Por Fê Gonçalves  •  30 jan 2017
0 Comentários

Dor muscular pós-treino. Quem nunca teve?

Fitness

Aiii, a dor muscular pós-treino é aquele tipo de incômodo chato que não pode fazer a gente desistir de continuar treinando. Esse último final de semana senti dores intensas no músculo da coxa {ainda estou sentindo…}. Por isso, pensei em falar do tema neste post…

Dicas para amenizar a dor muscular pós treino novo ou intenso

Essa dor vem sempre depois que fazemos exercícios que não estamos habituados ou de maior intensidade, recrutando músculos diferentes. Todos nós estamos sujeitos a sentir essa dor muscular, que deixa a região queimando e dolorida logo após o treino.  E, em muitos casos, ela pode durar de dois a três dias…

No meu caso a dor veio porque na sexta a noite fiz uma aula de Ballet Fitness, uma modalidade diferente e que não estou habituada a fazer sempre. Terminei a aula já sentindo o músculo da coxa queimando. No sábado dei uma pausa nos exercícios, embora queria muito me mexer, mas como a dor incomodava fiquei quietinha. Depois de uma semana me exercitando certinho o descanso é importante e também faz parte da rotina de treinos.

No domingo pela manhã fiz uma aula de Superioga, mesmo com a tal dor. Incomodou, sim, bastante, mas fui devagar e segui firme e forte. Não queria ficar tanto tempo parada, ainda mais porque estou acostumada a senti-la. Já fiz muito exercício e segui a vida mesmo com esse bendito incomôdo lembrando que o músculo existe, kkkkkk.

♥ E por que a dor muscular acontece?

– durante o treino e logo após a atividade, um dos responsáveis pela dor que sentimos é a ácido lático, uma substância que se acumula na região e é metabolizada pelos músculos.

– a dor que permanece por dois a três dias acontece porque os músculos sofrem pequenos traumas. Isso causa um processo inflamatório na região. Note que depois que o corpo se habitua ao exercício essa dor desaparece até vir um novo estímulo e por ai vai…

– esse processo é natural e faz parte do ganho de massa magra. Os “traumas” tornam os músculos mais fortes e o fazem crescer, pois quando são submetidos a força sofrem pequenos rasgos. Ai o nosso corpo age para reparar essas fibras. Já li até que o processo colabora para o aumento da densidade óssea…

– por isso o descanso é importante, pois a etapa da recuperação faz parte do treino para ganhar massa magra. Não se esqueça de dar atenção a alimentação pós-treino, consuma carboidratos para repor a energia nos músculos e proteínas para dar força ao aumento da massa magra.

– caso queira treinar, como eu treinei no segundo dia de dor, faça exercícios leves, diferente da modalidade que gerou a dor muscular e que não exigirá tanto esforço da região. O Superioga exige bastante força, mas na hora de realizar as posturas que trabalhavam a musculatura da coxa não coloquei tanto esforço e peguei mais leve. Investi mais nos movimentos que não trabalham com essa região.

– isso vai de cada um e de acordo com a orientação que recebe do seu treinador também. Vai dos limites do seu corpo, esse processo é bacana para o auto conhecimento. A gente se conhece cada vez mais e sabe até onde conseguimos chegar. Com o tempo e experiência vamos ganhando mais força, fôlego e vamos aprendendo a lidar com a dor muscular.

– quero deixar claro que a dor que me refiro é diferente da causada por uma lesão. É muito importante saber diferenciar essas “dores” e, caso seja uma lesão, não continue os exercícios e procure um médico o quanto antes.

♥ O que fazer para aliviar a dor muscular?

– você pode massagear a região e fazer compressa {leia mais em quando usar bolsa de água quente ou fria}. Tomar remédios e anti-inflamatórios só com orientação médica, pois eles podem mais atrapalhar do que ajudar.

– continue praticando exercícios sempre para fortalecer os músculos e ganhar saúde, energia e disposição!!!

E vocês, o que fazem nesse período de dor muscular? Procuram descansar ou continuam se exercitando? 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves