Por Dri Adorno  •  27 Maio 2015
4 Comentários

A importância da música no casamento

A Melhor Escolha, Casamento

O post de hoje será muito especial pois vai abordar dois assuntos que eu gosto muito: casamentos (obviamente) e música. Poucas pessoas percebem, ou param para pensar, mas planejar um casamento exige uma parte considerável de tempo para a escolha das músicas.

A trilha sonora não só dá o tom do que está acontecendo na hora como também é responsável por despertar as emoções especiais de cada momento de um casamento. Hoje tentei separar algumas dicas para ajudar os noivos que estão nessa fase do processo (que leva certo tempo). Vale conferir:

Dicas de musicas para casamento

Imagem: Bride Ways

♥ Agradar os noivos e os convidados é importante
Claro que os noivos devem levar em consideração seus gostos musicais para escolher o que tocar na cerimônia e o que não pode faltar na festa. Mas, principalmente no que se refere à festa, é sempre válido não esquecer que muitas pessoas estarão lá para compartilhar este momento especial, então é importante definir um repertório eclético que possa ser atender os mais variados gostos dos convidados. E, claro, se o casal tiver um gosto musical muito particular, em algum momento da festa essa seleção do gosto deles deve ser executada.

♥ Defina os momentos que terão músicas especiais
Normalmente os DJs/bandas e assessoras dão uma bela ajuda nesse momento. Mas é importante saber quais são os momentos que precisam de uma música definida. Também e fundamental adequar as músicas ao local escolhido para a cerimônia.

Não é regra, mas praia ou campo, por exemplo, permitem um setlist da cerimônia mais descontraído do que em uma igreja.

Musica casamento

♥ Faça lição de casa: comece a prestar atenção nas músicas a partir de agora
Se você, assim como eu, é uma pessoa ligada ao ambiente musical, essa será uma fácil e que ajuda muito (experiência própria). Sempre que ouvir uma música que goste tente imaginá-la no seu casamento, pode ser com outro arranjo, outro estilo é também sempre válido incluir um repertório que faça parte da história do casal. Atualmente existem diversos tipos de bandas e covers românticos lindos de música agitas, por exemplo, ou então versões de músicas mais modernas que podem ser adaptadas por um coral ou banda.

♥ Pesquise, MUITO
Na própria internet existem milhares de sites e matérias de portais com sugestões de músicas. Isso sem contar o Spotify, You Tube e Vimeo, com vídeos de inspirações de casamento. Também vale solicitar para o DJ/Banda e o Coral (caso tenha) algumas sugestões e listas de músicas para cada momento com antecedência para dar tempo de pesquisar, ouvir, checar a letra, etc.

Musica Casamento Noivos

Imagem: Weddings

♥ Dicas Momentos Cerimônia
Abaixo separei alguns momentos que considero bacana terem músicas especiais na cerimônia. Mesmo se o casório não for na igreja, são aqueles períodos que normalmente emocionam mais, ficam na memória do casal e garantem fotos lindas.

Entrada do noivo e padrinho: a sugestão é que seja a cara do noivo, pode ser mais animada, ou uma versão bonita e mais lenta de um rock, música de balada ou filme, por exemplo.

Daminhas e pajens: o mais comum é tocar uma canção infantil ou alguma canção fofa. No meu casamento por exemplo, escolhi a versão da melodia do filme Forest Gump (o primeiro que vi com meu marido), que é linda e lúdica!


Entrada da noiva: a marcha nupcial ainda é a campeã de pedidos. Por mais antiga que ela seja, continua fazendo os corações baterem mais forte. Mas aqui vale qualquer música que agrade a noiva, é o momento dela.

Benção das alianças: Se você casa na igreja normalmente pede-se que essa música seja mais religiosa. A “Ave Maria” é a mais popular, mas no meu caso acabei optando por Hallelujah que é uma música linda, religiosa e emocionante (sem contar que era mais a nossa cara). Em cerimônias mais informais para a troca de alianças são escolhidas músicas lentas para o casal poder aproveitar e fazer os votos.


Cumprimentos: Uma canção que represente sua família! Essa é a melhor dica para esse momento, não tem como errar.

Saída dos noivos: é o momento alegre e o começo da vida feliz do casal que está para começar. Por isso, vale escolher músicas otimistas, animadas que celebrem o amor.

Noivos

Imagem: Weeding

♥ Dicas Momentos Festa
Já para a festa temos os seguintes momentos para escolhas de músicas, que devem ser adaptadas de acordo com o estilo, tipo de casamento e também gosto do casal.

Recepção: Normalmente nessa parte da festa é o início da comemoração, com os convidados chegando e se cumprimentando, por isso a prioridade é optar por gêneros mais tranquilos para serem executados em volume baixo, permitindo com que as pessoas tenham um momento para conversarem.

Dança dos noivos: Muitos noivos não optam mais por esse momento, mas eu continuo achando ele muito especial, e fiz questão de manter no meu. Atualmente não precisa ser uma valsa, vale de tudo: uma música típica, como um tango, músicas românticas, ensaiadas ou não. O que importa mesmo é esse momento especial do casal. No meu caso, optei pela versão acústica de uma música super agitada (Whitout You – na voz da banda Boyce Avenue).

Esquenta: Normalmente acontece no fim do jantar, quando os convidados já estão prestando atenção na música que está tocando e acompanhando. É o momento do DJ ou Banda sentirem qual o perfil de convidados e podem começar a tentar agitar um pouco e testar músicas que animam.

Abertura da Pista + Balada: A pista deve abrir com uma música bem agitada que mostre que oficialmente a festa começou, as luzes normalmente baixam ao mesmo tempo que a pista abre, convidando todos para “se jogarem”. Já o que vai rolar ao longo da balada deve ser alinhado previamente com os fornecedores e, normalmente, eles sabem quando tocar o ritmo certo no momento certo, então pode confiar.

Arremesso do buquê: Vale ser trash, Gretchen, Beyonce, ou qualquer outra grande diva inspiradora! A música deve ser animada para as solteiras se prepararem.

Buque Noiva

Imagem: Wedding Party

E você, que tipo de músicas escolheria para seu casamento? Ou já escolheu? Que tipo de música sugeriria para as noivas de plantão? Só compartilhar, comentar ou mandar e-mail no [email protected] É sempre uma delícia pensar nesses detalhes, eu confesso que sinto falta e morro de saudades ao fazer esses posts!

Qualquer dúvida e opinião é só comentar.
Beijos

Sobre Dri Adorno: Relações Públicas, Assessora de Imprensa, noiva, apaixonada por música, seriados, animais e vôleibol… não necessariamente nessa ordem!

Instagram: casandobydriadorno
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
4 Comentários
  1. Carol R. - 27/05/15 - 10h49

    EU escolhi as musicas da cerimonia que tinha a ver com a gente” as nossas musicas”. Na festa escolhi cada uma com o DJ,
    bjs

    • Dri Adorno - 27/05/15 - 17h29

      E faz toda a diferença né Carol?
      As musicas também garantem que o casamento seja “a cara” dos noivos <3

  2. Camila Faria - 27/05/15 - 15h25

    Acho que a coisa mais importante é que as músicas tenham a cara dos noivos. Fica muito mais autêntico e especial desse jeito!

UP
YouTube   FeGonçalves