Por Fê Gonçalves  •  04 dez 2019
0 Comentários

7 dicas simples para cuidar dos pés durante o verão

Beleza, Dicas

Sem sombra de dúvidas, o verão é a estação mais aguardada do ano para a maioria das pessoas que aproveitam os dias ensolarados para ir à praia, piscina ou simplesmente realizar mais atividades ao ar livre.

Imagem: Joe Pizzio on Unsplash

No entanto, a combinação de calor, sol e sapatos mais abertos são algumas causas do chulé e pode deixar os pés com a pele mais sensível e com uma aparência de descuido.  

Por isso, confira dicas simples para deixar os seus pés saudáveis e bonitos ​​para os dias mais quentes do ano. 

Nossos pés no verão: uma relação de amor e ódio

Você sabia que a pele da sola do pé é quatro vezes mais grossa do que em qualquer outro lugar do corpo? E no verão, a falta de hidratação aliada ao fato de andarmos descalço ou com sapatos mais abertos, como a sandália rasteirinha, pode acelerar o processo de ressecamento e deixar a pele ainda mais grossa. 

E a pele seca pode levar a outros problemas, incluindo calcanhares rachados e calos, que podem ser ainda uma porta de entrada para bactérias e infecções, além de deixar os pés com um aspecto feio e mal cuidado. Em alguns casos, muito além do problema estético, a rachadura pode causar bastante desconforto e até mudanças na forma de pisar. 

Além disso, fungos e bactérias adoram lugares mais suscetíveis a umidade, como sapatos e sandálias suados, e tendem a produzir um odor desagradável nos pés, sem contar a probabilidade de criar frieiras incômodas. 

A boa notícia é que todos esses problemas podem ser evitados facilmente com alguns cuidados simples. Fique de olho em nossas sugestões e mantenha seus pés em boa forma durante o verão:

Imagem: Rune Enstad on Unsplash

Como cuidar dos pés durante o verão

Uma coisa é certa, é preciso cuidar dos pés durante todo o ano. No entanto, os cuidados no verão devem ser ainda maiores, já que eles são muito mais sobrecarregados durante a estação mais quente do ano. Evite andar com o pé descalço. Fazer atividades ao ar livre com o pé descalço aumenta as chances de lesões. Também aumenta as chances de você desenvolver verrugas micose e outras infecções.

Alterne o tipo de calçado. Andar de chinelo e rasteirinhas por muito tempo pode causar rachaduras e deixar a pele mais seca. Portanto, é melhor não usar esse estilo de calçado o tempo todo e por longas distâncias. Para tratar calcanhares rachados, use um creme de boa qualidade que contenha uréia de grau clínico.

Use protetor solar. Sim! Não se esqueça de aplicar protetor solar em partes expostas dos pés no verão para se proteger contra o câncer de pele e o envelhecimento prematuro da pele em seus pés. Certifique-se de reaplicar após nadar ou suar muito, mesmo que o filtro solar seja à prova d’água.

Evite calçados de plástico. Mesmo os sapatos abertos e chinelos, especialmente de plástico, podem suar com o uso constante e as temperaturas mais altas. A combinação de umidade e calor são algumas das principais causas do chulé, por isso é importante evitar esse tipo de calçado. Observe atentamente as sandálias e chinelos do verão anterior e desapegue dos que parecerem gastos.

Pés limpos e secos. Deixe o seu pé respirar durante o dia e mantenha-os sempre limpos e secos, especialmente após o banho ou caso saia da piscina ou da praia. Esfolie os pés regularmente com um esfoliante para retirar a pele morta.

Hidratação. Use uma loção ou hidratante todas as noites antes de dormir porque o produto será melhor absorvido. Para pés muito secos, aplique vaselina e depois coloque as meias durante a noite para ajudar o processo de hidratação. Em casos extremos, enrole os pés em filme plástico antes de colocar as meias.

Adicione mais proteção aos seus sapatos de verão. Os chinelos e sandálias de verão geralmente têm solas finas e pouco amortecimento para os pés. Por isso, a recomendação é colocar palmilhas para ajudar a fornecer suporte adicional e evitar rachaduras.

Você também pode frequentar uma pedicure, porque além de deixar os pés mais bonitos para o verão, a profissional também vai deixar o seu pé limpo e remover todo o excesso de pele morta. E lembre-se, consulte sempre um podólogo ou outro profissional qualificado caso você apresente problemas mais sérios.  

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
UP
YouTube   FeGonçalves