Por Fê Gonçalves  •  25 fev 2019
0 Comentários

Otimize o espaço do dormitório com guarda-roupa de porta de correr

Decoração, Lifestyle

No passado, os armários vistos a venda em lojas de artigos para casa possuíam portas comuns de bater.

Desde aquela época, esse sistema não agrada muito os consumidores. Isso porque, para abrir cada um dos módulos do móvel, é preciso de um ângulo de abertura das folhas de noventa graus.

E o espaço ocupado por elas, somado ao espaço ocupado pela pessoa, prejudica demais a circulação no cômodo.

Para um decorador de interiores, é um enorme desafio conseguir encaixar em planta baixa todas as peças necessárias para o bom funcionamento de um ambiente. Em um dormitório, por exemplo, não pode faltar a cama.

E para que os usuários acessem o colchão é preciso que se deixe um espaço livre ao redor do móvel. Mas, a abertura das portas do guarda-roupa pode comprometer esta área de circulação.

Imagem: Serra Vaz Arquitetura

Os imóveis atuais e o desafio da otimização de espaços

Atualmente, por diversas questões, a maioria dos imóveis a venda apresenta dimensões extremamente reduzidas. Isso torna a ambientação de seus ambientes uma tarefa bastante complicada.

Não é a toa que muitas pessoas têm preferido procurar, nesse momento, a assistência de um profissional qualificado. Um arquiteto ou designer pode lhe dizer melhor como otimizar um espaço de planta tão limitado.

Imagem: Meet Arquitetura e Interiores

Uma das soluções mais comuns apresentadas pelos projetistas para melhor aproveitamento de área, visando liberar espaço de circulação, é usar portas de correr.

Em particular, nas propostas de decoração para dormitórios as portas de correr podem aparecer em vários pontos diferentes. São exemplos saídas de varandas; entradas de banheiros; e aberturas de cômodas, sapateiras e guarda-roupas.

Imagem: Marel – Grupo Factory

Porque é vantajoso ter um guarda-roupa com portas de correr

Atualmente, guarda-roupa com portas de correr está em alta no mercado. A questão da otimização do espaço é o que mais pesa na decisão dos consumidores.

Um móvel assim permite, em um dormitório, que se libere área para inserção de outras peças. Por exemplo, num local de dimensões reduzidas o decorador consegue montar um closet. E em meio à passagem à sua frente, pode-se colocar um puff ou um criado-mudo.

Imagem: Pietro Terlizzi e Espaço do Traço Arquitetura

A adição de nenhum desses itens no dormitório impedirá a abertura do guarda-roupa. Ele ocupará apenas o espaço que abrange as suas próprias dimensões ∼ diferente do armário com portas de bater, que ocupa ainda parte da área de circulação no ambiente.

Nesse modelo, duas ou mais folhas correm suavemente sobre um trilho metálico. Muitas nem têm puxador. Basta o toque de um dedo para elas se deslocarem.

Imagem: Studio Scatena Arquitetura

Pode-se afirmar que a tecnologia das portas de correr para guarda-roupas chegou para revolucionar o mercado de arquitetura e design de interiores.

Trata-se, de verdade, de uma solução simples, prática e eficiente, servindo bem ao seu propósito. Mas, tem mais. Ela deixou os dormitórios muito mais bonitos e atuais, combinando com novos estilos de decoração e conceitos de morar.

 

Imagem: Pietro Terlizzi

Como tirar proveito das portas de correr para guarda-roupas nas decorações

Para abrir um armário comum em um dormitório era preciso um número maior de portas – e ainda todas elas eram de bater, ocupando mais espaço.

Imagem: Condecorar Arquitetura e Interiores

Mas em um guarda-roupa do mesmo tamanho com portas de correr, podem-se ter apenas duas folhas. Assim, a visão do interior do móvel também é maior, permitindo que a pessoa enxergue, ao mesmo tempo, muito mais opções de look para si.

Imagem: Elen Saravalli

Existem mais coisas bacanas que se pode tirar proveito dos guarda-roupas com portas de correr. Suas folhas podem servir para ocultar ou mesmo sustentar ∼ como se fosse um painel ∼ aparelhos de televisor.

E quanto à otimização de espaços, o legal é que é possível que uma ou mais portas do móvel sejam revestidas com espelho. A vantagem disso é poder fazer o ambiente parecer maior e mais bem iluminado.

“A porta de abrir é uma opção mais econômica do que a porta de correr, pois as dobradiças custam menos do que os trilhos.”, “O espelho na porta do guarda roupa encarece o preço, mas é bastante útil (…).” ∼ explicação oferecida em texto do site Dicas de Arquitetura.

Imagem: Anna Maria Parisi

Percebeu como um guarda-roupa com porta de correr deixou os ambientes com visual mais agradável, clean e moderno? Que tal experimentar em sua casa?

*As dicas de como usar guarda-roupa com porta de correr em seu quarto foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves