Por Fê Gonçalves  •  22 ago 2020
0 Comentários

Como escolher os vasos certos para o seu cantinho verde em casa

Decoração, Lifestyle

A decoração de qualquer casa pode ficar muito mais alegre com pequenos detalhes de ornamentação. As plantas são um ótimo exemplo. Elas oferecem boas energias aos cantinhos do seu lar…

Não basta saber escolher as espécies certas para cada espaço. Também é importante saber escolher os seus vasos. Qualquer erro nesse sentido deve comprometer o cultivo da própria planta como também a harmonia visual do cômodo todo.

Imagem: Revista Viva Decora

O que é melhor para as plantas

Uma forte tendência em decoração de interiores é a criação de cantinhos verdes dentro de casa. 

De fato, as plantas podem contribuir bastante para propostas de design e arquitetura, revigorando e alegrando como nada igual os espaços das residências. Mas o efeito pode ser inverso se estas espécies tiverem algum problema em seu crescimento, parecendo menos saudáveis do que o desejado.

Para evitar que isto ocorra, devemos observar as condições ambientais do espaço onde queremos montar o mini jardim. 

Também o efeito visual que queremos obter com o formato, textura e cores das plantas. E em como deve ser o suporte destas espécies, incluindo o tipo de vaso adequado para cada uma delas – preferencialmente que não limite o crescimento das suas raízes.

Imagem: MC3 Arquitetura

Planta pequena em um vaso muito grande ou planta grande em um vaso muito pequeno é estranho em sua desproporcionalidade, causando um desequilíbrio visual. 

Vasos de matéria-prima natural são muito bons para plantas que precisam de bastante umidade e com um crescimento rápido. E é preciso estar atento também à questão do calor retido pela peça e a drenagem da água.

Imagem: Casa Aberta

Imagem: Revista Viva Decora

Diferentes tipos de vasos para plantas

Existem vários modelos diferentes de vasos para plantas. Os vasos mais comuns podem apresentar vários formatos ~ como redondos, ovais, quadrados, hexagonais e cônicos. 

Também tem as jardineiras, mais retangulares, bastante utilizadas em jardins verticais. Os cachepots, que servem para esconder os vasos ~ podendo ser em madeira, fibras, vidro ou inox. E os pratinhos, para acomodar os vasos.

Imagem: Revista Viva Decora

Voltando a falar dos vasos para plantas, as peças tradicionais são aquelas feitas em cerâmica natural ~ que criam aquele lindo aspecto envelhecido com o tempo. 

Depois há os vasos em metal esmaltado e os vasos em cerâmica esmaltada ~ também conhecidos como vietnamitas ~, bem coloridos. Os vasos em cimento, mais pesados e duráveis.  As opções em plástico e polietileno, super leves. E as versões em materiais recicláveis, com alta drenagem.

Imagem: MC3 Arquitetura e Revista Viva Decora

Imagem: Revista Viva Decora

Vasos de plantas versus decoração de ambientes

Na hora de escolher o modelos de vasos para casa, deve-se levar em conta o estilo da decoração do local onde serão colocadas as plantas. Ambientes mais modernos combinam com vasos feitos de materiais leves ou até mesmo transparentes. 

Já ambientes despojados com vasos coloridos e de desenhos ousados. E os rústicos com vasos de materiais pesados e em tons de cores encontradas na natureza, como o ocre.

Imagem: Revista Viva Decora e Tatiana Coutinho + Roberta Vilela

Imagem: Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo e Estúdio DC55

Não tem muito segredo. Na verdade, quando se trata de decoração de interiores, nem sempre há regras. Às vezes as combinações mais impossíveis e inimagináveis são as que surpreendem mais. 

Mas, voltando a dizer, é sempre pertinente pensar, em primeiro lugar, no tamanho do vaso e as características do seu material em relação às proporções e as necessidades da planta.

Em locais úmidos, como banheiros e cozinhas, um cantinho verde pode cair super bem. Mas, neste caso, quanto menos porosos forem os vasos, melhor. Plantas também ficam bem em salas e halls

Neste caso, pode-se usar um vaso liso com uma planta bem rajada, se a decoração for clean. Ou, então, uma planta inteiramente verde em um vaso ou cachepôt com textura marcante.

Imagem: Casa Aberta

O fato é que vasos para plantas podem combinar ou contrastar com cenários decorados. Vai depender do seu gosto pessoal. 

Aposte em cantinhos verdes para valorizar o seu imóvel. E use a sua intuição para escolher os vasos mais bonitos que possam combinar bem com a decoração sua casa. Você verá como essa solução é perfeita para complementar propostas de todos estilos ~ romântica, retrô, industrial, minimalista e mais.

As dicas de decoração com vasos para plantas foram criadas em parceria com e equipe Viva Decora.

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves