Por Fê Gonçalves  •  19 nov 2018
0 Comentários

Luminosos de neon deixam a decoração de sua casa bem mais divertida

Decoração, Lifestyle

A estética dos anos oitenta está em alta na decoração de interiores. E uma das referências dessa década ∼ e que não poderia faltar ∼ são os letreiros luminosos.

Os neons eram vistos em fachadas de lojas, bares, boates e outros espaços comerciais espalhados pelas cidades. Agora, invadiram as casas e aparecem desde a sala de estar ao dormitório de casal, dando um toque bem divertido para os ambientes.

Achou esta ideia estranha? Saiba que os neons tem sido o centro das atenções de muitas propostas de arquitetura e design de interiores.

E se você estava, justamente, buscando uma alternativa de deixar a casa com visual mais divertido, vai adorar as dicas e imagens que selecionamos.

Veja como deixar os ambientes mais personalizados e super modernos. Confira!

Dicas para decorar a sua casa usando a luminação em neon.

Imagem: Marcelo Romão

As vantagens do neon para a decoração de interiores

Antes de surgirem os LEDs, o neon era um tipo de iluminação muito empregado em projetos de decoração, principalmente nos Estados Unidos. Trata-se de um tubo de vidro, moldado nas mais variadas formas e cores, com um mix de gás dentro. Este é ligado em uma corrente elétrica, passando, assim, a brilhar. Sua luz é tão intensa que é impossível de não ser notada ∼ por isso a fascinação das pessoas.

Imagem: Casa Aberta

O neon fica muito bem com qualquer tipo de ambiente, tanto simples e clean quanto romântico e sofisticado. Mas, suas luzes ficam ainda melhor em ambientes futuristas ou lúdicos. Os cômodos tornam-se muito bonitos, com uma pegada retrô, e de atmosfera receptiva. Fora que a peça ainda é um incremento para o sistema de iluminação. Tem como não se encantar?

“É um grande diferencial, além de extremamente charmoso, que remete ao vintage.” ∼ designer Marco Dias Reis, em reportagem de Lopes.

Desvantagens

O neon gasta pouca energia elétrica, exige pouca manutenção e pode ser completamente customizável em forma de palavras ou objetos. Mas, ele também tem suas desvantagens. Seu vidro é muito frágil. Isso quer dizer que ele não pode ser instalado em locais de muita movimentação – ainda mais de crianças e pets. Os fabricantes recomendam que as pessoas nunca tentem fazer isso sem o acompanhamento de um profissional especializado.

Onde usar o neon na decoração residencial

O neon pode ser usado para complementar decorações de quarto, sala, home office e até cozinha. A parede atrás da mesa de jantar, por exemplo, pode ser destacada por uma mensagem inspiradora. Na área do casal, a luz suave da peça brilhante vai criar uma atmosfera mais romântica, sofisticada e intimista. E na zona social, o rebaixo de gesso iluminado vai deixar o cenário mais charmoso e acolhedor.

Imagem: Daniel Winter

Como usar o neon na decoração residencial

Interiores com decoração mais clean, com móveis simples e paredes pintadas em cores neutras, tendem a ficar mais atrativos com uma peça brilhante e chamativa em neon. Não hesite em usar lâmpadas em vermelho, azul ou rosa. Agora se os cômodos já forem coloridos, o neon claro ou em branco é a melhor solução para deixar a decoração balanceada. Pode-se fazer também tom sobre tom, sem problemas.

A escolha da cor, formato e tamanho da peça em neon vai depender de dois fatores. Primeiro, da área livre disponível para a instalação. E segundo da sensação que se quer transmitir. Geralmente, sua luz vai deixar o lugar mais alegre e descontraído. Mas, pode-se conseguir também um efeito mais sóbrio e elegante.

“Em casa dá para montar cenas bem criativas, basta usar esse recurso em pontos estratégicos. Uma boa dica é utilizá-lo em cima de uma cabeceira ou na sala de estar.”∼ designer Marco Dias Reis.

Imagem: Ana Paula Carvalho

Se você não tem uma parede livre para colocar um letreiro de neon na casa, não fique triste. Já existem nas lojas luminárias feitas nesse material e que podem ser apoiadas sobre mesas auxiliares, criados-mudos ou aparadores.

Compre uma delas e deixe sua imaginação fluir! Teste em vários cômodos e descubra em qual lugar ela ficará mais bonita, sem comprometer a decoração.

*Estas dicas para usar neon na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves