Por Fê Gonçalves  •  27 ago 2018
1 Comentário

Hábitos essenciais para envelhecer saudável e viver mais

Fitness, Lifestyle

Muitas pessoas querem envelhecer com saúde e viver mais. Fato! Mas para isso é preciso incorporar hábitos simples, porém bastante eficazes, que nos levarão a envelhecer de forma saudável

Hábitos para envelhecer saudável e viver mais

Não existe milagre, nada nessa vida cai do céu. Certo? Saúde também se conquista com muita força de vontade, determinação e foco.

Por experiência: a mudança de estilo de vida proporcionará muitos benefícios para você mesmo. É impressionante como faz diferença na energia, na disposição… ou seja, na saúde mesmo. Leia mais no post: Como emagreci 13kg.

A vida corrida e a falta de tempo faz de tudo para deixar as pessoas acomodadas. Desculpas como “não consigo manter uma rotina de treino e nem cuidar da alimentação” são bem frequentes. Mas não tem como fugir, pois essa conta não fechará e uma hora o corpo pedirá uma atenção especial.

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pelo Proteste {Associação Brasileira de Defesa do Consumidor}: 80% dos entrevistados ∼ mais de 2.400 pessoas ∼ desejam ter hábitos mais saudáveis, mas não conseguem. E o que mais elas disseram?

57% culpam a falta de dinheiro para não conseguir melhorar a alimentação;

36% afirmam não ter tempo para se organizar e manter uma alimentação equilibrada;

37% não resistem aos doces, embutidos e frituras

28% acham muito difícil mudar os hábitos

4% dos entrevistados têm hábitos saudáveis

73% estão com oIMC ∼ índice de massa corporal ∼ acima do recomendado.

Vida saudável é aquela coisa: todos sabem o que tem que ser feito, mas normalmente é bem difícil incorporar os hábitos de verdade.

E quanto mais cedo adquirir essa consciência é melhor. Então, bora sair da zona de conforto em busca de mudar os hábitos para envelhecer saudável e viver mais:

5 Hábitos para aumentar a expectativa de vida

Sendo bem direta e resumindo os principais hábitos são:

1) não fumar;

2) não tomar bebidas alcóolicas e não comer frituras em excesso;

3) controlar o peso;

4) praticar atividades físicas regularmente;

5) ter uma alimentação balanceada.

E por onde começar a buscar esse equilíbrio?

– Diminua o consumo de açúcar, pois em excesso é bastante prejudicial e gera muitos problemas de saúde. Leia mais no post açúcar: dicas para se livrar do vício e Revista TPM: especial açúcar.

– Anote em um diário alimentar tudo o que comer. Ele ajudará na hora de rever a alimentação, pois dessa forma conseguirá fazer um balanço dos excessos e escolhas ruins que tem feito.

– Procure comer mais frutas, elas saciam e acrescentam vitaminas e minerais na sua alimentação.

– Quando preparar pratos saudáveis, escolha receitas que te agradam e dêem prazer na hora de comer. Não se obrigue a comer o que não gosta, pois isso não será sustentável e te deixará infeliz.

– Comece a se movimentar, saia do sedentarismo. Faça atividades físicas que goste, isso ajudará a tornar o processo mais prazeroso. Vale caminhar, correr, andar de patins, de bicicleta, dançar, nadar… Deixe o carro na garagem e procure andar mais e troque o elevador pelas escadas… Leia também: mudanças de hábitos para uma vida mais saudável.

Durma mais e melhor: manter o sono em dia é essencial…

– Controle o stress, o grande vilão da vida moderna. Esse é um baita desafio para a minha pessoa também. Sou bem ansiosa e isso acaba tornando as coisas mais difíceis…

Hábitos para envelhecer saudável e viver mais

Com a Stella Krieger da Body Expression

Praticar  superioga tem me ajudado a controlar a ansiedade. Além da atividade trazer muitos benefícios físicos, também estimula o bem-estar mental e nos conscientiza sobre a importância de respirar da forma correta e também de estar presente em todas as nossas ações.

Tenha um tempo livre para você, afinal ninguém é de ferro. Use esse tempo para fazer o que gosta: um spa day na sua casa, dormir, ler, viajar… enfim, faça o que te relaxa, renova as energias e te deixa feliz. Isso é bem importante para se ter mais qualidade de vida hoje e no futuro.

Espero que esse post faça a diferença e seja útil para te motivar a começar uma nova semana! Compartilhe o post com aquela amiga que está passando por essa fase de mudança de hábitos.

⇒ Veja também: 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

1 Comentário
  1. Camila Faria - 27/08/18 - 16h43

    Quantas dicas maravilhosas num post só Fê! Qualidade de vida é realmente TUDO nessa vida. Viva os hábitos saudáveis! \o/

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves