Por Fê Gonçalves  •  09 jul 2020
0 Comentários

Modelos de lustres tradicionais e modernos para deixar sua casa muito mais bonita

Decoração, Lifestyle

Você já visitou alguma loja de artigos para casa e ficou maravilhada com a seção de iluminação, com todos aqueles lindos lustres e pendentes modernos?

Pensou por que será que existem tantas versões diferentes desse aparelho? E também como é possível utilizar cada um em uma residência? Será que existe um modelo certo para cada ambiente ou cantinho decorado? Responderemos essas e outras questões a seguir:

Imagem: Brunete Fraccaroli

Para que servem os lustres, afinal? 

A maioria dos lustres costuma chamar a nossa atenção logo de cara. Essas peças são impossíveis de passarem despercebidas, sobretudo quando acesas. 

Suas luzes provocam efeitos visuais incríveis ~ e que devem ser cuidadosamente planejados. Podem ressaltar cantos especiais; fazer áreas parecerem mais amplas, claras e profundas; e alterar as cores dos objetos ou a temperatura dos ambientes.

Enfim, os lustres não servem apenas de complemento para as decorações. Na verdade, eles fazem parte de todo um esquema de iluminação para a casa. E tem por objetivo permitir a realização das atividades das pessoas, mesmo quando o imóvel estiver fechado ou quando for noite. Mas, é claro, que devem oferecer muitas outras possibilidades para os interiores do que nós conseguiríamos citar no post.

Imagem: Luiz Sentinger

Por hora, devemos lembrar o que são os lustres. Bem, eles são pendentes instalados na linha abaixo do forro. Os mesmos seriam, portanto, fontes de luz em uma residência; e poderiam oferecer dois tipos de iluminação. 

Por hora, devemos lembrar o que são os lustres. Bem, eles são pendentes instalados na linha abaixo do forro. Os mesmos seriam, portanto, fontes de luz em uma residência; e poderiam oferecer dois tipos de iluminação. 

Por hora, devemos lembrar o que são os lustres. Bem, eles são pendentes instalados na linha abaixo do forro. São, portanto, fontes de luz em uma residência e podem oferecer dois tipos de iluminação. 

O primeiro seria uma luz direta central, com a lâmpada aberta voltada a uma superfície. E o segundo seria uma luz indireta, direcionada para teto ou parede, por reflexão, atingindo outras áreas.

Imagem: Piloni Arquitetura

Onde usar lustres?

Todos os imóveis residenciais vêm, desde a construção, com os ambientes contendo um ponto de luz central no teto ~ que serviria para fornecer uma iluminação geral. 

É claro que, posteriormente, de acordo com a proposta de cada cômodo, pode-se pensar em uma alternativa. Por exemplo, um esquema misto, que tenha não só lustres, mas também luminárias circundando o ambiente, sendo algumas enfáticas.

Imagem: Iara Kilaris

Os lustres, em questão, seriam os aparelhos que são colocados nesta posição central nos ambientes ~ é claro que, em alguns casos, poderiam ser os plafons

Especificamente no caso dos livings, podemos dispensar essa iluminação. Já nos quartos podemos ter luzes por reflexo bem no centro da planta, sobre a cama, e luzes diretas ao lado da cama, sobre o criado-mudo.

Imagem: Vania Maia e Revista Viva Decora

Lustres com luzes diretas, ou seja, com bojos voltados para baixo, servem bem às decorações de salas de jantar. Inclusive, essa é a variação de lustre mais comum que se pode ver nas lojas. 

Contudo, nos exemplos que trouxemos há áreas de refeições com lustres de lâmpadas voltadas para cima. Neste caso, é importante investir nos complementos de iluminação e deixar o teto do cômodo na cor mais clara possível.

Imagem: Studio Due Arquitetura

Os novos modelos de lustres

Os lustres tipo candelabros ~ como os de época ~  ainda são os mais populares, sendo bastante utilizados em decorações, tanto de linha clássica quanto de linha moderna. 

Mas, como já sabemos, há muitos outros modelos deste aparelho à venda nas lojas. E, certamente, os que mais encantam os clientes são aqueles com pendentes de cristal ou cristal acrílico, que brilham de uma forma belíssima, deixando as decorações sofisticadas.

Imagem: Iara Kilaris

Imagem: Iara Kilaris

Outra forte tendência do momento, em se tratando de iluminação de interiores, são os lustres que recebem lâmpadas de LED ~ como os em forma de anéis entrelaçados. 

Mais uma sensação são os lustres vintage ou retrô ~ como os pendentes aramados em forma de diamante, pendentes aranhas, pendentes Sputnik, e pendentes com globos. Claro que existem peças com formas ainda mais ousadas.

Imagem: Cosentino e Carla Felippi

Imagem: Infinity Spaces

Para quem tem medo de ousar, pode optar por peças convencionais ou de desenho mais simples. Por exemplo, há os lustres pendentes redondos com acabamento em tecido. 

Os em vidro cromado oferecem um visual bem futurista para as propostas, assim como os pendentes quadrados. E ainda há os lustres em trilhos e os lustres com braços articuláveis, permitindo se voltar à luz para qualquer ponto desejado. 

Como você viu, modelos de lustres não faltam, basta escolher o ideal para a sua casa.

*As dicas de como decorar ambientes usando lustres foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves