Por Fê Gonçalves  •  13 mar 2020
0 Comentários

Como uma cozinha americana pode integrar os ambientes de sua casa

Decoração, Lifestyle

Muita gente adora receber amigos e familiares em casa. Boa parte destas confraternizações é realizada com o pretexto de compartilhar uma bela refeição…

E durante esta reunião despretensiosa e divertida não faz sentido algum um membro da casa ficar escondido, isolado na cozinha preparando os pratos. 

Pensando justamente nisto é que os brasileiros acabaram adotando o conceito da tal cozinha americana.

Mas, o que viria a ser uma cozinha americana? Bem, é um modelo de arquitetura que propõe um formato totalmente diferente para as cozinhas contemporâneas. 

Neste caso, tal cômodo é mais aberto, integrado a outros ambientes, como sala de jantar ou sala de estar. E, sendo assim, toda esta área seria transformada em um único espaço social, onde todos poderiam interagir ao mesmo tempo, sem barreiras visuais.

Imagem: Ambientta Arquitetura

As vantagens da cozinha americana

Como se pôde entender, imóveis com arquitetura contemporânea geralmente apresentam cozinha americana. Eles seriam mesmo perfeitos para famílias que apreciam estar em união e receber convidados. 

De algum modo, este modelo é mais otimizado e deixa a casa mais prática e funcional, com energias equilibradas. Não é a toa que se tornou tão popular ao redor do mundo.

A ideia de poder integrar ambientes é uma solução que apresenta resultados ainda melhores quando a ideia é valorizar imóveis pequenos, com cozinhas compactas. 

A única desvantagem nesta equação seria, justamente, aquilo que é apontado como vantagem. Isto porque, com os ambientes expostos, nada poderá ficar escondido aos olhos, nem mesmo uma louça suja. Mas, ainda sim, a integração vale muito a pena.

Imagem: Rua 141 Arquitetura

O layout ideal de uma cozinha americana

Para que a cozinha americana não comprometa a harmonia de outros espaços dentro de casa, certos cuidados devem ser tomados. 

Para começar, o seu próprio layout não deve ultrapassar o limite de sua planta ~ mesmo que a divisão sala e da cozinha seja uma ilha. Uma zona de circulação entre balcões, de no mínimo 60cm, precisa ser respeitada. E, então, todo o resto pode ser organizado ao redor disto.

Imagem: Marina Turnes

Imagem: A.M Studio Arquitetura

Geralmente, as construtoras preferem deixar uma meia parede entre sala e cozinha integradas. Mas a cozinha americana contemporânea se caracteriza, de fato, com a utilização de um balcão ilha ~ acompanhado de banquetas altas para o lado da sala. Este balcão será utilizado como balcão de serviços ou mesa de refeições extra. A sensação de amplitude em ambos os casos é total.

A integração entre cozinha americana e sala de estar ou de jantar pode ser ainda mais enfatizada pela combinação dos materiais de toda a mobília dos dois ambientes. A zona de bancada é a “cereja” do projeto de design. E um elemento coringa que pode ajudar tanto na questão funcional, estética e higiênica destes espaços é o exaustor ~ podendo se tornar um ponto focal de destaque no cenário.

Imagem: Juliana Pippi

Imagem: Messa Penna Arquitetura e Interiores

Que móveis combinam com uma cozinha americana?

Como dito antes, as características dos móveis da sala e da cozinha integradas devem dialogar. Mas, entre estes espaços com funções distintas, nenhum móvel terá papel mais importante do que o balcão ilha. 

A cozinha americana deverá ser completada por outras peças. E é fundamental o designer de interiores saber escolher aquelas que ajudem a realçar as vantagens deste conceito de arquitetura.

O ideal é optar por móveis sem muitos recortes, que favoreçam a fluidez da circulação de pessoas entre os cômodos. Prateleiras suspensas são ótimas para expor ~ para os dois lados ~ objetos decorativos especiais como taças, garrafas de vinhos, vasos de plantas e livros de culinária. E os nichos ajudariam a desocupar armários cheios de utensílios.

Imagem: GoUp Arquitetura e GF Projetos

Falando especificamente do elemento divisor principal entre esses ambientes, a meia parede ou o balcão ilha pode ser feito de vários materiais. 

Sua base pode ser, por exemplo, de tijolo ou madeira MDF. Já o tampo pode ser de concreto, pedras como granito e mármore, e mesmo madeira maciça impermeabilizada ou revestida de fórmica. E esta bancada pode ter vãos para instalação de pias, cooktop e mais.

Imagem: Estúdio DC55 e Ana Yoshida

Você viu belos exemplos de arquitetura contemporânea com cozinha americana. Esses projetos podem servir de inspiração para a criação de uma integração entre ambientes de sua casa. Que tal começar logo o seu projeto?

As dicas sobre o modelo de cozinha americana foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.