Por Fê Gonçalves  •  15 ago 2016
2 Comentários

Dieta Low Carb: o que comer?

Fitness

A dieta low carb ganhou fama e adesão de muita gente que deseja emagrecer. Depois da Dukan, a low carb tem conquistado porque ela realmente faz diferença na balança para quem está acima do peso ideal…

o que comer na dieta low carb

Fundo fotografia desenhado por Onlyyouqj – Freepik.com

Não há novidade: faz uma baita diferença na vida quando se diminui o consumo de carboidratos. Quanto mais massa refinada maior o nível de açúcar no sangue, isso eleva a glicose e o corpo passa a produzir mais insulina para diminuir o pico.

Além do carboidrato, também quanto mais doce, mais fome se sente, já que o organismo cria uma dependência da glicose. E a danada da insulina em excesso acaba contribuindo para estocar gordura no organismo e dificultar a sua queima.

A dieta low carb proporciona uma reeducação no controle da ingestão de carboidratos e aumenta o consumo de proteínas para estimular e acelerar o metabolismo. A proteína, por sua vez, também ajuda no controle do apetite, já que promove saciedade e diminui o pico de insulina.

No meu dia a dia procuro não consumir muito carboidrato, isso faz parte dos meus hábitos alimentares. Escolho sempre a versão integral, pois promove saciedade por mais tempo. As fibras cumprem esse papel e ainda ajudam a diminuir os níveis de glicose por ter uma digestão mais lenta. Mas, segundo li nas minhas pesquisas, até o carboidrato integral deve ser evitado na dieta low carb.

Dependendo do seu estilo de vida, caso pratica bastante atividades físicas, o consumo de carboidrato é uma importante fonte de energia e não deve ficar de fora da alimentação. Logo, sempre reforço que antes de aderir as dietas da moda é melhor conversar com um nutricionista para entender as suas necessidades diárias.

Normalmente essas dietas tem um plano alimentar sugerido para qualquer um seguir, mas vocês vão concordar comigo que cada um tem a sua necessidade diária de ingestão de calorias e um tipo de metabolismo. Ninguém é igual a ninguém!

E antes que eu me perca do título principal do post, que é também falar sobre quais alimentos estão liberados para comer na dieta low carb, aqui vai a listinha para quem está pensando na possibilidade de seguí-la:

♥ Gorduras saudáveis de origem vegetal

Inclui o consumo de azeite, oleaginosas como castanhas e nozes, abacate, óleo de coco, atum, sardinha, salmão, entre outros.

♥ Proteínas

Whey protein isolado, carne vermelha magra, carne branca como peito de frango, peixes e ovos.

♥ Frutas

As frutas estão liberadas, mas para a dieta funcionar elas devem ter baixo indíce glicêmico. A maçã com casca faz parte desse grupo e é excelente para promover a saciedade por mais tempo. Opte também por melão, pera, ameixa, cereja, damasco, morango {adoro morango como sobremesa, que tal?}.

♥ Vegetais

Coma folhas verdes diariamente: alface, rúcula, agrião, couve e também brócolis, couve-flor, alho poró…

♥ Bebidas

Beba muita água {ela é essencial com ou sem dieta!}, chá sem açúcar e café. O consumo de sucralose e adoçantes está liberado.o que comer na dieta low carb

Fundo fotografia desenhado por Onlyyouqj – Freepik.com

Agora, não importa qual dieta esteja seguindo, você não deve passar fome. Isso é tortura e ninguém encara por muito tempo, acaba desistindo e essa não é a ideia.

Faça escolhas inteligentes para manter o seu organismo nutrido e saciado por mais tempo. Ah, saciedade não é a mesma coisa que saturado, não aguentar respirar e se mexer de tanto comer, rs. É estar satisfeito sem precisar comer um pratão de comida.

Bom senso é sempre bem-vindo, não é porque o ovo está liberado que você vai fazer um super ovo mexido com seis ovos. O legal também é variar o cardápio para não enjoar e tentar sempre priorizar um prato colorido com alimentos naturais.

E, por fim, para gastar bastante as reservas de energia e detonar calorias mexa-se no mínimo três vezes por semana!!!

Alguém já experimentou a dieta low carb? Gostou dos resultados?

⇒ Veja também: 

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

2 Comentários
  1. Carolina R - 16/08/16 - 08h14

    A minha dieta tem pouco carbo, mas acho que não chega a ser a low carb.
    bjs

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves