Por Fê Gonçalves  •  22 abr 2019
0 Comentários

Descubra como dar um UP no layout de sua casa

Decoração, Lifestyle

Ao percorrer os ambientes de um imóvel, a pessoa pode sentir sensações diferentes, como tristeza, alegria, angústia, serenidade e tantas outras mais.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Isso tem a ver com uma série de fatores, como a dimensão, a iluminação e a ventilação dos interiores. Outra questão relevante é a distribuição dos ambientes e dos móveis.

Esses são detalhes de projeto que definirão completamente a percepção das pessoas quanto ao layout da casa.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Imagem: Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli

Como vai o layout de sua casa?

Esta pergunta é muito importante e difícil de ser respondida. Quando alguém ocupa um ambiente ∼ ou vários deles ∼, logo passa a criar certos vícios de rotina.

Toda pessoa tem suas preferências sobre quais objetos deixar expostos, quais guardar e a maneira de executar tarefas como limpeza da casa. E isso, obviamente, fica bem explícito na organização dos espaços, na definição do layout do imóvel.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Imagem: Tetriz Arquitetura e Interiores

O jeito como cada móvel, cada ornamento, é colocado nos ambientes tem a ver, justamente, com estes gostos e necessidades que a pessoa cria para si. Não é por acaso que a distribuição dessas peças é feita.

O arquiteto e designer precisa fazer uma “leitura” dessas preferências antes de traçar qualquer proposta de interiores. E o traçado, o fluxo, de circulação entre os diferentes setores em planta será uma consequência disso.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Imagem: Mariana Martini

Agora, nem tudo que a pessoa pensa que é o melhor para sua casa é o mais correto. Talvez por ignorância ou por ilusão, ela faz escolhas equivocadas que acabam refletindo na harmonia dos ambientes e no equilíbrio dos elementos.

Infelizmente, isso pode trazer consequências ruins para a sua saúde e bem estar. Um lar mal projetado, com um layout ruim, geralmente “clama” por uma solução!

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!
Imagem: Ana Luisa Previde e Tetriz Arquitetura e Interiores

As consequências de um layout ruim

Imagine o caso a seguir! A porta principal de certa residência tem uma abertura demasiadamente grande e não há barreiras frente a ela. Então, seus interiores acabam expostos para quem estiver observando da rua.

O vento entra a casa livremente e com toda a força acaba derrubando vários objetos, danificando muitas peças. Este exemplo simula bem uma situação comum causada por um problema de layout.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Imagem: Tetriz Arquitetura e Interiores

Muitos malefícios podem surgir por conta de um planejamento de interiores mal feito. Se o fogão e a geladeira ficarem lado-a-lado, podem acabar danificados. Uma cama com cabeceira próxima à janela pode trazer doenças para seus usuários. Um roupeiro colocado atrás da porta de um quarto, dificulta as pessoas entrarem no ambiente. E um box de chuveiro abrindo para vaso ou pia, talvez possa causar graves acidentes.

Esses problemas de layout quase nunca são percebidos pelas pessoas comuns em seu dia-a-dia. Outros detalhes, elas preferem ignorar na esperança de, um dia, consertá-los através de uma reforma, por exemplo.

Acontece que uma casa mal projetada é como uma “casa doente”, que vai contaminando, pouco-a-pouco, seus usuários, lhe fazendo mal, atrapalhando sua rotina, seu convívio familiar e mais, sem que percebam.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Como solucionar um layout com problemas?

Quando a pessoa só sente que a casa está em desarmonia, em desequilíbrio, mas não sabe como solucionar esse problema, deve procurar uma opinião especializada.

Arquitetos e designers são os profissionais mais indicados para encontrar “curas” para ambientes “doentes”. Sua sensibilidade, conhecimento teórico e experiência prática ajudam na hora de traçar layouts melhores.

Antes de sair projetando, a primeira coisa que estes criativos procuram fazer é conhecer bem as características do imóvel com o qual estão trabalhando.

Depois, o gosto e as necessidades de seus moradores, os clientes. Só então, combinando todas essas informações, é que eles criam um plano para desenhar os espaços. Eles testam e testam suas ideias até descobrirem a melhor solução.

 

Imagem: Ilha Arquitetura

O que priorizar na hora de traçar um bom layout

A pessoa entra em casa e sente-se bem, em paz, confortável. Ela percorre todos os ambientes, abre armários e gavetas, e faz suas atividades com rapidez e sem qualquer dificuldade. Isso é um forte indício de que sua casa possui um bom layout. Esse é o modelo ideal, guia para todos os projetistas. Seu objetivo deve ser chegar a um resultado assim!

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

 

Imagem: Espaço do Traço Arquitetura

Na hora de desenhar um layout, o arquiteto ou designer precisa avaliar como são e onde estão posicionadas as aberturas da casa. Qual o melhor traçado para o fluxo de pessoas e de ventos dentro dos interiores. Também o tamanho e a abertura de móveis.

O desenho de piso. Os cones de visão e as ilusões de óticas desejadas. O distanciamento necessário entre certos equipamentos. E as atividades que serão desempenhadas em cada ambiente.

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

 

Imagem: Mariana Martini

Cria-se, então, em planta baixa, um esboço da organização de todos os setores da casa, incluindo sua ambientação. Esse estudo faz parte tanto das etapas de planejamento de imóveis novos quanto de reformas.

Afinal, de tempos em tempos este plano deve ser revisto e atualizado. Isso porque, o gosto e as necessidades das pessoas mudam constantemente. Elas adquirem novos pertences e, assim, acabam mudando o layout outra vez!

Descubra como anda o layout de sua casa e mude para melhor!

Imagem: Danyela Corrêa e Mariana Martini 

Agora, é hora de você avaliar o layout de seu imóvel. Sente conforto e tranquilidade ao estar em casa? Acha que consegue, no dia a dia, realizar todas as atividades sem problemas dentro dos ambientes?

Se não, que tal começar a pensar no que pode mudar em sua casa?

*As dicas de layout para sua casa foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves