Por Fê Gonçalves  •  29 set 2020
0 Comentários

Puffs: conheça toda versatilidade desses móveis cheios de charme

Decoração, Lifestyle

Ao longo da história do design, já foram criados vários modelos diferentes de puffs. Alguns, são mesmo surpreendentes e traduzem bem os novos conceitos estéticos ou demonstram as novas conquistas tecnológicas. 

Por muito tempo, estas peças serviram até mesmo de instrumento para que artesãos testassem as suas ideias. Agora, elas estão invadindo as decorações contemporâneas.

Imagem: Rodrigo Maia

Os diferentes estilos de puffs

Se você pesquisar na internet verá que existem muitos modelos diferentes de puffs. Alguns levam as cores da moda. Outros apresentam estampas temáticas, que retratam as manifestações de uma cultura. 

Há aqueles puffs de séries limitadas, idealizados por artistas de renome. E os puffs mais comuns, resultado de uma fabricação em série. Você pode usar qualquer um destes modelos em sua casa. Fica ao seu critério a escolha.

Imagem: Díptico Design de Interiores

Imagem: Vivian Coser

Mas o que será que está em alta, em termos de design de puffs versus propostas de decoração de residências? 

Pois bem, certamente, os puffs de linhas retas e cores neutras são aqueles que mais facilmente podem combinar com qualquer estilo de composição ~ quer dizer que eles serão os mais procurados nas lojas. Mas é claro que estas não são as únicas opções com as quais você pode contar.

Imagem: C2HA Arquitetos

Existem também puffs de formatos retangulares, quadrados, redondos e em formatos irregulares. Tem puffs de acabamento liso ou texturizado, de uma única cor ou multicoloridos e estampados. Também os puffs com costuras marcantes e detalhes com botões ou taxas, tipo os em capitonê. E os puffs com estruturas maciças ou vazadas. Muitos destes exemplos podem ser conferidos nas imagens do post.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Marília Veiga

Imagem: MeyerCortez Arquitetura & Design e Roberto Migotto

Puffs criativos!

Agora, vamos falar dos puffs de visual mais arrojado, capaz de mudar a cara da decoração de qualquer casa. 

Para começar, a grande tendência do momento são os puffs com cobertura de tricô. Na imagem, logo a seguir, temos um lindo modelo de puff feito de trançado artesanal de fitas coloridas ~ um charme só! Perceba como o toque de cor destes puffs, em especial, trouxe mais vida para as salas decoradas.

Imagem: Mobiliário Daf e Carolina Ouro

As imagens anteriores provam que os puffs não precisam ter formatos e acabamentos tradicionais como pensávamos. 

Veja o puff em um exemplo que trouxemos com a base de vime e a cobertura estofada. E ainda existem outros modelos, como os puffs com estrutura metálica tipo diamante.

Pesquisando ainda encontramos outros tipos de puffs, com design bem mais curioso. Vamos falar de alguns: os pufões de plástico transparentes; os puffs com cobertura de pele fake e pés palitos; os puffs redondos que imitam troncos de madeira; os puffs baús, tipo recamier; os puffs em módulos para ficar sob a mesa de centro; os puffs feitos de restos de materiais, como os de pneus; os puffs com rodízios; os puffs com capas de jeans; e mais.

Imagem: AH.SIM e Anna Maya Arquitetura

Como usar puffs na decoração, afinal?

Por fim, vamos falar da utilização de puffs em decorações residenciais. Dentro do casa, podemos usar puffs em muitos locais. O móvel é complementar, então explore o seu potencial. 

Use o puff em frente as poltronas e sofás para dar apoio aos pés. Ou sobre racks e aparadores para otimizar espaços. E no lugar de cadeiras, junto a diversas mesas ~ seja na cozinha, sala ou quarto. 

Puffs ainda podem ser utilizados como criado-mudo, como divisores de dois setores de uma sala, como acessórios em um cantinho de leitura e mais. 

E para resumir: existem muitas opções de puffs. Lembre-se: eles podem ser peças-chave de muitas decorações modernas.

Agora imagine situações mais inusitadas. Podemos usar puffs em decoração de banheiros e varandas, por exemplo. 

Contudo, deve-se ter cuidado redobrado nessas situações. Isso porque os puffs estariam expostos a um alto grau de umidade. Então, prefira puffs feitos de fibra sintética com almofadas revestidas de tecido com camada protetora impermeável.

Imagem: Anna Maya Arquitetura e Rodrigo Fonseca

Já decidiu qual modelo de puff vai usar na sua casa? Não faltam opções!

As dicas de modelos de puffs foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves