Por Fê Gonçalves  •  05 mar 2018
2 Comentários

Hábitos que fazem a vegetariana ou vegana engordar

Fitness

Quem fez a escolha de se tornar vegetariana ou vegana já deve ter tido dúvidas sobre a sua alimentação. É muito comum as pessoas ganharem mais peso por compensar a falta da carne no prato com grandes quantidades de massas e laticínios, como o queijo, caso tenha optado pelo vegetarianismo…

Os hábitos que fazem vegetarianos e veganos engordarem ao aderir um cardápio sem carne

Imagens: freepik

Para ter uma dieta equilibrada não caia na armadilha de aumentar a quantidade de carboidrato também. Consumindo ele com alimentos pobres em proteínas, fibras e gorduras boas, o carboidrato é metabolizado pelo organismo rapidamente e estocado no corpo em forma de gordura localizada. Além de que você sempre estará com fome e vai acabar comendo muito mais do que deveria.

Vegetarianas e veganas devem consumir alimentos com gorduras boas, encontradas no abacate, nas sementes e oleaginosas. Também é importante comer carboidratos integrais e reforçar a quantidade de fibras.

É importante pegar orientação com um nutricionista para fazer as escolhes corretas de alimentos para não comer errado e prejudicar a saúde. Uma coisa é certa: não deixe de ter uma alimentação variada, com alimentos mais naturais como frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas, leguminosas e cereais.

Se você consumir leguminosas como feijão, grão de bico e lentilha não precisa se preocupar, pois esses alimentos fornecem uma boa dose de proteínas em substituição a carne.

Os hábitos que fazem vegetarianos e veganos engordarem ao aderir um cardápio sem carne

Para aderir um cardápio sem carne e não engordar fique de olha nestes hábitos

Um prato vegetariano ou vegano não é sinônimo de saudável só porque não tem carne. Pense que um lanche com refrigerante, batata frita, uma torta com recheio de legumes ∼ mas com massa refinada ∼ e uma sobremesa açucarada é vegetariano, mas nada saudável. Já vi diversos pratos vegetarianos com opções nada leves, mas sim com fritura e muito carboidrato.

Não caia na armadilha de compensar a falta da carne com queijos e massas. Ainda mais se o carboidrato for refinado e não integral. Esses alimentos são calóricos!!

Cuidado com o excesso de castanhas, elas têm boas gorduras e nutrientes, mas são calóricas também.

Não se esqueça da proteína! Como já comentei, as leguminosas são ótimas opções de proteína vegetal. Outros alimentos para consumir mais: soja, amaranto, quinoa, ovo, oleaginosas, sementes, verduras e legumes.

Pesquise mais sobre os alimentos para conhecer as suas propriedades.

Uma boa opção de lanche é comer uma pequena porção de mix de castanhas ou bater uma fruta com leite vegetal, como de arroz, aveia, coco ou amêndoa.

Os hábitos que fazem vegetarianos e veganos engordarem ao aderir um cardápio sem carne

Lembrando que esse post não deve substituir uma conversa com um nutricionista. Caso tenha outras dúvidas, é aconselhável buscar ajuda.

Eu ando refletindo bastante sobre a escolha de me tornar vegetariana. Confesso que estou a um passo, pois já reduzi muito o consumo de carne.

Quem de vocês já fez a escolha de ser tornar vegetariana ou vegana?

⇒ Veja também: Como iniciar e manter uma vida saudável

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Dani - 05/03/18 - 14h15

    Oi Fê!

    Fui vegetariana por dois anos, nunca gostei taaanto de carne e morria de dó dos bichinhos (ainda tenho). Pra mim foi bem fácil! Mas por questões de saúde acabei voltando a consumir. Eu era novinha e não fazia as substituições corretas… Aí já viu né.

    Hoje consumo bastante carne e aprendi a gostar. Aliás, como mantenho um estilo de vida low carb, seria difícil não consumir.

    Bjokas
    Dani

    Responder
  2. Camila Faria - 05/03/18 - 17h32

    Oi Fê, acho que uma dieta equilibrada é sempre muito importante, independente do seu tipo de escolha. Não adianta não comer carne e se encher de porcarias, né? Adorei as dicas do post. Um beijo!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves