Por Fê Gonçalves  •  10 dez 2018
2 Comentários

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Decoração, Lifestyle

A luminosidade é uma das questões mais importantes em propostas de arquitetura e design de interiores.

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Não se pode planejar uma edificação sem levar em consideração os pontos de luz. Não adianta escolher móveis, revestimentos e ornamentos para a decoração de uma sala sem refletir, ao mesmo tempo, sobre as luminárias, abajures, pendentes e lustres.

Mas, você saberia dizer como escolher corretamente estas peças?

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Imagem: Vanja Maia

Falaremos especificamente sobre esse caso. A planta baixa de um imóvel comum apresenta sempre uma sala dividida em dois ou mais setores ∼ por exemplo, estar e jantar.

Cada um desses espaços deve ser bem planejado de modo a oferecer vários pontos diferentes de luz. O primeiro deles é a luz natural ∼ sim, a entrada de luz solar no cômodo também deve ser projetada.

Depois, vem a questão da luz elétrica. Confira!

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Imagem: Raduan Arquitetura

Os diferentes pontos de luz em uma sala

Para cada um dos cantos da sala, pensando na sua utilidade, o arquiteto deve propor várias saídas de pontos de luz. Pode-se ter um rebaixo de forro com sancas e iluminação embutida.

Também lâmpadas “olhos de boi” direcionáveis, apontando para locais específicos da decoração. E, mais próximo do chão, abajures de mesa, abajures de piso, refletores e mais.

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Imagem: Belissa Corral 

Agora, todas essas luzes citadas anteriormente serão apenas complementares a atuação da luz central em cada setor do ambiente.

Geralmente, instalado nesse ponto, haverá um plafon, um trilho de lâmpadas, um pendente ou um lustre. Esse último, quando ligado, por certo, vai roubar as atenções das pessoas. E ele pode se, inclusive, o ponto focal principal de toda a proposta decorativa.

Imagem: Mauricio Nóbrega Arquitetura

Como escolher um lustre para cada setor da sala

Lustres podem ser utilizados no espaço de união familiar, onde se encontram o conjunto estofado.

Também no canto de leitura, no canto de servir as refeições e mais. Mas, para cada um desses setores será indicado um tipo de suporte e de lâmpadas diferente. Como já foi explicado, a decisão por um ou outro modelo fará relação com as atividades exercidas na sala e a proposta de decoração do designer ou arquiteto de interiores.

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Imagem: Leo Di Caprio

Salas de estar

Para salas de estar, são melhores os lustres menores, posicionados mais perto do teto e rodeados por muitos pontos diferentes de luz. Nesse setor, é permitida a utilização de lâmpadas amarelas, que oferecem mais aconchego e descanso aos olhos. É importante o decorador analisar se, de algum modo, qualquer feixe possa estar sendo direcionado à TV ou ofuscando as pessoas, impedindo que elas vejam as imagens na tela.

Como escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Imagem: Iara Kilaris 

Salas de jantar e cantos de leitura

Já para as salas de jantar ou os cantos de leitura, o melhor são os lustres pendentes. Seu tamanho e número de lâmpadas será de acordo com a área de abrangência.

omo escolher o modelo de lustre perfeito para a sala de estar e jantar

Imagem: Luiz Normande Quitete & Faria

Nos dois casos, deve-se usar uma luminária em que as luzes estejam direcionadas para baixo, focando tudo que estiver sob delas. A diferença é que no segundo caso indicam-se as lâmpadas brancas, que melhoram o foco e a visibilidade ∼ ideal para a leitura.

Imagem: Belissa Corral 

O lustre certo para as salas de jantar

As luminárias da área de estar das salas costumam ser mais discretas ∼ até porque, como foi dito, muitos outros detalhes de luz serão acrescidos ao seu redor.

Agora, na área de jantar a situação é diferente. Como quase sempre os únicos itens no local são a mesa e as cadeiras, o lustre pode ser o detalhe mais importante da composição decorativa. Ele pode ser o toque de charme e sofisticação que vai mais valorizar a proposta.

Imagem: Moreira do Valle 

Nem todos os lustres vistos empregados em áreas de refeições são iguais. Alguns são simples, em que o destaque está apenas na sua materialidade. Outros têm uma aparência mais clássica, com direto até a pendentes de cristais.

E existem ainda aqueles com braços articuláveis. Estes últimos são perfeitos para mesas mais extensas, onde a luz central não chegaria até as extremidades do móvel, deixando áreas de sombra sobre os alimentos.

Imagem: Manarelli Guimarães e Arquitetos e Suite Arquitetos

Na hora de escolher, tente optar por um lustre que tenha mais a ver com o estilo de decoração de sua sala. Claro que você pode misturar móveis modernos com uma peça luminária antiga ou vice-versa, sem problemas.

É tudo uma questão de equilíbrio, afinal. Na dúvida, se ainda sente dificuldades em escolher os itens certos, procure a assistência de um profissional, como um designer ou um arquiteto.

*As dicas do post para escolher lustre para a sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Stephanie Ferreira - 10/12/18 - 16h08

    Meu sonho um lustre penduradinho na mesa da sala, acho super chic e adorei as dicas!

    Um beijo ♥
    Blog da Kitbox

    Responder
    • Fê Gonçalves - 10/12/18 - 18h38

      Oi Stephanie, fico lindo, né? Adoro, tenho na minha mesa de jantar. Fico feliz que gostou! Um beijo

      Responder
UP
YouTube   FeGonçalves