Por Fê Gonçalves  •  17 dez 2019
0 Comentários

Como deixar a sua casa iluminada para um Ano Novo cheio de luz

Decoração, Lifestyle

O ano está chegando ao fim. É tempo de festividades. Neste momento muitas famílias já começam a se preocupar em limpar, organizar e ornar a casa para deixar tudo mais bonito, perfeito para receber os convidados. E se tem um elemento básico que não pode faltar nessa decoração são as luzes. 

Confira opções de luminária e ideias sobre como utilizá-las dentro e fora de casa. Inspire-se!

Imagem: Revista Viva Decora

O efeito das luzes na decoração de Ano Novo

No fim de ano as pessoas desejam expressar sua gratidão por tudo de bom que receberam e também pedir por mais prosperidade e boa sorte. 

Muitas culturas acreditam que isto pode ser obtido através de símbolos. E estes podem aparecer nas decorações das festas de Natal e Réveillon. O resultado é a criação de cenários bem lúdicos, cheios de magia, cores e materiais.

Não é preciso gastar muito dinheiro para construir um pano de fundo bonito para as festas de fim de ano ~ basta mesmo criatividade e boa vontade. 

As tradicionais luzes piscantes podem ser um bom recurso para começar a decorar a casa ~ uma ideia que combina com festas noturnas. E é possível inovar bastante se valendo de outros recursos luminosos ~ claro que sempre com cuidado para não causar nenhum acidente.

Como decorar a casa com luzes para o Réveillon

Luzes tradicionais

As famosas luzinhas de Natal, com lâmpadas pequeninas ~ e em cores como branco, amarelo, azul, verde e vermelho ~, podem ser usadas em decorações de Réveillon. Estes cordões são facilmente encontrados em lojas especializadas e custam pouco. 

Para quem deseja investir em um produto de boa qualidade, mais durável, vale a pena gastar um pouco mais com as luzes de LED ~ que possuem um visual mais moderno e diferenciado.

Imagem: Revista Viva Decora

Outra opção bem tradicional para iluminar cenários de festas são as velas. Decorações natalinas e de ano novo ficam ainda mais bonitas se ao seu conjunto forem acrescentados castiçais. 

Nesse caso, é permitida certa improvisação. Talvez usar no lugar destes objetos, como suporte de velas, potes de vidro com glitter, taças viradas com bolinhas coloridas dentro e garrafas de vidro com água e ramos.

Imagem: Revista Viva Decora

Anteparos translúcidos

Luzes e velas dentro de garrafas de vidro, por exemplo, é uma opção de luminária para festas ~ e podem continuar na decoração da casa mesmo após as celebrações. 

Mas há outras formas de anteparos para estes pontos luminosos ~ todos oferecem um grande impacto visual e um tom aconchegante aos cenários. Pode-se encontrá-los prontos a venda nas lojas, ou pode-se confeccioná-los artesanalmente.

Os orientais costumam utilizar luminárias de papel de seda em suas festividades. Efeito similar pode ser obtido por saquinhos de tecidos esticados. Mas é melhor que velas e lâmpadas que aquecem fiquem dentro de frascos de vidros. 

Aliás, vidros em formatos diferentes podem proporcionar vários efeitos interessantes. E os cordões luminosos ainda podem ser enfeitados com envoltórios de origamis e papel celofane.

Imagens: Revista Viva Decora

Luzes não convencionais

No lugar das luzinhas de Natal ou dos castiçais com velas, pode-se pensar em outras formas de iluminar a casa para o Réveillon. Uma ideia é usar e abusar dos painéis luminosos para fotos ou painéis luminosos com letras. 

Também das luzes fosforescentes, dos globos de luz, dos projetores, dos refletores, dos lasers, e até dos letreiros tipo de rua ~ que podem dar um toque bem “kitsch” e moderno às decorações de festas.

Onde colocar suas luminárias?

Em eventos especiais, como celebrações de Natal e Ano Novo, pode-se abrir uma exceção e iluminar ainda mais a casa. 

Neste caso, é permitido somar luminárias desde o hall de entrada até o quintal ~ até mesmo o lavabo ou o banheiro podem entrar nesta lista. Mas é preciso planejar bastante e antecipadamente este esquema de iluminação para que o cenário da festa fique não só bonito como seguro.

Festas maiores em residências, normalmente, são organizadas em jardins. Uma opção para iluminar áreas assim são as luminárias de solo ~ algumas, inclusive, podem até serem fincadas direto na grama. 

É legal investir em aparelhos que ofereçam fechos diretos e indiretos. Eles podem ser instalados em portões, pérgolas, árvores, muros, cercas-vivas, e mais, criando uma atmosfera mágica para os espectadores.

Imagem: Revista Viva Decora

Para quem tem piscina, uma alternativa de iluminação bem charmosa é a iluminação subaquática ~ que pode ser ligada na noite de Ano Novo. 

Para varandas, vale a opção dos cordões luminosos em vasos de plantas. E, dentro de casa, as luzinhas podem ser colocadas ao redor de espelhos; sobre caminhos de mesa; e em paredes, envolvendo estruturas de MDF ou arame ~ com frases e formas alusivas à temática da festa.

Imagem: Revista Viva Decora

Em sua casa, escolha um canto especial da sala para ser o centro do cenário. Posicione no local os pratos de aperitivos e as taças. 

De pano de fundo, você pode montar uma cascata de luz. Isto dará um toque especial à composição ~ vai encantar seus convidados. E pense em outros detalhes para a decoração. Ilumine a casa para “chamar” um “Ano Novo iluminado”.

Imagens: Revista Viva Decora

Feliz 2020!

*As dicas de como iluminar a casa para o ano novo foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.