Por Fê Gonçalves  •  19 ago 2019
1 Comentário

Dicas para escolher os móveis ideais para varanda e deixar a área externa mais bonita e funcional

Decoração, Lifestyle

Varanda é geralmente um local bem agradável dentro das residências, ideal para reunir os amigos e a família. Mas, para que esse ponto da casa fique mais bonito e confortável, ele vai precisar dos móveis certos. 

 

E esta escolha pode parecer difícil quando se tem tantas opções de peças, em materiais, tamanhos, cores e acabamentos diferentes. Mas, uma coisa é certo, tudo para área externa tem de ser não só bonito como também duradouro.

Todo item colocado em ambientes do lado de fora da casa deve resistir a severas condições climáticas. Além disso, apresentar um design que o faça parecer mais bem integrado aos ambientes no interior da edificação. 

Afinal, é para ser uma área gostosa, que convide as pessoas ao lazer e descontração. Só que para isso será preciso dedicação para deixá-la com algum charme especial. Confira as nossas dicas para saber mais.

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Como a decoração da varanda deve ser

Varandas costumam serem pontos de encontro. A ligação com a natureza, com a paisagem do mundo exterior, é o seu maior atrativo. 

Antes de ir moldando a decoração deste local em sua casa, é preciso pensar no número de pessoas que irão frequentar e quais atividades que se pretende desenvolver no ambiente. Responder estas questões deve facilitar ∼ e muito ∼ na hora de definir os móveis certos para a sua casa.

Imagem: Renata Cáfaro

Não é a toa que as varandas vêm recebido tanta atenção dos projetistas. E é normal ter dúvidas na hora de decorá-las, sim! Afinal, são muitas opções móveis e acessórios. Pode-se fazer o espaço ser, com as peças certas, uma área gourmet, uma extensão da sala, da cozinha ou uma alternativa de escritório. 

O que seria melhor para você? Saiba que para tudo que possa ter imaginado já existe uma gama enorme de produtos a venda.

Imagem: Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos

Repetindo, esteja sempre atento à questão da durabilidade! É preciso que todas as peças escolhidas para a sua varanda transmitam tudo o que você deseja ∼ não releve preferências e gostos de sua família. 

Também há a questão da utilização que será feita do local e o estilo escolhido para ele. Trace um modelo de layout para a varanda e calcule a quantidade de coisas que precisará comprar para compor o cenário como planejado!

Imagem: Bernal Projetos e Studio Canto Arquitetura

Critérios para escolha de móveis para a varanda

Se a varanda da sua casa é aberta ou fechada com vidros, a escolha de móveis para ela deve ser diferente. Na primeira hipótese, por exemplo, acontecerá de as peças pegarem chuva. 

Então, pode-se dizer que a resistência delas precisará se sobressair à questão da funcionalidade. E quando o ambiente for integrado com o interior da casa, nada disso poderá destoar do restante.

Imagem: Bordin & Soares e Move Móvel

Os móveis da varanda devem transmitir a ideia de conforto, devem remeter a esta gostosa atmosfera de ar livre e natureza, a leveza típica desse ambiente. 

Contudo, não necessariamente precisarão ser de madeira. Há opções muito interessantes em plástico, metal e vime também. Escolha os itens que caibam no seu orçamento. É assim: custo-benefício, qualidade e beleza ∼ os fatores para uma varanda perfeita!

Imagem: Manoela Lustosa

Modelos de móveis indicados para varandas

As mudanças no mercado imobiliário fizeram surgir boas opções de móveis para varandas. Mesmo que o ambiente seja pequeno, fora dos padrões, é possível encontrar peças que se adequem a sua situação, como o caso das mesas e cadeiras dobráveis, por exemplo. 

E para deixar tudo mais bonito, uma ideia é incrementar a decoração com almofadas, puffs, esculturas e vasos de plantas.

Imagem: Bárbara Dundes e Degradê Decoração 

Por conta das questões climáticas, a melhor opção de material para móveis de varanda é o alumínio ∼ leve e bem resistente à água.

– Depois há o ferro, que não desbota, mas pode enferrujar. 

– A madeira, que precisa de impermeabilização se for ser usada em áreas molhadas.

– As fibras naturais, que são porosas e não podem ficar à chuva. 

– E, por fim, o plástico, que esquenta ao sol, mas que dura muito mais.

Conhecendo o estilo e as condições locais de sua varanda, saberá quais peças e materiais usar na decoração. Agora, determinar qual o design dos móveis para a varanda é algo que vai depender de uma escolha de estilo. 

Por exemplo, a madeira combina com cenários mais rústicos. E se houver qualquer peça estofada, que seja revestida com tecidos sintéticos, que são mais fáceis de limpar.

Imagem: BY Arq&Design

Podem-se ter armários do lado de fora da casa, como gabinetes para pia. Na mesma linha, estantes, aparadores, nichos e prateleiras. Mas, no geral, as decorações de varanda quase sempre se limitam a bancadas e assentos. 

Os bancos para jardim são muito versáteis e podem ser usados de diversas maneiras neste tipo de espaço. Só que é preciso tentar deixar o local mais aconchegante, talvez usando sofás, poltronas e puffs.

Imagem: Samia Sarayedine Testa

Outras opções de assento para varandas são cadeiras; chaises; futons; e as espreguiçadeiras ∼ boas para cantinhos espaçosos de leitura. 

Como apoio à estes móveis, pode-se usar vários modelos de mesas ∼ redondas, quadradas, retangulares. Bancadas comuns ∼ servindo de base para corte de carnes. E ‘carrinhos bar’, que pode ser lavado de um lado a outro ∼ da sala de jantar a churrasqueira ∼ muito facilmente.

Imagem: Katia Llaneli

Então, o que achou das ideias? Inspire-se para compor uma decoração maravilhosa para a varanda de sua casa!

*As dicas de decoração para varanda foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Camila Faria - 19/08/19 - 15h05

    Ah, fiquei com saudade da minha antiga varandinha… <3
    Móveis lindos, amei!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves