Por Fê Gonçalves  •  04 nov 2019
0 Comentários

Deixe sua cozinha bonita, prática e funcional com o modelo de cooktop perfeito!

Decoração, Lifestyle

Os fogões tradicionais parecem ter ficado para trás. Agora, os queridinhos do momento são os cooktops. Mas porque será que um aparelho como este tem dominado tanto as propostas de design de cozinhas modernas? 

Simples, porque é capaz de deixar estes ambientes muito mais bonitos e práticos.

Imagem: Patrícia Hagobian

O que são cooktops

Resumidamente, pode-se dizer que cooktops nada mais são do que fogões. Mas eles não são fogões quaisquer, claro, mas fogões de embutir e sem forno. Ou seja, eles são bem diferentes dos modelos tradicionais. 

Contudo, sua função continua a mesma: a de esquentar os alimentos. E por que seriam uma forte tendência entre os eletrodomésticos? Porque possuem um visual moderno e elegante ∼ fora a praticidade.

Imagem: GF Projetos

Imagem: INÁ Arquitetura

As vantagens dos cooktops para as cozinhas modernas

Cooktops são capazes de deixar as cozinhas modernas com uma aparência muito mais bonita e clean.

Abrem espaço para mais armários. Deixam as bancadas mais livres para os utensílios. Ampliam a sensação de comodidade. E permitem uma maior flexibilidade do layout. Inclusive o forno, em separado, poderá ser instalado onde a pessoa quiser ∼ talvez numa torre junto do micro-ondas, por exemplo.

Com um cooktop as chances de uma cozinha ser mais prática e bem organizada são as maiores. Tem-se uma maior agilidade na hora de cozinhar os alimentos. 

É fácil manter a superfície do aparelho limpa ∼ e ele não esquenta. Seu sistema é mais eficiente, tecnológico e seguro ∼ se comparado aos modelos tradicionais ∼, evitando acidentes. Então, a economia de espaço seria só um bônus.

Imagem: INÁ Arquitetura

Imagem: Ornare

As melhores tendências em cooktop para a casa

Existem vários modelos diferentes de cooktop e sempre haverá pelo menos um que se adeque ao projeto de uma cozinha. 

Escolher entre um tipo ou outro vai depender de muitas variáveis. A começar por sua potência, pois existem modelos com 2 até 6 queimadores ∼ alguns com funções extras, como desligamento automático ou níveis variados de chama.

Ainda falando sobre a forma de aquecimento de cada fogão, entre os cooktops existem os modelos a gás, os elétricos e os por indução. 

Começando pelo primeiro, é o tipo mais comum, o mais requisitado pelos consumidores ∼ possui a mesma fonte de alimentação que os fogões tradicionais que as pessoas já são acostumadas. E é o único compatível com todos os modelos de panelas.

Imagem: Patricia Bergantin

“Diferente dos fogões, os botões do cooktop são mais difíceis de serem ligados pelas crianças. Outro ponto positivo é que se a chama apagar por qualquer motivo, esse eletrodoméstico possui um sistema que bloqueia a saída de gás, evitando acidentes. Ou seja, além do design mais clean e moderno, o cooktop é mais seguro.” ∼ designer Iara Santos, em reportagem de Clique Arquitetura.

Imagem: Condecorar Arquitetura e Interiores

Imagem: INÁ Arquitetura

 

Imagem: Danyela Corrêa

Os cooktops elétricos costumam apresentar um design bem mais bonito, com uma superfície totalmente plana. Eles são mais fáceis de limpar. Apresentam uma melhor performance, aquecendo os alimentos rapidamente. 

Também têm um controle mais preciso da temperatura; funções de desligamento automático; e timer. Sua única desvantagem é demorar um pouco mais para esfriar.

Imagem: Revista Viva Decora

Imagem: Alex Bonilha

Por fim, tem-se o cooktop por indução. Este modelo também utiliza eletricidade e é plano. Mas, diferente do tipo anterior, aquece as panelas a partir da geração de um campo magnético em contato com a superfície da panela. 

Acredita-se que, assim, neste sistema, os alimentos venham a cozinhar mais rapidamente. E, de todos os três modelos citados, é o que oferece maior segurança de uso, com resfriamento mais rápido.

Imagem: Alex Bonilha

Imagem: Revista Viva Decora

Infelizmente, dentre todos os modelos de cooktops, os elétricos são mais caros. Mas, como vantagem, eles possuem uma indicação de quando as suas bocas estão quentes. E podem vir em placas de vidro ou vitrocerâmica, com um visual que combina perfeitamente com as cozinhas modernas. Claro que a sua estética é algo importante, mas as suas qualidades de funcionamento nunca devem ser desconsideradas no momento da escolha.

Imagem: INÁ Arquitetura

Na hora de comprar um cooktop para casa, confira todas as qualidades do modelo que lhe interessar. Tenha certeza que ele será tão bonito, prático, fácil de usar e de fazer manutenção, claro ∼ assim como você desejar. E se tiver dúvida de como harmonizar o eletrodoméstico à decoração da cozinha, use as imagens do post como fonte de inspiração.

*As dicas de decoração com cooktops foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves