Por Fê Gonçalves  •  25 mar 2019
0 Comentários

Modelos de mesa de centro inspiradores para sua casa ficar linda

Decoração, Lifestyle

O que seria de uma sala de estar sem um sofá ou uma televisão? Mas, e a mesa de centro? Para que será que ela serve? Será que ela é mesmo necessária?

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Como ficaria o layout do ambiente sem este móvel? E qual o modelo ideal para cada tipo de cômodo da casa? Bem, é isso que responderemos neste texto!

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

Qual a verdadeira função da mesa de centro em decorações residenciais

Parece até que as mesas de centro estão nas salas de estar de residências apenas para ser mais um complemento de decoração. Só que isso não é verdade.

Esse tipo de móvel pode ter uma funções muito importantes no design de interiores. E, a não ser que o ambiente seja muito pequeno, dificilmente o projetista irá retirar a peça de seu plano de ambientação.

Numa sala de estar, a mesa de centro pode ser uma peça determinante para organização do layout. Essa peça tem muitas serventias. Ela pode ser, sim, apenas mais uma mesa auxiliar, servindo de apoio para objetos ornamentais. Mas, também ser usada em coisas bem mais relevantes, como suporte para colocar lanches e copos de refrescos enquanto a família e os amigos assistem a um filme em casa.

A sala de estar é justamente onde, em geral, as pessoas costumam instalar um aparelho de televisão. E se há um lugar ideal para colocar o controle da televisão é sobre a mesa de centro.  O móvel também pode regular a distância entre o sofá principal e a tela da TV. Entenda melhor no tópico a seguir!

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Quitete & Faria

Como harmonizar a mesa de centro com o layout da sala de estar

A melhor maneira de harmonizar uma mesa de centro com a decoração de uma sala de estar é colocando-a, obviamente, no centro do ambiente.

A peça deve ficar entre os assentos principais e o foco visual mais importante do cômodo ∼ que pode ser uma lareira, uma fonte, um jardim interno ou mesmo um painel para TV. E, por esse motivo, é que o conjunto de estofado é colocado agrupado ao redor.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Marília Veiga

Quando todos os sofás, poltronas, puffs, chaises e outras peças afins são organizados em torno da mesa de centro, é normal que formem um desenho em  “L” ou um “U”.

É deixado um distanciamento adequado de circulação para as pessoas em torno das peças ∼ algo entre de 60 a 90 cm ∼, o que garantirá a boa fluidez de energia no local. Trata-se da forma mais comum de ordenação para uma sala de estar.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Díptico Design de Interiores

O arquiteto ou designer de interiores jamais colocará uma mesa de centro em uma sala de estar sem motivos. Ele vai avaliar a situação e decidir. Se o ambiente tiver dimensões reduzidas, a presença desse móvel mais prejudicará do que beneficiará o layout.

Depois de colocados em planta baixa o rack da TV e os estofados, tendo espaço livre disponível, então é possível pensar em escolher um modelo de mesa.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Carolina Ouro

Quais os modelos de mesa de centro disponíveis para casa

Fazendo uma busca em lojas de móveis para casa, é possível encontrar a venda mesas de centro de vários formatos, materiais, cores e acabamentos diferentes.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Denise Barretto

Tem peças que são redondas e outras que são ovais, quadradas, retangulares e mais. Peças que são mais altas ou mais baixas ∼ às vezes de várias alturas. Peças com linhas retas e onduladas. E peças que são opacas, transparentes e brilhantes.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Daniel Kalil

Algumas mesas de centro são esculpidas em um único bloco monolítico de madeira ou pedra. Outras já são compostas de partes em metal e vidro. E ainda tem aquelas que são encapadas com tecido e eventualmente utilizadas como pufes ∼ sendo mais uma opção de assento para se oferecer às visitas.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Gustavo Motta

Se a pessoa desejar, é possível obter um modelo de mesa de centro ainda mais diferente e compatível com a proposta de decoração estabelecida para a sua casa. Basta encomendar uma peça especial a um fabricante.

As possibilidades são infinitas! O importante é que o móvel atenda as medidas mínimas usuais ∼ algo entre 40 a 80 cm de largura, 60 cm a 1 m de comprimento, e 20 a 45 cm de altura.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Hildebrand Silva Arquitetura

Como escolher o modelo de mesa de centro ideal para sala de estar

Antes de escolher o modelo de mesa de centro ideal para sua sala de estar, a pessoa precisa estabelecer o estilo de decoração que deseja. Isso porque esse móvel precisará combinar com todas as demais peças escolhidas.

Claro que, oportunamente, pode ser interessante fazer um mistura de itens de aparência antiga ou rústica com itens de aparência nova e tecnológica. A opinião de um especialista pode ser necessária no caso!

Não existe qualquer regra que defina qual o modelo certo de mesa de centro ideal para salas de estar. São as características físicas do ambiente, e a estética de sua proposta de decoração, que determinarão as possibilidades.

Toda peça tem chance de parecer boa sendo aplicada de maneira correta dentro do layout. Mas, uma coisa é certa, quanto mais diferente o móvel for, maiores serão as chances do conjunto parecer interessante.

Escolha a mesa de centro perfeita para a sala de estar de casa

Imagem: Renata Basques

Em tese, você pode ter a mesa de centro que quiser na sua sala. Ela poderá ser maciça, vazada ou transparente. Ser feita de materiais extraídos do lixo ou comprada em uma loja de luxo, tanto faz. Estude qual o tamanho ideal para esse móvel.

Depois, pense naquilo que gosta e necessita; e, também, no seu orçamento. Boa escolha!

*As dicas de mesas de centro para decoração da casa foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves