logo entrará no ritmo. Mesmo que não tenha sono, deite e relaxe {evite celular, tablets, notebooks e TV nesse momento} para o seu organismo ir “desligando” aos poucos e condicioná-lo a dormir naquele horário.

♥ Jante refeições leves e evite cafeína antes de dormir

Comida pesada atrapalha muito o sono!! A digestão fica difícil e você tem grandes chances de não se sentir confortável, comprometendo a chegada do sono. Evite também álcool, bebidas a base de cafeína e tudo mais que pode te deixar agitada e sem sono. Caso a insônia insista em querer te deixar acordada, veja este “Guia para você dormir bem“.

♥ Não pratique treinos intensos à noite

Comentei sobre o lado positivo e gostoso de se exercitar depois do trabalho com os dias mais longo, porém não deixe para fazer perto do horário de deitar. Tente ir o quanto antes para dar tempo do seu corpo começar a relaxar perto do seu horário habitual de dormir.

♥ Deixe tudo pronto para o dia seguinte

Se você tem dificuldades de acordar cedo nos primeiros dias, deixe tudo separado e organizado no dia anterior.  Escolha o seu look de trabalho e arrume a bolsa, assim evitará possíveis atrasos, stress e ainda de  esquecer algo importante.

Essas são algumas dicas que acho relevantes para aproveitar os dias mais longos sem comprometer a nossa saúde e qualidade de vida. Pelo contrário, acho que podemos viver e tirar muitos benefícios do horário de verão sem perder tempo reclamando que não gosta de adiantar o relógio.

Quem concorda? Alguém tem alguma outra sugestão ou dica?

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves