Por Ana Luiza  •  17 ago 2015
9 Comentários

Dez motivos para você adotar de vez a natação

Fitness

Não é à toa que dizem que a natação é um esporte completo. Os movimentos feitos dentro da água são mais do que uma forma de relaxar e entrar em forma: há inúmeros benefícios para o corpo e a alma. E o melhor: você pode praticá-la a qualquer momento, em qualquer idade, e de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

a melhor escolha_dez motivos para fazer natacao

Trinta minutos de prática, três vezes por semana, já permitem notar alguns benefícios, da perda de peso à melhora do humor. Se você ainda tem dúvidas sobre o quão interessante pode ser vestir a touca e mergulhar em uma piscina, confira abaixo os principais efeitos da natação sobre a sua saúde:

♥ Combate o estresse
A Universidade de Harvard realizou recentemente um estudo que diz que dez semanas de treino já são suficientes para espantar o estresse e, inclusive, reduzir os sintomas de depressão. Os praticantes de natação que participaram da pesquisa relataram que o esporte os deixou mais seguros e capazes de realizar as tarefas cotidianas.

♥ Aumenta a flexibilidade
Sim, você vai ganhar mais facilidade na realização de alguns movimentos: a natação também melhora a resistência de tendões e ligamentos, além de aumentar a estabilidade das articulações.

♥ Melhora a circulação
Alguns estudos apontam que a postura horizontal da natação beneficia a circulação sanguínea. Segundo eles, a posição facilita o retorno venoso das extremidades do corpo até o coração ∼ o que é ótimo para pessoas que sofrem de problemas arteriais e circulatórios.

♥ Tonifica e fortalece os músculos
A cada vez que você se move na água, realiza um exercício de resistência. Isso porque a natação faz com que os músculos trabalhem de cinco a seis vezes mais do que em outro tipo de atividade física ∼ e com impacto reduzido! Assim, além de conquistar mais força, seus músculos ficam mais tonificados.

♥ Queima calorias
Uma hora de natação equivale a 600 calorias a menos. Mas esse número pode aumentar, dependendo do seu corpo e da intensidade do exercício que você realiza. Com isso, após alguns meses de treino você poderá começar a perceber mudanças nas medidas, e em seu peso também.

a melhor escolha_beneficios da natacao

♥ Acaba com a dor nas costas
Com a região lombar mais forte, você pode dar adeus às dores que acometem a zona baixa das costas. A postura é outra feliz contemplada pelo fortalecimento muscular: você vai andar mais firme, mais ereta e segura de seus movimentos.

♥ Deixa seus pulmões em forma
Como todo bom exercício aeróbico, a natação também faz com que os pulmões trabalhem melhor, usando o oxigênio de forma mais eficiente. E tem bônus: o esporte também reduz a pressão arterial e o ritmo cardíaco.

♥ Seu corpo fica jovem por mais tempo
A natação mantém seus órgãos em bom funcionamento e espanta o envelhecimento do corpo: 50% das perdas funcionais associadas à velhice podem ser adiadas com a prática.

♥ Deixa sua memória tinindo
Talvez você nem imagine, mas os exercícios de respiração exigidos pela natação melhoram bastante a oxigenação do cérebro. E, por exigir mais concentração e coordenação motora, o esporte “obriga” seus neurônios a criar novos laços. Assim, fica mais fácil assimilar novas informações, aumentar a atenção no trabalho ou nos estudos e até lembrar daquelas coisinhas cotidianas que você vive esquecendo.

♥ Reduz o risco de doenças cardíacas
O trabalho cardiovascular proporcionado pela natação tem efeitos interessantes, especialmente no que diz respeito aos níveis de colesterol no sangue. Nadar faz você reduzir o LDL, conhecido como “colesterol ruim”, e ganhar maiores quantidades de HDL, o “colesterol bom”. E, como já mencionei lá em cima, a pressão arterial também é reduzida ∼ o que é ótimo para as boas condições de funcionamento do seu coração.

E você? Já é adepta dessa modalidade? Sentiu os benefícios da prática? Conte para nós aqui nos comentários!

Sobre Ana Luiza Silveira: Jornalista, louca por assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida, é fã de livros desde criancinha, tem uma paixão inexplicável por música latina e adora viajar.
Email: [email protected]

Veja também:

Comente pelo Facebook
Escreva o seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

9 Comentários
  1. Carol R. - 17/08/15 - 12h16

    Confesso que não sou muito amiga da agua rs
    bjs

    Responder
  2. Camila Faria - 17/08/15 - 21h14

    Dizem que é um exercício maravilhoso mesmo! Nunca pratiquei, mas quem sabe um dia???

    Responder
  3. Rose Camilo - 20/08/15 - 21h00

    Adoro nadar Fernanda e foi através da natação que aprendi a gostar dos outros esportes, hoje nado, corro e treino…… bjsssss..

    Responder
  4. elaine simoes - 25/03/16 - 18h14

    A quase 07 meses, iniciei a natação ,tinha pavor de água. Por motivo de saúde ,o meu cardiologista ,me orientou a praticar esporte, então mesmo tendo muito medo decide pela natação. Hoje já estou nadando ,e os meus professores dizem que o meu melhor nado é o borboleta. Perdi 04 quilos, e medidas. Minha saúde esta ótima , nado 03 vezes por semana , 40 minutos por aula.

    Responder
  5. […] O que espera para começar a nadar mais? Fontes: – Notícias ao Minuto – Amaral Natação – A melhor escolha […]

    Responder
  6. Isabella Silva - 08/10/17 - 16h39

    Ai eu amo nadar e sentia todas essas coisas depois que comecei mas n sabia se realmente era por causa dela ai lendo o seu post super me identifiquei em tudoooo e possi garantir que é um ótimo esporte

    Responder
  7. Jessy - 28/01/18 - 00h20

    Vou volta a nadar por prescrição médica mas já fiz 7anos quando criança

    Responder
  8. Ludmila - 13/02/18 - 17h41

    Comecei a nadar a mais de um ano pra me recuperar do luto da perda do.meu irmão que nadava, peguei a touca, óculos dele e fui, estou amando o esporte.

    Responder
UP
YouTube   FeGonçalves