Por Ma Alonso  •  22 out 2014
14 Comentários

Grandes Ideias para Pequenos Espaços

Decoração, Lifestyle

A procura por imóveis pequenos e bem localizados aumenta cada vez mais, todos os meses há novos lançamentos de apartamentos entre 40 e 60 metros quadrados. E decorá-los não é tarefa fácil. Afinal, uma série de dúvidas surgem na hora de aliar praticidade, beleza, sensação de amplitude e conforto em espaços pequenos.

Em apartamentos menores é importante considerar a harmonia entre as diversas funcionalidades de uma casa no pouco espaço interno. As mais comuns são a sala de estar e sala de jantar agregadas, ou cozinha e sala agregadas (a famosa cozinha americana), entre outras combinações.

Neste post compartilharei algumas dicas de como decorar ambientes pequenos. O primeiro passo que você pode dar, desde já, é  se planejar, quem me conhece sabe que amo essa parte. Aproveite as dicas e anote tudo o que precisar fazer para organizar o seu apartamento, seguindo as possíveis soluções, com prós e contras de acordo com seu “bolso” x tempo. Pode ter certeza que com tudo anotado vai ser mais fácil tomar as decisões corretas, o resultado será satisfação e aquele sentimento de felicidade que toma conta da gente quando fazemos algo bonito, elegante e funcional.

♥ Use ∼ e abuse de ∼ espelhos
Usar espelhos é um grande truque para dar mais leveza e suavidade em um ambiente pequeno. Você pode optar por um espelho grande (o mais comum) ou espelhos pequenos usados em conjunto. Use também espelhos nas laterais de corredores, pois dará sensação de ampliar o espaço.

espelho

Imagem: Popsugar

Cores claras com detalhes vibrantes
As cores mais claras dão uma sensação de aconchego em ambientes pequenos. No entanto, as cores vibrantes podem ser usadas com equilíbrio para dar um toque de criatividade no visual quando você sabe fazer estas misturas. Porém, é sempre bom lembrar que tem uma medida certa, caso contrário, o ambiente ficará pesado e pequeno.

integrado

Imagem: apartmenttherapy

♥ Poucos móveis e nada de bugigangas
Evite usar móveis muito grandes como aquelas estantes até o teto, elas são um desastre para espaços pequenos. Se você gosta ou precisa de uma estante, use uma pequena e baixa ou um painel e não deixe muitos objetos decorativos espalhados pela casa ou pendurados nas paredes, eles deixarão uma sensação de bagunça.

ambiente

Imagem: apartmenttherapy

♥ Organizadores ∼ adoroooo!!
Você pode usar caixas ou cestos para organizar suas coisas, ao invés de deixar tudo jogado pela casa. Existem móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos secretos para guardar os objetos. Mas atenção, cuidado para não abusar e usar móveis grandes.

Dica organizador decoracao apartamento pequeno

Imagem: SmallSpaces/KayleeGladden e Bloglovin.com

♥ Simplifique suas coisas
Não guarde coisas que não usa mais, elas ocupam espaço e são simplesmente inúteis! Dica top: se você tem algo que não usa mais, faça uma boa ação e doe ou coloque à venda na internet.

♥ Sofás estratégicos
Não use dois sofás grandes (três + dois lugares), pois o seu ambiente ficará muito apertado, seus convidados não terão espaço e provavelmente você bloqueará algum cantinho que pode ser útil. Use no máximo um sofá de três lugares, somado a uma poltrona ou puffs. Outra dica é escolher sofás e cadeiras de braços abertos ou um sofá cama.

sofa 2

Imagem: apartmenttherapy

♥ Unir espaços com vidro, cobogo ou tijolo aparente
Em muitos apartamentos pequenos a cozinha e a sala estão no mesmo ambiente, o que hoje em dia está super em alta. Mas se você quer manter certa distância entre os cômodos, ao invés de subir uma parede inteira, opte por subir apenas metade, como uma cozinha americana, e feche o restante com vidro transparente, tijolinho, ladrilho hidráulico ou cobogo. Isso trará a sensação de espaço maior para os dois cômodos e vai manter a organização e a divisão entre os ambientes. Sem contar que é um charme!

cobogo

Cobogo na cozinha – Imagem: Arquitetura e Construção

♥ Divisões criativas
Quando não é possível ter divisões com paredes em espaços pequenos, use outros elementos, como por exemplo, a troca do piso ou a cor da parede para dar a ideia de divisão de cômodo. Outras opções bacanas são colocar uma linha de pastilhas, papel de parede ou objetos decorativos conjugados com estantes vazadas, que podem dar um efeito de divisão visual interessante também.

cobogo sala

Cobogo na sala – Imagem: Casa e Jardim

♥ Use beliches nos quartos
Beliches são ótimas opções para economizar espaço em quartos pequenos. Alguns vem com mesas de escritório e armários embaixo, que facilitam a arrumação e a organização do ambiente, incluindo novos recursos e espaços para o quarto. Assim a criançada terá espaço para brincar e estudar.

quarto menina

Imagem: delikatissen.com

♥ Arrumação 
Espaços improváveis, como cantos das paredes, são perfeitos para colocar armários ou prateleiras feitos sob medida. Nesse ponto a criatividade é a bola da vez!

mesa abre e fecha

Imagem: Elements

♥ Móveis sob medida
Os móveis planejados são uma alternativa interessante para apartamentos pequenos, mas para quem não pode investir neles em todos os cômodos, uma boa opção seria priorizar apenas a cozinha e o quarto. Ter um guarda-roupa planejado, que cabe exatamente no espaço projetado para seu quarto e um armário de cozinha, que cabe certinho no espaço que você tem, fará muita diferença no resultado final da decoração. Se você mora em uma quitinete, então, nem se fala, esses detalhes se tornam mais importantes ainda! Gosto muito de frisar que o barato sai caro, então, se precisar poupar, poupe com algo menos importante.

sobmedida

Imagem: Fernanda Marques

Essas são algumas das dicas dessa semana, espero que goste e aproveite. E não esqueça que o fundamental é planejar antes de começar a reforma, assim o barato não sai caro! O tema desse post foi sugestão do querido leitor @fesecol. Deixe aqui também o seu comentário com ideias de temas ou se preferir envie um e-mail.

Um abraço e até a próxima!

Sobre Ma Alonso: Publicitária, Marketeira, adora fotografia, filosofia e é apaixonada por Design de Interiores!
Fan page: Aubedouce
Instagram: @aubedouce
E-mail: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

14 Comentários
  1. Camila Faria - 22/10/14 - 10h21

    Minha mãe está procurando uma solução criativa de divisória para a casa dela e eu adorei essa ideia do cobogo. Muito bacana, vou mandar pra ela!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 22/10/14 - 10h29

      Nossa, Ca, perfeito então, mostra o post para ela sim, quem sabe ajude a escolher a divisória. Beijos

      Responder
    • Maira Alonso - 22/10/14 - 13h06

      Que bom que gostou ,Camila! Espero que ajude sua mae! Bjs

      Responder
  2. Glena M. - 22/10/14 - 10h40

    Estou na fase de construção e estou amando todos os posts com essas dicas! <3
    Adorei o post!!!!

    Beijos beijos

    Responder
    • Fê Gonçalves - 22/10/14 - 10h44

      Que bacana, Glena, fico muito feliz que esteja gostando e que o post é útil para você. Essas dicas são super valiosas para a gente deixar o nosso cantinho arrumado, decorado do nosso jeitinho e sem bagunça…rs…Beijos

      Responder
    • Maira Alonso - 22/10/14 - 13h07

      Que bom que gostou Glenda, vou sempre postar muitas dicas bacanas aqui de decor e também na fanpage/Intagram @aubedouce
      Espero que goste! Bjs Ma

      Responder
  3. Carol R. - 22/10/14 - 12h00

    Caindo como uma luva…Meu apê não é pequeno e é difícil de decorar até..tem que comprar tudo GG e tudo grande é caro. Aff. Não tenho talento e a decoradora tá me ajudando muitooo.
    bjs

    Responder
    • Fê Gonçalves - 22/10/14 - 12h08

      Carol, vai anotando essas dicas, vou comentar com a Ma para falarmos também de decor em espaços grandes. Assim a gente pode te ajudar mais ainda, o que acha? Um beijo

      Responder
    • Maira Alonso - 22/10/14 - 13h10

      Que bom que esta gostando Carol, logo mais post dicas para APTOs GG’s 🙂 Obrigada pelo interesse!!!
      Se quiser, tem varias imagens bacanas para vc se inspirar la Fanpage ou Intagram!
      Bjs Ma

      Responder
  4. Renata - 22/10/14 - 13h13

    Adorei as dicas da Ma Alonso! Estava precisando para decorar meu apartamento e caíram perfeitamente! Beijos!!!

    Responder
    • Fê Gonçalves - 22/10/14 - 13h29

      Re, use e abuse das dicas da Ma e boa sorte na decor do seu apartamento!! Beijo

      Responder
    • Ma Alonso - 22/10/14 - 13h43

      Fico muito feliz que tenha gostado, Renata! Estarei sempre aqui postando dicas de decor! Bjs

      Responder
  5. adriana louzada - 22/10/14 - 16h41

    Ameiiiiiii, parabéns pelas dicas!! A do espelho, a do cobogo eu quero colocar em prática logo! Mas todos são super importantes e muito boas! Bjinhos!

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves