Por Fê Gonçalves  •  04 fev 2020
0 Comentários

Como escolher todas as tonalidades de cores na decoração da sua cozinha

Decoração, Lifestyle

A cozinha é um lugar de união, de compartilhamentos, de saúde e de amor. Este é o ambiente mais importante para o funcionamento das residências. 

Por tudo isto e muito mais é que merece tanta atenção e carinho. Devemos dar a este espaço a decoração mais bonita, resistente e de qualidade possível, transmitindo as melhores sensações e boas energias. Confira, a seguir, alguns exemplos de projetos de cozinhas coloridas.

Imagem: Aquiles Nicolas Kílaris

As sensações provocadas pelas cores em interiores

Por que as pessoas escolhem diferentes tons de roupas, de carros e de embalagens de produtos? Será que as cores trasmitem mensagens? Será que elas provocam sensações? 

Na verdade, sim. Isto, inclusive, é estudado por médicos, publicitários, decoradores e outros profissionais. É o que eles chamam de ‘psicodinâmica das cores’.

Isaac Newton uma vez fez uma demonstração sobre a composição de cores que formariam a cor branca do sol ~ que são as mesmas vistas nos arco-íris. 

Este experimento chama-se ‘Disco de Newton’. E disto os designers e arquitetos de interiores tiram algumas ideias de combinações. Diz-se que, ao dividir este disco em duas partes, qualquer pessoa conseguiria distinguir as “cores quentes” das “cores frias”.

Dentre os tons mais quentes de cores pode-se destacar, por exemplo, o amarelo, o laranja, o vermelho e o rosa. Estes, por sua vez, transmitem sensações como otimismo, alegria, amor e coragem. São sentimentos que têm tudo a ver com ambientes mais joviais e ou ligados à família e amigos.

Imagem: Diego Revollo

Imagem: Andrea Petini

Agora, dentre os tons mais frios de cores pode-se destacar, por exemplo, o roxo, o azul e o verde. Estes, por sua vez, transmitem sensações como segurança, bondade, tranquilidade, saúde e poder. São sentimentos que têm tudo a ver com ambientes mais voltados à reflexão e meditação.

Imagem: Karen Pisacane e Giovana Ciacco Interiores

As cores mais indicadas para cozinhas

Pensando em tudo isso, pode-se chegar à seguinte conclusão: que existem, sim, cores mais indicadas para projetos de cozinhas. 

Ambientes em cores quentes, em tese, ajudariam a incentivar a união entre pessoas. Também estimulariam a fome. E teriam mais a ver com o perfil de gente que preza uma vida mais caseira, entre família. Ou seja, combina com decorações de áreas gourmet.

Contudo, não é incomum ver em sites e revistas, exemplos de projetos de design de cozinhas e varandas, por exemplo, em cores frias. E por quê? 

Bem, na verdade isto acontece justamente quando as intenções de projeto são outras. Ambientes assim, em cores frias, podem também passar mensagens benéficas ~ tudo vai depender de como as suas decorações forem administradas.

Imagem: INÁ Arquitetura

Imagem: Studio Scatena Arquitetura

Cores frias podem transmitir uma ideia de mais higiene, o que é perfeito para um ambiente onde se lida com o preparo de alimentos. Elas também incentivam a boa saúde. 

Além do mais, algumas tonalidades podem ajudar pessoas com sobrepeso, inibindo a fome excessiva. Então, cozinhas nestas cores é uma opção a ser considerada, sim.

Imagem: Jessica Alavaski

As cores apontadas como tendência para 2020

Nem sempre as cores frias são cogitadas para decoração. Mas existem exemplos bem charmosos e sofisticados de cozinhas com revestimentos, armários, luminárias e eletrodomésticos nestes tons. E o equilíbrio dos cenários, seria obtido com a utilização de elementos em materiais como barro, madeira e outros de visual mais “cálido”, por assim dizer.

Imagem: Juliana Pippi

Tanto as cores quentes quanto as cores frias são uma possibilidade para projetos de cozinhas. E algumas delas, em especial, são apontadas como tendência para 2020. Seriam estas o ‘verde mata’ e o ‘azul oceano’. 

A ideia dos projetistas é fazer com que as pessoas pensem mais sobre as condições atuais das florestas e dos oceanos. E você, o que acha destas opções de cores?

Imagem: Carla Elias

Imagem: Ana Cano Milman

Nesse post foram apresentadas imagens de cozinhas nos mais variados tons. Qual você gostou mais? Cozinha com detalhes em vermelho, verde, azul, amarelo, roxo, turquesa, laranja ou rosa? 

Claro que são apenas sugestões. Seja criativo e imagine outras possibilidades para o seu lar e, depois, escolha aquela que mais lhe agradar.

*As dicas de cores usadas na decoração de cozinha foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves