Por Fê Gonçalves  •  25 jun 2020
0 Comentários

Casa limpa e cheirosa no inverno: como manter os tapetes limpos

Decoração, Lifestyle

As temperaturas estão baixando. E, principalmente, em decorrência de tudo que anda acontecendo no mundo, este é o melhor momento para você tomar certos cuidados especiais com a sua casa. 

Alguns acessórios mantidos permanentemente nos ambientes ~ como tapetes, cortinas, capas de almofadas e mais ~ precisam ser higienizados com frequência. A chegada do inverno não deve ser um empecilho.

Agora, devido às circunstâncias, você precisa pensar bem em como proceder com a lavagem destes itens. Uma coisa é certa: precisa ser feito. 

Afinal, isto pode impedir a contaminação dos moradores da residência, diminuindo o risco de quaisquer problemas respiratórios. É melhor prevenir. Logo, fique atento a todas as dicas que daremos…

Imagem: Quitete & Faria

Imagem: Karina Correa

Como limpar tapetes, afinal?

Primeiro, atente-se em como você costuma limpar, no dia-a-dia, os tapetes da sua casa. Jamais se devem esfregar estas peças com vassouras ou escovas de cerdas duras. Isto poderia desfazer por completo os seus fios. 

Imagine, então, se essas peças forem valiosas, delicadas, com muita história, ao qual a sua família tem apego emocional. Não dá. Por isto, na dúvida, contrate uma limpeza profissional sempre que possível.

Imagem: Maria Teresa Rodrigues Alves

Enfim, neste momento, se o seu desejo é economizar ~ ou simplesmente não sair de casa ~, saiba que é possível realizar uma limpeza mais básica dos tapetes. Basta separar alguns utensílios domésticos e produtos simples. Pronto! Estando com boa vontade, você já estará capacitado a realizar um trabalho com extrema eficiência. Anote a lista a seguir.

Imagem: Revista Viva Decora

Antes de tudo, estude bem os materiais de cada um dos tapetes espalhados pelo seu imóvel. Se houver etiquetas nas peças, elas devem dar alguma pista do que fazer. 

Um tapete simples pode receber, para sua higienização, uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e sabão líquido ~ em substituição dos desinfetantes químicos. Esta receita é boa porque não emite odores fortes e é mais sustentável.

Imagem: Cláudia Lima

Aliás, não é para se ter medo do vinagre, viu? Ele é um ótimo desinfetante natural. Pode ser utilizado para a limpeza de várias superfícies, não só de tapetes. 

Muitos “bichinhos não desejáveis” que crescem entre as fibras dos tecidos dos têxteis ou nas juntas de revestimentos cerâmicos podem ser eliminados com este produto. E se você possui animais de estimação, saiba que o vinagre age rápido sobre a urina destes queridos amigos.

Caso o seu “irmão de quatro patas” tenha um “acidente de percurso”, pressione o local com algumas folhas de papel toalha; e depois de absorver tudo, retire-as e borrife com vinagre. 

Já se os seus filhos derramarem alguma coisa sobre o tapete, tente primeiro ~ na urgência ~ remover os resíduos com a ajuda de uma espuma macia com água e detergente. Coloque o mínimo de sabão possível no local e vá esfregando em movimentos circulares.

Imagem: Paulinho Peres e Idealizzare Arquitetos – Consultoria em projetos

Agora, o maior desafio de qualquer limpeza líquida de tapetes, sobretudo no inverno, é a secagem. Limpeza local pode ser resolvida com a ajuda de um secador de cabelos. Já uma lavagem completa é mais complicada. 

Algumas peças podem ser facilmente secadas no sol. Contudo, no inverno, isto pode levar mais tempo do que o adequado e comprometer as fibras da peça. Outros tapetes nem podem ser secos no sol. Que tal limpeza a seco?

Antes de explicarmos como isto é feito, precisamos destacar que já existem aparelhos elétricos à venda para ajudar os donos e donas de casa nesta situação. Chamam-se ‘extratoras de sujeita’. 

Elas são ótimas para “puxar” as “sujeiras molhadas” ou somente a água acumulada da limpeza. Possuem alta capacidade de sucção e promovem a extração rápida de certos resíduos em tapetes e carpetes.

Imagem: Mauricio Karam e Revista Viva Decora

Limpeza a seco

Limpeza a seco pode ser a melhor solução para higienização de tapetes, carpetes, colchões, travesseiros e muitas outras superfícies no inverno. 

Na verdade, ela não é realizada bem a seco, mas com pouquíssimo consumo de água. Há duas formas de se fazer isto. As duas muito boas, pois já é suficiente para melhorar a qualidade do ar dos ambientes e porque não alteram as texturas e as cores destas superfícies em geral.

Imagem: Mariela Uzan e Revista Viva Decora

O jeito um é a limpeza a seco caseira. Para isto, é preciso realizar a preparação de uma mistura de amido de milho mais bicarbonato de sódio ~ e você pode adicionar algumas gotas de uma essência de sua preferência, como lavanda. Isto deve ser polvilhado no tapete, deixando agir por alguns minutos e removido com auxílio de um aspirador.

O jeito dois é a limpeza iniciada com algum equipamento específico, como os limpadores a vapor. Depois, é borrifar em toda a área uma mistura com água e shampoo neutro próprio para tapetes ~ algo facilmente encontrado nos supermercados. A peça, então, é escovada de leve. E depois o líquido é retirado com auxílio de uma extratora ~ a mesma já citada anteriormente.

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Imagem: Sesso & Dalanezi Arquitetura + Design

Bônus | Opção Extra

Para que não se acumulem tantas sujeiras e organismos vivos nos tapetes de sua casa, uma ideia é estudar a impermeabilização. Já existem produtos em spray próprios para isto à venda em lojas de ferragens. 

Contudo, esse processo é bastante complexo e arriscado. Até porque a exposição da peça ao calor, por exemplo, pode ser prejudicial à segurança da residência. Cuidado. Dizemos outra vez: na dúvida, consulte um especialista.

*As dicas de como manter os tapetes limpos no inverno foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.