Por Fê Gonçalves  •  30 out 2017
1 Comentário

Mitos e verdades sobre hábitos de vida saudável

Fitness

Que a gente está em busca de se alimentar bem e melhorar os nossos hábitos de vida saudável, nós estamos. Mas será que temos colocado em prática esses hábitos e aproveitado os nutrientes dos alimentos da melhor forma possível?

Mitos e verdades para tirar dúvidas de alimentação e hábitos de vida saudável.

Reuni alguns mitos e verdades sobre alimentos e práticas de vida saudável para tirar possíveis dúvidas do que pode ou não funcionar. O post foi feito junto com a Doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia. Ela contribuiu com informações importantes para que possamos alcançar os nossos objetivos.

♥ CHÁ VERDE é bom para digestão

VERDADE. Apesar de ser bom para a digestão, o ideal é consumir o chá no meio da manhã ou depois de praticar atividades físicas, pois ajuda a eliminar toxinas. Chá mate, preto e café devem ser evitados após o almoço e o jantar, pois o consumo de cafeína depois das refeições atrapalha a absorção de nutrientes  como: cálcio, ferro, cobre, zinco e vitaminas. Além disso, o líquido acaba relaxando a musculatura que trabalha impedindo que os alimentos passem do estômago para o esôfago, o que pode resultar naqueles refluxos nada agradáveis depois das refeições.

⇒ Veja também: O poder dos chás para acelerar o metabolismo 

INGERIR LÍQUIDOS durante a refeição engorda

MITO. Esse hábito não engorda, mas causa aumento do abdômen, ocupando o espaço da comida e distendendo o estômago. O ideal é consumir no máximo até 100ml de água somente para auxiliar na digestão. Mais que isso, o excesso de líquido atrapalha o processo de absorção de nutrientes.

⇒ Veja também: Por que beber água é tão importante

AZEITE é saudável

VERDADE. Ele ajuda a aumentar o colesterol bom, conhecido como HDL. Porém, o azeite não pode ser levado ao fogo, pois se transforma em gordura saturada.

LEGUMES sem casca são mais saudáveis

MITO. O ideal é fazer a higienização dos legumes e cozinhar com a casca para conservar as vitaminas, utilizando o mínimo de água possível. E para aproveitar todas as vitaminas e proteínas, use essa mesma água para preparar outros alimentos como arroz, feijão, lentilha e macarrão. Super dica: utilize iodo para retirar o agrotóxico da casca dos legumes e das verduras.

⇒ Veja também: Os alimentos que combatem a flacidez

CAMINHAR APÓS AS REFEIÇÕES ajuda na digestão

MITO. Caminhar logo após as refeições dificulta a absorção de nutrientes no organismo. Também pode causar refluxo ácido e indigestão. Depois de meia hora, está liberado dar uma voltinha, isso será até bom para potencializar o metabolismo e queimar algumas calorias extras.

⇒ Veja também: Coloque o corpo em movimento – caminhe!

BEBER MUITA ÁGUA emagrece

VERDADE. Ufa, ainda bem! Bebo tanta água e sinto isso na pele. Durante as dietas de emagrecimento ocorre um aumento da acidez no sangue devido à quebra da gordura em energia. A ingestão de muita água ameniza alguns sintomas desconfortáveis que a acidez causa, como dor de cabeça, náusea e enjôo.

⇒ Veja também: Dieta Low Carb – o que comer?

FAZER EXERCÍCIO FÍSICO EM JEJUM ajuda a perder peso

MITO. Quando acordamos a quantidade de glicose e proteínas no sangue está baixa por causa do jejum prolongado durante o sono. Quando nos exercitamos sem comer o corpo quebra massa muscular para produzir energia. Afinal, ele precisa gerar glicose para movimentar-se e manter o cérebro ativo. Assim, o corpo perderá massa muscular e não gordura. Além disso, provavelmente vão surgir alguns sintomas chatos como dor de cabeça, náusea, enjôo e fraqueza. E isso vai impedir você de se exercitar e fazer valer o seu tempo e o treino.

SUBSTITUIR REFEIÇÕES PRINCIPAIS como café da manhã, almoço e jantar, por sucos e chás traz benefícios?

MITO. Bebidas como sucos e chás não tem quantidades adequadas de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que os alimentos possuem. Além de que não dão saciedade, pois são de rápida digestão e ainda podem provocar perda de massa muscular e problemas de saúde por falta de nutrientes.

⇒ Veja também: Beba suchás!

É importante lembrar que cada pessoa tem as suas particularidades e que, qualquer outra dúvida específica, é sempre bom consultar um médico para entender as suas necessidades.

Então, bora para o projeto verão? O que acharam desses mitos e verdades, concordam com esses hábitos? Eu estou super de acordo!

⇒ Veja também: 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Natalia - 03/11/17 - 18h45

    Nooossa, vários mitos que eu achava que eram verdade!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves