Por Fê Gonçalves  •  11 out 2019
0 Comentários

Como criar a melhor experiência de cinema em casa com uma estante para Home Theater

Decoração, Lifestyle

Apaixonados por filmes, novelas, séries e futebol vão querer acompanhar este texto. Vamos falar sobre algo que é desejo de consumo de muita gente, que é uma sala perfeita de televisão, um home theater bem projetado. 

Este é o verdadeiro cinema em casa. Quer referências inspiradoras e dicas de decoração de interiores nesta área? Então, continue lendo para saber mais.

O que seria o home theater?

Home theater é aquele cantinho da casa onde está concentrada a maior parte de equipamentos de mídia, incluindo televisão, DVD, caixas de som e mais. 

Mas não se trata de uma sala de TV comum, mas de uma sala mais sofisticada ainda, com aparelhos eletrônicos de primeira linha. É bem de acordo com aquelas pessoas que têm como hobby se manter atualizados nos novos lançamentos de filmes e games.

Esta moda começou ainda nos anos setenta, com o lançamento de vários modelos de amplificadores. Nos anos noventa a tecnologia digital deu um salto. 

E nos anos 2000, houve o advento dos formatos de som e imagem em alta definição, como o Blu-ray. Então os home theaters passaram a ser destaque na lista de necessidades de muitos projetos de residências.

Imagem: Eduarda Corrêa

Imagem: INÁ Arquitetura e Fernanda Duarte

Como montar um home theater bem equipado?

Há itens que não podem faltar na montagem de um home theater. A televisão é o aparelho mais importante. Mas de nada importa ver belas imagens e não conseguir escutar direito o som. 

Para isto, a sala deve contar com um esquema especial de caixas de som. E há um jeito de posicionar estas peças para que a propagação das ondas fique agradável para todos.

Os próprios fabricantes de caixas de som apresentam nas embalagens alguma indicação de como posicionar seus produtos dentro de uma sala. 

Bem, pra começar, se todo o home theater for montado em uma estante, na parte superior central do móvel deve ficar uma caixa voltada para baixo.

Ainda próximo da televisão, devem ser instaladas mais duas caixas de som ∼ pode ser mais ou menos no lado da tela. 

E não pode faltar o que os especialistas chamam de ‘subwoofer’, que seriam as caixas que ficam mais afastadas na sala, colocadas em lado oposto da TV, formando uma diagonal ∼ muitas vezes no chão, ao lado do sofá. Se este esquema for bem montado, o som dos aparelhos atingirá toda a sua potência.

Imagem: Marcio Pereira

Imagem: WT Studio

Mas é claro que o home theater não é composto apenas de aparelhos elétricos. Como dito antes, existe um móvel que dará suporte a tudo isto. Pode ser um rack mais painel ou pode ser uma estante. 

O tamanho da TV deve ser compatível com essas peças. E todos os outros itens aos redor, como os sofás e as poltronas, se voltaram para este ponto ∼ distantes o suficiente para não comprometer a circulação de pessoas no local.

Imagem: Anne Báril

Como pensar uma estante para home theater?

A estante do home theater precisa ser bem feita, ter um design bonito ∼ até porque, inevitavelmente, ela será o centro das atenções na sala de estar. 

Ela precisa ser o mais espaçosa possível, estando de acordo com as dimensões dos aparelhos que, nela, serão fixados ou guardados. E precisa ficar em harmonia com a decoração local, seguindo corretamente um estilo.

Um diferencial das estantes projetadas especialmente para a montagem de home theaters é a solução para esconder o cabeamento dos aparelhos. 

Outra coisa é a presença de iluminação em algumas partes, o que ajuda na visualização de itens decorativos expostos, além de destacar esse ponto da sala. E o tanto de nichos e prateleiras suficientes para abrigar vários objetos, como os próprios eletrônicos de apoio à TV.

Imagem: Oliveira Arquitetura

A estrutura da estante do home theater pode ser feita de vários materiais, como madeira, metal, alvenaria e gesso. 

Um móvel assim, em cor clara, tende a deixar o cenário mais leve e dá sensação de amplitude e maior iluminação ao ambiente. Agora, a cor preta combina melhor com a temática da sala. Então, também é uma opção válida.

Imagem: TT Interiores

Imagem: Flavio Pereira

E para deixar a estante ainda mais bonita, vale deixar a mostra objetos como livros, DVDs e recordações de viagens. 

O interessante é colocar a vista alguns elementos com identidade, que possam revelar parte da personalidade dos membros da família, além de seus gostos, como o pela arte. 

Então, o que achou dessas ideias? Inspire-se com as imagens deste texto e crie a estante mais bonita para uma melhor experiência de “cinema em casa”.

Imagem: CSDA arquitetura + decoração

As dicas de como montar um home theater foram criadas em parceria com a equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

UP
YouTube   FeGonçalves