Por Fê Gonçalves  •  22 ago 2016
2 Comentários

Mantenha o seu metabolismo ativo

Fitness

Uma das grandes questões que precisamos lidar com o nosso corpo é o metabolismo lento. A gente até se esforça para se alimentar com equilíbrio, seguir uma dieta e praticar exercícios físicos regularmente, mas parece que só isso não é o suficiente…

dicas para acelerar o seu metabolismo e eliminar os excessos de calorias para emagrecer

Imagem: freepik

Se o nosso peso estaciona e sentimos dificuldades de eliminar os excessos já vamos logo afirmando: “o meu metabolismo é lento, por isso engordo facilmente e não consigo emagrecer“.

Eu também me incluo nessa, conheço o meu corpo e sempre tive essa tendência. Além da minha pessoa, conheço outras mulheres que sentem o mesmo.

Mas o que podemos fazer para mudar isso? Nos conformar que o nosso corpo funciona assim e pronto? Nada disso, já vivi essa experiência de estimular o meu corpo a queimar as suas reservas de energia e posso garantir que funciona.

Para que isso realmente dê certo devemos sair da zona de conforto, manter regularidade e disciplina tanto na alimentação, quanto nos exercícios, além de seguir alguns hábitos importantes que irão ajudar a estimular o seu metabolismo e eliminar calorias. Vem comigo descobrir!

♥ Tenha uma boa noite de sono

A ideia desse post é mostrar como acelerar o metabolismo e eu venho dizer para dormir? Yes, precisamos ter uma ótima noite de sono para o corpo acordar disposto e pronto para funcionar durante o dia. Assim ele fica programado, pois sabe que haverá um período de descanso. Quando dormimos menos de 8 horas, o metabolismo entende que é preciso economizar energia e passa a estocá-la.

♥ Acordou? Tome café da manhã!

Não pule essa importante refeição do dia! Nesse momento a gente carrega as energias para o corpo começar a funcionar a todo vapor. Priorize alimentos com ótimo valor nutritivo para gerar energia!

♥ Faça lanches entre as refeições

Não passe mais que duas/três horas sem comer, faça lanches leves e saudáveis entre o café da manhã,  o almoço e a janta.

♥ Beba MUITA água gelada para ativar o metabolismo

A água gelada é uma ótima estratégia, principalmente no verão, uso e abuso dela! Como o corpo precisa equilibrar a temperatura interna, ele gasta mais energia para realizar esse trabalho. Simples, fácil, barato e ainda mantém o corpo hidratado, essa é a melhor dica!!!

♥ Faça musculação

A musculação implica em ganhar massa magra muscular e são esses músculos que vão exigir um maior gasto de energia.

♥ Faça treino intervalado

Adoro o treino intervalado, ele estimula e “acorda” o metabilismo deixando-o mais acelerado. O treino é simples e você pode alinhar certinho com o seu educador físico ou começar da seguinte forma: No primeiro e segundo minuto faça uma caminhada de baixa intensidade. No terceiro e quarto minuto aumente a intensidade com uma corrida leve a moderada. No quinto e sexto minuto diminua o ritmo e volte a caminhar. No sétimo e oitavo minuto aumente a intensidade e retome a corrida. Vai alternando até  alcançar os 30 minutos. Esse estímulo é ótimo para intercalar com outro tipo de treino que gosta de praticar.

♥ Mantenha o corpo sempre ativo

Mesmo ao longo do dia em que não está praticando exercícios físicos, não deixe o seu corpo parado. Precisa ir na padaria? Vá andando ou de bike! Troque o elevador e a escada rolante pela escada convencional. Não parece, mas colocar o corpo para se mexer mais nas atividades do dia a dia ajuda muito a manter o metabolismo acionado.

♥ Não deixe as gorduras de fora da alimentação

Atenção para esse tópico: não é a gordura da fritura e outros alimentos altamente calóricos e sem benefícios nutricionais que vão acelerar o metabolismo. Mas sim as gorduras saudáveis que encontramos nos derivados do óleo de girassol, no óleo de coco, abacate, castanhas, gergelim, milho…

♥ Inclua alimentos termogênicos nas refeições

Alguns alimentos são termogênicos e tem o poder de acelerar o metabolismo {confira no link!}, assim como os chás também, que já foram tema de post no blog. Mas eles precisam ser consumidos regularmente e não de vez em quando.

Em alguns casos, você pode fazer de tudo, mas ter muita dificuldade para estimular o seu metabolismo por causa de problemas como: prisão de ventre, hipotireodismo e disfunção hormonal. E, principalmente nós, mulheres, sofremos com essas questões. Por isso, é preciso avaliar cada caso para tratar certinho com acompanhamento médico.

Reparem bem nos sinais do seu corpo. Pessoas que tem o metabolismo lento normalmente sentem a barriga inchada, tem má digestão, intestino preso e ganham peso facilmente. Já as pessoas que tem o metabolismo acelerado eliminam peso facilmente, mesmo sem dieta {queria ser assim, seria perfeito, hahaha!}.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Camila Faria - 23/08/16 - 12h09

    Bacana Fê! É sempre bom ficar de olho mesmo nos sinais do corpo ~ e seguir essas recomendações e dicas para uma vida mais saudável e ativa!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial