Por Fê Gonçalves  •  17 dez 2018
1 Comentário

Veja como planejar a decoração ideal para mobiliar varandas e jardins

Decoração, Lifestyle

O jardim é um dos recantos mais especiais da casa. Nele, as pessoas recarregam as energias, observando a paisagem, descansando e se divertindo entre familiares.

De fato, o contato com o mundo externo é muito importante para o desenvolvimento do ser humano. E ter plantas neste espaço é fundamental. Mas, para que o cenário fique mais atrativo, é importante haver também certos ornamentos e peças mobiliárias.

Imagem: Bender Arquitetura

O caso é que os móveis que são colocados nas varandas não são iguais àqueles escolhidos para ambientar interiores de residências. Isso porque as peças deverão ficar expostas às intempéries, como ventos e chuvas fortes ∼ com exceção das colocadas em áreas fechadas com folhas de vidro, como é o caso das sacadas.

Pensando nisso, os fabricantes criaram várias linhas diferentes de itens para espaços abertos.

Confira algumas das soluções mais práticas e, é claro, lindas!

Imagem: Move Móvel e Carico Arquitetura

Para que servem e como são as varandas residenciais

Varanda é a área da edificação que une os espaços internos e externos. É um ambiente bastante comum nas plantas de residências construídas em países de clima tropical, como o Brasil.

E, dependendo do caso, apresenta uma relação maior ou menor com a natureza. Tem até alguns exemplares que contém um setor todo voltado à atividade gourmet, com direito a churrasqueira e forno de pizza.

Imagem: Iara Kilaris

Como se pôde perceber, a varanda não é simplesmente um ambiente de transição do meio interno para o meio externo; ou, talvez, apenas um espaço de circulação. A varanda é um local que merece a atenção do decorador, visto que nela muitas coisas diferentes podem ser desenvolvidas.

Assim sendo, todos os objetos escolhidos para ambientar a varanda vão seguir o gosto e os desejos da pessoa; assim como as determinações do decorador. Não há uma necessidade, propriamente dita, de mobiliá-la. Porém, é sempre algo positivo, pois tende a valorizar o imóvel, complementando sua proposta arquitetônica e paisagística.

Imagem: AR Arquitetura

Por limitações de área, geralmente, os móveis escolhidos para varandas de apartamentos não são os mesmos escolhidos para varandas de casas.

Mas, em ambos os casos, é possível ver uma só preocupação por parte dos projetistas, atender as expectativas das pessoas, permitindo a boa realização de suas atividades. E também, conectar suas ideias tanto com a estética da fachada do prédio quanto com a estética do jardim.

Imagem: Cíntia Mara Petronetto

Peças mobiliárias indicadas para varandas residenciais

Sobre as varandas residenciais, tanto o proprietário do imóvel quanto o decorador estão livres para escolher os itens ornamentais e mobiliários que quiserem. Porém, eles devem ter bom senso.

Afinal, todos os elementos ficarão expostos ao tempo e visíveis ao observador ∼ tanto posicionado dentro quanto fora da edificação. Por isso, as peças não devem ser feias, danificadas, fora de contexto ou sem harmonia com o todo.

Varandas precisam ser bem planejadas assim como todos os outros ambientes de casas e apartamentos.

Normalmente, é possível ver, nesse tipo de espaço, conjuntos de estofados, mesas, banquetas, bancos, aparadores, estantes para vasos, seat gardens, redes, pufes e até alguns armários auxiliares. Cada um dos itens deve ser único; e, ao mesmo tempo, seguir um determinado estilo.

Imagem: Pepita Vidal e Paulo Teixeira

Diferentes tipos de móveis para varandas residenciais

Como dito antes, varandas residenciais podem ser totalmente abertas ou ainda serem mantidas constantemente fechadas, não importa. A diferença entre o primeiro tipo de ambiente e o segundo são as possibilidades e limitações decorativas. Mas, em todo caso, a mente criativa e as boas ideias de designers e arquitetos devem ajudar a encontrar as melhores soluções.

Varandas de casas, voltadas para jardins com áreas verdes e piscinas, podem seguir um estilo estético mais praiano ou campestre. Nessa linha, peças feitas em madeira ou com trançados em fibras naturais ∼ tipo vime ou ratã ∼, em cores claras e acabamento rústico, combinarão muito bem.

E para acompanhar, itens têxteis, como almofadas e mantas, em estampas listradas, floridas ou de folhas.

Imagem: Cris Paola

Já as varandas, sacadas e terraços de apartamentos podem combinar melhor com uma estética mais moderna, urbana. Nessa linha, peças em madeira, metal ou plástico, com cores escuras ou cromados e acabamento liso, combinarão muito bem. E para acompanhar, itens têxteis com muita textura.

Imagem: In House

Como integrar os móveis da varanda à decoração dos interiores ou ao jardim da casa

Sendo casa ou apartamento ∼ e de acordo com a proposta do designer ou do arquiteto ∼, os móveis da varanda podem combinar com os interiores ou com o jardim, tanto faz. Em alguns alguns exemplos é possível ver uma relação visual sendo feita com a estética, com as cores e as texturas de um dos dois meios, interno ou externo. E outros com uma ligação visual entre ambos, preparando o observador para a mudança de cenário.

Imagem: Revista Viva Decora

Apesar de fazer parte da área construída da casa, é possível afirmar que a varanda pertence mais ao conjunto do jardim. Por isso, é importante que o decorador trate o quintal também, prevendo todas as atividades que serão desenvolvidas nos mais diversos cantos. A borda da casa pode ser mais bem explorada, liberando, assim, todo o resto para o aprimoramento do paisagismo.

Imagem: MeyerCortez Arquitetura & Design

Jardins e varandas são ambiente muito gostosos! Use nossas sugestões para decorar esse recanto especial de sua casa.

O post com as dicas para escolha de móveis em varandas e jardins foram feitas em parceria com Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Camila Faria - 18/12/18 - 10h17

    Que lindas inspirações Fê! Deu saudade da minha varandinha, viu? um sonho ter um espaço assim (eu teria uma horta bem grandona!). Beijo, beijo :*

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves