Por Fê Gonçalves  •  18 abr 2020
0 Comentários

Chega de bagunça! Veja dicas de como limpar e guardar os sapatos no closet

Decoração, Lifestyle

Todos precisam de sapatos para proteger os seus pés, não é mesmo? Além disso, esses acessórios também são complementos importantes para os looks, ajudando a enfatizar o seu estilo de vestir, de acordo com a sua personalidade. 

Sendo assim, merecem ser bem cuidados, inclusive ganhando um espaço especial dentro do closet. Isso permitirá manter a sua beleza e garantir uma vida útil maior.

Então, vamos entender quais os procedimentos mais adequados para quem quer manter os seus calçados sempre bem limpos e organizados. Também como ajustar um espaço sob medida dentro do closet para guardar adequadamente os pares.

Imagem: Karla Silva

Como limpar os sapatos?

Depois de chegar a casa, o correto é já tirar os sapatos na entrada, reservando-os para a higienização. Esta medida deve ajudar a impedir que sujeiras e micro-organismos indesejados entrem em casa, prejudicando a sua saúde e a dos seus pets. 

Outro motivo é afastar dos ambientes decorados aqueles possíveis odores desagradáveis. Depois de limpos e com as energias renovadas, os pares já podem ser guardado no lugar.

Imagem: Samira Jarouche

Para higienizar os sapatos, pode-se começar usando um pano macio e seco, só para tirar mesmo o pó da parte de cima. 

No solado será preciso passar outro pano umedecido com água e sabão ~ é preciso enxaguar bem depois essa parte para não ressecar a camada de borracha. Já os sapatos de plástico devem ser lavados em sua totalidade.

Tênis e outros modelos de sapatos na mesma linha precisam ser lavados também, mas não com muita frequência, para evitar o surgimento de mofo. 

Para desinfetar e desodorizar a parte interna destes calçados, uma ideia é peneirar um pouco de bicarbonato de sódio sobre a palmilha. Já as conhecidas naftalinas, usadas para repelir traças, é melhor que sejam trocadas por bolas de cedro, que são menos tóxicas.

Imagem: Patricia Tavares e Caroline Manfrin

Como organizar os sapatos

Sapatos, mesmo que tenham custado barato, merecem ser cuidados. Eles não devem ser jogados dentro de gaveteiros ou de armários de qualquer jeito. 

Se possível, não se deve também colocar os pares um sobre o outro. E, por isso mesmo, é que se deveria prever um local especial dentro do quarto ou do closet para o armazenamento destas peças.

Imagem: Revista Viva Decora e Marcelo Rosset Arquitetura

Muita gente prefere manter os seus sapatos dentro de caixas de papelão ou sacos de plástico. 

Pois, isto não é uma boa solução. O ideal mesmo é colocar os pares dentro de sacos de tecido. E também, na hora de guardá-los, preferencialmente, posicioná-los um do lado do outro.

Para extrair possíveis odores de dentro do armário sapateiro, outra ideia é colocar, de tanto em tanto, uma meia velha recheada com uma pequena quantidade de pedriscos para gatos. Umidade também pode ser absorvida com um pote pequeno com lascas de madeira. E colocar algumas bolas de jornal dentro dos sapatos ajudaria a manter as suas formas e impedir o surgimento de mofo.

Imagem: Solange Figueiredo

Muitas características do design das sapateiras devem favorecer ou desfavorecer a organização dos sapatos. 

Por exemplo, prateleiras inclinadas podem danificar a frente dos sapatos e com pouca profundidade podem fazer com que os pares fiquem amontoados uns sobre os outros ou que fiquem escondidos no fundo.  E tem mais, a altura dos nichos também deve ser bem dimensionada para que nada fique amassado.

Imagem: Revista Viva Decora e CASAon CASAon

Como planejar uma sapateira dentro do closet?

Dentro do closet deve haver um local especial para os sapatos. E as dimensões deste setor do ambiente precisam ser, antes, muito bem estudadas. 

É inadmissível, por exemplo, que botas fiquem com os seus canos altos dobrados, marcando o material e danificando sua forma. Por isto mesmo, diz-se que uma boa sapateira deve ter nichos diferentes com, no mínimo, entre 21,5 e 31 cm de altura.

Em alguns casos, não há a possibilidade de se instalar uma sapateira no closet. Então, a solução seria destinar os nichos inferiores ou instalar gavetas avulsas na parte de baixo do guarda-roupa só para isto. 

Os pares devem ser guardados, então, seguindo uma categoria ~ como cor ou uso ~; essa é a forma mais prática, segura e organizada de agrupá-los. E se o closet for aberto, melhor, assim os sapatos podem ficar mais ventilados.

Imagem: Sandra Sanches

Siga as dicas e você manterá os seus sapatos por mais tempo. Reveja as imagens e tire boas ideias!

*As dicas de como organizar os sapatos no closet foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves