Por Fê Gonçalves  •  11 jun 2018
1 Comentário

Sugestões de lanches e petiscos saudáveis

Dicas, Fitness, Lifestyle

Eita, a copa do mundo 2018 está aí e quem não quer abusar das comidinhas pesadas e calóricas, pode sim aproveitar os jogos se deliciando com opções de lanches e petiscos saudáveis.

Sugestões de lanches e petiscos saudáveis fáceis e deliciosos. Vale para se deliciar nos jogos da copa 2018 ou em qualquer outra ocasião.

Imagem: freepik

As sugestões de lanches e petiscos saudáveis desse post não são nada de outro mundo. Algumas você terá somente o “trabalho” de comprar. Outras, terá um tempo de preparo envolvido.

As dicas de lanches e petiscos saudáveis são fáceis, práticas e tem até versões vegetarianas e veganas. Você pode prepará-las neste período dos jogos da copa 2018 ou em qualquer outra ocasião, ok?

Sugestões de lanches e petiscos saudáveis

 

Pipoca sem óleo

A pipoca sem óleo é mais leve e saudável, fica uma delícia! Eu preparo no microondas e super funciona. É um aperitivo que agrada muita gente e é rica em fibras e nutrientes {leia em: motivos para comer mais pipoca}. Tem receita da versão de pipoca fitness e sem óleo em post e em vídeo no meu canal.

Pão de queijo fitness

O pão de queijo fitness {ou fake} é feito com batata doce e queijo cottage. O lanche é uma super dica para substituir o pão de queijo comum, que é muito mais calórico.

Vai por mim, fica gostoso, se ainda não preparou, testa a receita e me conta depois. Confira o post com a receita ou o vídeo que também está no meu canal do youtube.

Oleaginosas

São alimentos funcionais que trazem nutrientes essenciais para nosso organismo {leia mais em oleaginosas e frutas secas}. Nesse grupo entra a: castanha de caju, amêndoa, pistache, avelã, castanha do Pará, nozes. E as frutas secas também, como: uva passa, damasco, ameixa… Opção bem prática como petisco, não é?

Edamame

Eu ando viciada em edamame, é uma delícia para lá de saudável!! O vegetal é a soja “verde”, que ainda não amadureceu. É nutritivo, gostoso e ideal para ser consumido como um aperitivo saudável.

Para quem não conhece, o edamame é indicado para quem pratica atividades físicas e está em busca de emagrecimento. O alimento é rico em diversos nutrientes que aceleram o metabolismo, auxiliam na digestão e evitam a retenção de líquidos.

Você encontra em supermercados e em lojas que vendem alimentos naturais e saudáveis. Eu compro a versão congelada e pré-cozida. Ai coloco as vagens na água quente com um pouco de sal.

Em seguida, escorro a água e coloco as vagens em uma tigelinha. Você pode colocar um pouco de sal grosso ou sal rosa por cima, sem abusar. Ai é só comer a soja, a vagem/casca não…

Sugestões de lanches e petiscos saudáveis fáceis e deliciosos. Vale para se deliciar nos jogos da copa 2018 ou em qualquer outra ocasião.

Pinhão

Outra delícia saudável que amo e que está super na época agora com o inverno aproximando. Sei que não é qualquer um que curte a semente de araucária, mas quem gosta aproveite! Ainda não conhece os benefícios do pinhão? Leia mais aqui!

Avocado Toast

Humm só de pensar já dá vontade de preparar o avocado toast agora! Esse é um lanche bem gostoso e prático. Prepare torradas em pão de forma integral, guacamole {receita aqui} e ovo semi cru, digamos.

Nem preciso dizer que também é uma opção de lanche nutritivo e saboroso. Fora que o abacate ou avocado usados no preparo da guacamole, são superalimentos que dão saciedade e tem gorduras boas.

Sugestões de lanches e petiscos saudáveis fáceis e deliciosos. Vale para se deliciar nos jogos da copa 2018 ou em qualquer outra ocasião.

Sugestões de lanches e petiscos saudáveis fáceis e deliciosos. Vale para se deliciar nos jogos da copa 2018 ou em qualquer outra ocasião.

Grão de bico crocante

Quem adora grão de bico ∼ como eu ∼ vai gostar dessa receita. Cozinhe os grãos, tempere à gosto e depois torre no forno. O petisco é nutritivo e substitui versões de salgadinhos fritos e cheios de calorias vazias.

Chips de abobrinha

Esse chips também é fácil de preparar. Corte as abobrinhas em rodelas finas, coloque as fatias em uma forma ou refratário, tempere e leve ao forno.

Chips de banana-verde

Ingredientes:

Bananas verdes

Versão doce: canela em pó a gosto, açúcar de coco a gosto, um fio de azeite

Versão salgada: sal rosa, páprica e temperos a gosto: orégano, noz-moscada, pimenta-do-reino, um fio de azeite.

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180 ºC. Corte as bananas em fatias finas. Tempere. Misture devagar com as mãos. Coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve ao forno por 20 minutos. Deixe esfriar por 5 minutos antes de retirar o chips de banana. Caso deseje, polvilhe com canela, na versão doce, ou com temperos, na versão salgada. Tempo de preparo: 30 minutos.

Bolinhos de mandioca ou aipim

Ingredientes:

1 xícara  de chá de mandioca/aipim

sal rosa a gosto

2 colheres de sopa de orégano

pimenta-do-reino moída a gosto

um punhado de salsinha picada

2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada

Modo de fazer:

Cozinhe o aipim com água e sal por 30 minutos ou 15 minutos na panela de pressão. Amasse a mandioca com um garfo, adicione todos os temperos e misture. Molde bolinhas e passe na farinha de linhaça dourada. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 20 minutos. Tempo de preparo: 1 hora.

* As receitas Chips de banana-verde e bolinhos de mandioca foram tiradas do livro Diário de uma Vegana.

Fica a dica dessas sugestões de lanches e petiscos saudáveis para acompanhar a copa 2018. Divirta-se!

⇒ Veja também: Look Copa do Mundo 2018 – Onde comprar camisetas para torcer

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Giuli Castro - 11/06/18 - 14h15

    Adorei as ideias! A pipoca e a minha favorita!
    Beijos

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves