Por Ana Luiza  •  11 maio 2015
2 Comentários

É inchaço ou gordura?

Fitness

Acontece do dia para a noite. Você acorda sentindo as pernas ligeiramente pesadas e, quando vai se vestir para sair de casa, sua calça preferida não fecha.

“Mas, peraí, COMO ASSIM essa calça não tá fechando?”

Inchaco abdominal

Imagem: Blog Magra

Curiosa, você sobe na balança e descobre que, opa!, temos ali mais uns três quilos que não foram convidados e não se sabe de onde vieram. Nos dias posteriores, esse desconforto continua, e surge a dúvida:

“Isso aqui é o quê? Inchaço ou gordura? Terei eu engordado de forma mágica de um dia para o outro? O que foi que eu comi?”

Calma, não é motivo para desespero. Também não precisa se despedir da sua calça preferida. A retenção de líquidos é normal. Quer dizer… natural. Sabia que o ser humano é capaz de acumular até 5% de água corporal sem que o inchaço apareça? Porém, esse limite pode ser ultrapassado, quando o acúmulo de água nos tecidos periféricos aumenta e você nota que certas partes do seu corpo, como barriga, pernas, tornozelos, pés, mãos e pernas estão mais “redondinhas”. E é assim que aqueles três quilos extras aparecem do nada.

Balanca

Imagem: Blog Magra

As causas da retenção começam pelo prato, com a ingestão de muito sal. Mas há outros culpados, como as variações hormonais (daí o fato de você se sentir mais inchada na TPM ou na gravidez) e até mesmo o uso de alguns medicamentos.

Já a gordura localizada é ooooutra história. Ela é o acúmulo de tecidos gordurosos em determinadas regiões do corpo, especialmente nos quadris e no abdômen, devido a maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Se você anda comendo mal (no sentido de muita porcaria mesmo), gastando pouca energia e evitando ao máximo os exercícios físicos, pode ser este o seu caso.

♥ Como saber se é retenção, e não quilinhos extras?
Por incrível que pareça, alguns especialistas recomendam um teste bem simples. Com os dedos em formato de pinça, aperte a pele das regiões onde você está sentindo o inchaço por cerca de dois segundos. Se, ao soltar a pele, as marcas dos dedos permanecerem por mais de três segundos, é sinal de que, sim, você está retendo água em seu corpo.

A boa ∼ não, ótima! ∼ notícia é que, do mesmo jeito que esse inchaço apareceu, ele vai embora sozinho, por meio da urina, depois de alguns dias. Claro que você pode tomar algumas providências extras, principalmente se o incômodo for grande, como adotar na rotina as sessões de drenagem linfática. Mas, se você quer se ver livre de vez desse problema, vai precisar de um pacote de mudanças básicas: boa alimentação, muita ingestão de água e prática regular de exercícios físicos.

♥ Cardápio renovado
Como o grande vilão dessa história é o sal, dê adeus aos alimentos que contêm grandes quantidades desse ingredientes. Anote aí alguns dos convidados dessa despedida: queijos amarelos; alimentos em conserva (azeitona, pepino & companhia); embutidos (salsicha, linguiça e sua turma); processados (sim, aquele hambúrguer congelado que você ama é uma mina de sódio); os irresistíveis salgadinhos de pacote; carnes defumadas; temperos industrializados (ketchup, mostarda, shoyo, o pequeno envelope do miojo…), frituras (até a coxinha, que dó!), peixes salgados (como o bacalhau) e margarina ou manteiga com sal.

Troque por verduras, legumes, carnes magras, temperos naturais, queijos claros e frutas. Aproveite também para substituir o refrigerante por sucos naturais ou chás. Isso também ajuda a deixar o corpo mais leve. Mas sabemos que você não é de ferro: se não for possível resistir a um petisco salgado, coma com moderação.

E inchaco ou gordura

Pra terminar, um alerta: o inchaço provocado pela retenção de líquidos, como você viu, vai embora naturalmente pela urina. Porém, se persistir por muito tempo, em especial na região dos tornozelos, é preciso consultar um médico. Neste caso, pode ser que o problema seja outro, relacionado a doenças na tireóide, nos rins ou no fígado. Portanto, fique esperta!

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Camila Faria - 11/05/15 - 10h13

    Como sempre, a dupla exercícios físicos + muita água é imbatível! Adorei o post, muito esclarecedor.

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves
Instagram   @fegoncalvesoficial