Por Fê Gonçalves  •  24 jun 2019
1 Comentário

Descubra como usar a luminária de chão na decoração de sua casa

Decoração, Lifestyle

A luz é uma questão muito importante para a decoração de interiores. Ela é uma ferramenta poderosa para transformação dos ambientes da casa e valorização de seus cantos mais especiais.

Uma área de refeições, um setor de leitura, um conjunto de poltronas na sala, tudo isso pode virar protagonista no cenário com a ajuda da iluminação. E um aparelho que pode seria capaz de nisso em sua casa é a luminária de chão.

Imagem: Revista Viva Decora

Como tratar a iluminação na decoração de interiores

A iluminação de interiores acontece de duas formas diferentes: por meio natural e artificial. A primeira só é obtida quando o arquiteto sabe prever a entrada de luz solar nos ambientes da edificação, acrescentando janelas, aberturas zenitais e outros detalhes na volumetria.

Agora, a iluminação artificial é possível, hoje, através da energia elétrica. Para isso, será necessária a instalação de vários aparelhos especiais dentro de casa. E quais seriam?

Imagem: Revista Viva Decora

Bem, tanto a iluminação natural quanto a iluminação artificial são importantes e devem ser estudadas no momento do planejamento da arquitetura e decoração de uma residência.

Só que, durante a concepção do projeto, elas devem ser pensadas juntas. Mesmo que uma vá impactar mais os ambientes durante no período do dia e a outra no período da noite, haverá um momento em que as duas irão somar.

Imagem: Revista Viva Decora

Quando concebida de maneira correta, a iluminação de interiores assume um caráter teatral, quase mágico. É incrível como o facho das lâmpadas pode criar um clima totalmente diferente dentro de casa.

E o melhor é que as novas tecnologias até permitem certa regulagem. Assim, é possível, num mesmo espaço, desenvolver várias atividades diferentes ∼ variando, quando necessário, a intensidade da luz.

Imagem: Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini

Todo o imóvel deverá receber um sistema elétrico de luz. Porém, cada ambiente precisará de um conjunto diferente de aparelhos para iluminação local. Isso porque em cada ponto da casa as pessoas sentirão a necessidade de manipular de um jeito ou de outro a luz.

Assim, devem-se ter opções diferentes. Luzes mais ao alto, sobre as bancadas, perto do chão e mais…

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Diferentes aparelhos existentes para iluminação de residências

Há vários aparelhos diferentes que são, hoje, vendidos nas lojas e que podem ajudar na iluminação dos interiores. Eles devem ser conectados a uma rede elétrica, sendo acesos ou desligados com auxílio de um interruptor.

Estes são os lustres, arandelas, olhos de boi, plafons, abajures, luminárias pendentes, luminárias articuladas de bancada e luminárias de chão. E a cada ano surgem mais opções novas no mercado!

Imagem: Paola Simoni

Como dito antes, para cada ambiente da casa haverá um conjunto de aparelhos diferentes. Alguns ficarão expostos e outros embutidos em paredes e forros.

Em certas áreas será preciso uma luz mais direta e intensa, como é o caso da pia da cozinha e da escrivaninha para estudos. Já em outra, pode-se ter um esquema misto, como sob a mesa de jantar e o quarto. Ou difuso, que é o caso da área de estar. Estude as opções corretas!

Imagem: Paula Schwartz e Archdesign Studio

Luminárias de chão

Existem vários modelos diferentes de ‘luminárias para chão’ ∼ também chamadas de ‘luminárias de piso’ e ‘luminárias de coluna’.

Trata-se de um tipo de aparelho próprio para iluminação de ambientes que, na verdade, como diz o próprio nome, deverá ficar no chão. O bom dessa peça é que ela é leve e pode ser carregada para onde a pessoa quiser ∼ um local onde haja tomada elétrica, claro.

Imagem: Revista Viva Decora

Nas lojas pode-se encontrar todo o tipo de luminária de chão que se pode imaginar. A maioria apresenta uma estrutura em metal cromado. Ainda existem luminárias com base redonda de pé em mármore. Luminárias com uma cúpula comum, tipo abajur. Luminárias com pé tripartido.

Luminárias articuladas. E até luminárias em madeira de reflorestamento ou outros materiais ecológicos e sustentáveis. Vale a pena pesquisar!

Imagem: Casa Aberta

Como e onde usar luminárias de chão dentro de casa

Luminárias de chão ficam ótimas em praticamente todos os ambientes da casa. Geralmente, elas são usadas em salas de estar.

Contudo, podem ser vistas nas decorações também em zonas como sala de jantar, canto de leitura, corredor, escritório, varanda e dormitório. Elas podem ser colocadas isoladamente num ponto específico das propostas. E ainda acompanhar ou ser acompanhada por outros itens!

Imagem: Clarisse Reade e Revista Viva Decora 

Aparelhos como luminárias de chão ficam ótimos ao lado de sofás, poltronas e camas. Também podem sobrepor áreas de mesa de centro, mesa lateral e mesa de computador.

Fazer um detalhe em um canto qualquer ∼ talvez no hall de entrada. Ou pontuar uma passagem ∼ como um corredor de ligação entre cômodos da casa.

Gostou dessas sugestões de uso de luminária? Por que não tenta em sua casa?

As dicas de decoracão com luminárias de chão foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Helô - 24/06/19 - 17h51

    Eu amo luminária de chão, tenho uma com 5 bocas e isso me lembra que 4 estão queimadas e preciso trocar as lâmpadas hahaha. Deixo em um ponto da sala que não bate muita luz e ela super resolve!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves